Pagamentos on-line: tire suas principais dúvidas
O ano de 2020 está sendo maravilhoso para o e-commerce. Um levantamento da Infobase Interativa aponta que, neste ano, 13% da população brasileira fez a sua primeira compra on-line. Não é para menos, já que as carteiras digitais estão crescendo no mercado nacional. Além disso, o Banco Central anunciou o lançamento do PIX, sistema brasileiro de pagamentos instantâneos.
Hoje em dia, pagar contas e fazer compras on-line é mais rápido, fácil e seguro do que o pagamento físico. Não há nenhuma dificuldade para começar a realizar operações pela internet, mas se você ainda não se sente seguro para fazer aquisições on-line, vamos tirar suas dúvidas neste artigo. Então, confira, abaixo, algumas respostas para as principais perguntas sobre os pagamentos digitais.
Como os pagamentos on-line podem ser feitos?
Os pagamentos on-line podem ser feitos por meio do celular, do tablet ou de um computador. Basta que o usuário entre no site da loja virtual ou do serviço que deseja contratar, insira os dados de seu cartão de débito ou crédito e finalize a compra.
Também é possível transferir e receber dinheiro por meio dos aplicativos dos bancos e das carteiras digitais. Em muitos casos, o pagamento é praticamente instantâneo. Outro fator importante é que os pagamentos on-line também ajudaram a diminuir as taxas cobradas nas transações.
É seguro comprar pela internet?
Sim, comprar pela internet é algo seguro, desde que você tome certos cuidados. O primeiro deles é habilitar o seu dispositivo. Dessa forma, o sistema do seu banco ou da sua carteira digital irá reconhecer o seu aparelho e liberar a transação.
Para habilitar as compras por meio de aplicativos de bancos, basta ir até o caixa eletrônico de uma agência e fazer um procedimento rápido para validar a chave de segurança, que garante uma compra protegida.
Compras pelo computador também costumam ser verificadas por meio de códigos de identificação ou segurança dos cartões. Outra dica para fazer um pagamento seguro é realizar compras apenas em sites confiáveis, que possuam selos de segurança e certificado SSL.
Quais são as taxas para fazer pagamentos on-line?
A maioria dos bancos e fintechs não cobra taxas em transações realizadas com cartão de crédito e débito. Na maioria das vezes, também não há cobrança de taxa de administração, nem anuidade.
No caso do pagamento em boleto bancário, geralmente, há uma cobrança de taxa de emissão, que pode variar de instituição para instituição. Os pagamentos feitos com saldos de carteiras digitais também não envolvem taxas e tornam possível aproveitar o sistema de cashback na compra em lojas parceiras.
Qual é a melhor maneira de comprar pela internet?
A melhor maneira de comprar on-line ainda é por meio dos cartões de crédito e débito. No entanto, ao que tudo indica, num futuro próximo, os pagamentos com carteiras digitais devem ser a melhor opção digital.
Com o lançamento do PIX, por exemplo, os pagamentos serão instantâneos. O cliente poderá pagar compras, e o dinheiro cairá na conta do vendedor em tempo real, sem haver taxas para os consumidores.
Esse serviço é muito esperado no Brasil porque deve promover a inclusão financeira de muitas pessoas. A partir de novembro, o brasileiro poderá fazer seus pagamentos com maior praticidade e rapidez pelo PIX.
Como escapar das fraudes ao comprar on-line?
O Mapa da Fraude 2020, produzido pela ClearSale, mostra que o e-commerce nacional teve mais de R$ 1,9 bilhão de prejuízos por conta das fraudes on-line. Para fugir desse tipo de problema, a dica é sempre desconfiar de tudo.
Comprar somente em lojas confiáveis e desconfiar de ofertas milagrosas são boas maneiras de se prevenir. Desconfie de links pouco seguros que chegam até você e confirme se a loja é confiável antes de fechar uma compra.
E ai caro leitor do blog, gostou de mais uma das nossas notícias? Então não deixe de compartilhar em suas redes sociais!