Para que serve uma equipe de TI dentro de uma empresa?
Se ainda havia dúvidas de que a tecnologia é um dos mais importantes fatores de diferenciação e competitividade das empresas atualmente, a pandemia acabou com todas elas.
A economia digital está gerando profundas mudanças nos hábitos e nos comportamentos de toda a sociedade e, em especial, das empresas.
Desde equipamentos de escritório adaptados para o trabalho híbrido até ambientes de colaboração totalmente digitais no metaverso, a tecnologia se tornou indispensável para o sucesso de qualquer negócio do século XXI.
Em vista disso, o departamento de TI é o “coração” das empresas, garantindo que suas equipes mantenham a produtividade e os fluxos de trabalho onde quer que estejam, além de zelar pela segurança e pela continuidade dos processos e dos negócios.
Neste artigo, você vai entender melhor qual é a importância da equipe de TI para o sucesso de qualquer empresa na economia digital, quais serviços ela presta aos clientes internos e como ela pode ajudar a impulsionar os resultados financeiros.
Qual é a função do departamento de TI?
As empresas que compreenderam a importância de aumentar sua presença no ambiente digital para impulsionar suas vendas precisam de um departamento de TI para garantir o bom funcionamento das suas ferramentas tecnológicas e de toda a sua infraestrutura operacional nesse novo ambiente.
As três principais áreas de preocupação do departamento de TI são:
- governança dos sistemas tecnológicos da companhia;
- manutenção de toda infraestrutura informática da empresa;
- funcionalidade dos sistemas de trabalho de maneira geral.
Além disso, os profissionais de TI atuam internamente para estabelecer processos de segurança no uso de equipamentos de software e hardware, evitando que a empresa tenha sua segurança informacional comprometida por usos indevidos ou até mesmo por uma invasão de hackers.
Responsabilidades do departamento de TI
Cada profissional que integra a equipe de tecnologia da informação tem papel fundamental para o sucesso de uma empresa. Em companhias de pequeno porte, é comum que muitos desses profissionais exerçam uma ou várias destas funções:
- suporte tecnológico às diferentes rotinas de trabalho;
- aquisição, registro e atualização de programas e equipamentos de computador;
- apoio na interação à distância dos diferentes membros da equipe;
- desenvolvimento e manutenção do site e do aplicativo da empresa;
- segurança de toda a infraestrutura organizacional.
Além dessas responsabilidades, é comum que os membros do departamento de TI auxiliem todas as áreas que precisem de apoio técnico envolvendo o uso de ferramentas de trabalho, bem como processos administrativos, como registro ou bloqueio de usuários na rede intranet, criação e exclusão de endereços de e-mail e treinamentos de novos colaboradores em relação ao uso de programas específicos.
Quais são as funções dos profissionais do departamento de TI?
Dependendo do porte da empresa, o departamento de TI pode ter dezenas ou até centenas de funções que precisam ser preenchidas por profissionais qualificados, como:
- administradores de rede;
- analistas de sistemas;
- cientistas de dados;
- desenvolvedores web;
- designersde experiência do usuário;
- engenheiros de software;
- especialistas em segurança de TI;
- programadores, entre outros.
Em síntese, podemos dizer que a missão do departamento de TI é garantir que a empresa mantenha a eficiência e a segurança das suas rotinas de trabalho e dos seus processos operacionais, que devem ocorrer de maneira fluida e sem interrupções capazes de prejudicar os resultados financeiros.
Um bom departamento de TI está sempre aperfeiçoando seus métodos de atuação, trabalhando em parceria com todos os outros departamentos para aumentar sua produtividade e evitar contratempos que possam gerar prejuízos para a organização.
Em uma economia cada vez mais digital, a tecnologia tornou-se um claro diferencial competitivo e é determinante para a satisfação dos clientes internos e externos de qualquer companhia.