Passo a passo de como montar os 4 Ps de uma empresa
O marketing é fundamental para o desenvolvimento sólido e sustentável de uma empresa, nesse contexto, o método dos 4 Ps é certamente um dos esforços principais que os gestores precisam fazer.
Na verdade, ele é tão importante que geralmente até mesmo os donos e sócios costumam se envolver nessa empreitada, que consiste em investigar os seguintes pilares:
- Produto;
- Preço;
- Praça;
- Promoção.
Assim, quando uma empresa de entrega de medicamentos faz esse esforço, o que ela está definindo é nada menos do que seu mercado alvo.
Em outras palavras, seu mix de marketing, que é o coração das estratégias e ações de publicidade que virão no futuro.
Naturalmente, se as raízes não estiverem bem assentadas, o que vier depois também não funcionará.
Por isso, aprofundaremos nos detalhes o passo a passo de como montar os 4 Ps corretamente.
Mais sobre esse mix
O que esse método consegue fazer é voltar todo o foco para o público-alvo de uma marca, em vez de ela perder tempo usando a divulgação para brigar com a concorrência, ou contando vantagem perante o público.
Se o foco é vender cursos de cabeleleiros, que tal entender a fundo o perfil das pessoas que realmente têm interesse nessa área e podem vir a se tornar clientes reais?
Hoje essa é a base de várias frentes de marketing no mundo todo, como as técnicas de inbound e do próprio marketing de conteúdo.
Domine o passo a passo
Ao falar em Produto, também podemos estar referindo a um serviço, como uma escola profissionalizante, cujo foco é “vender” suas aulas e cursos. Também é óbvio que esse é o ponto principal de qualquer empresa.
Já o Preço remete a algo complicado, que alguns pensam que é simples, mas precisa deixar de ser arbitrário, remetendo o máximo possível a uma precificação racional e estratégica.
Outro conceito delicado é o de Praça, que muitos confundem. Trata-se dos pontos de venda ou meios de distribuição, seja uma loja física ou virtual.
Por fim, temos a Promoção, que também não se limita apenas aos preços de arrasar quarteirão, mas sim aos meios de promover-se, como o próprio marketing digital, as parcerias de venda e todas demais ações dessa área.
Adiante veremos como ser assertivo em cada um desses pilares.
1. O melhor Produto
Alguns pensam que aplicar a estratégia dos 4 Ps consiste em aplicar a teoria, ou seja, saber enquadrar seu negócio dentro do método.
Nada mais equivocado, pois o grande esforço é o de ir à prática, melhorando cada um dos pilares.
Portanto, uma dica de ouro é repensar seu produto ou serviço, com um olhar crítico, como se você estivesse vendo de fora e não fosse dono da empresa, sendo ela de qualquer segmento, uma distribuidora de informática ou uma loja de roupas, não importa.
Pense na Experiência do Usuário (User Experience), se você voltaria a usar aquele item ou desfrutar daquele serviço.
Deixar isso nas mãos de funcionários é delegar o futuro do seu negócio à sorte, não faça isso.
2. Preço e custo-benefício
Citar a história das empresas que mudaram de público no meio do caminho não seria difícil, o que em geral consiste em buscar um comprador com maior poder aquisitivo.
Portanto, saia da ilusão de que dominar o pilar do Preço é ficar de olho em cada centavo, pois o que importa é o custo-benefício.
Isto é, o cliente final estará disposto a pagar se você oferecer uma proposta justa para ele, então estude o mercado, compare-se com a concorrência e chegue no meio-termo.
3. A Praça mudou
Outro erro muito comum é colocar o marketing offline em detrimento do online ou o contrário. Mas, a verdade é que ambos podem ser conciliados.
Aliás, eles devem trabalhar assim, pois com isso você monta os 4 Ps da sua marca de modo muito mais assertivo, já que vivemos a era da integração e da visão de 360 graus.
4. Promoções
Por fim, um segredo impagável para crescer de modo acelerado é saber fazer a promoção, não com preços imbatíveis, mas sim promovendo sua marca, como com parcerias.
Por exemplo, se você tem uma loja de perfumaria, pode fazer um acordo com outra de roupas que tenham sinergia com seu produto, e certamente o retorno será incrível.
Inclusive empresas com solução muito nichada podem fazer isso, pois segmentos transversais aos seus podem ter maior poder de promoção, então aproveite isso.
Conclusão
Portanto, montar os 4 Ps do marketing de sua empresa é um dos modos mais certeiros de conseguir um crescimento que vale a pena.
Com as informações e o passo a passo que trouxemos acima, fica ainda mais fácil iniciar esse esforço e seguir pelas boas práticas da área.