Principais antivírus para instalar no PC

O crescimento dos crimes cibernéticos torna o software antivírus indispensável para garantir a segurança de informações pessoais valiosas em qualquer computador

Se você tem um carro, provavelmente contratou um seguro para se proteger de uma perda patrimonial em caso de crimes, como roubo e furto, por exemplo. A importância de um software antivírus para nos proteger contra usos indevidos de informações pessoais, profissionais e bancárias é similar, sobretudo no momento em que a economia se torna cada vez mais digitalizada.

Isso explica por que tantas pessoas buscam softwares para computador em promoção capazes de evitar que criminosos cibernéticos acessem seus dispositivos, como celulares, tablets, notebooks e equipamentos de trabalho, causando prejuízos muitas vezes irreparáveis e que poderiam ter sido evitados com um simples antivírus.

Neste artigo, apresentamos uma lista dos cinco melhores programas para instalar no computador e outros aparelhos, a fim de prevenir a ação de hackers em sua máquina pessoal ou de trabalho.

Principais softwares antivírus para se proteger de hackers

Os crimes cibernéticos estão ficando cada dia mais sofisticados e, em muitos casos, imperceptíveis, na tentativa de ter livre acesso a informações de extrema relevância para a nossa segurança digital, como endereço, telefone, redes sociais, contatos profissionais, trabalhos, dados bancários e até investimentos.

No caso de empresas, a vulnerabilidade à ação desses criminosos nunca ficou tão evidente. Recentemente, ganhou as manchetes de jornais um ataque hacker sofrido por uma subsidiária norte-americana da empresa brasileira de proteína animal JBS.

De acordo com reportagens da imprensa, o prejuízo que essa ação gerou à companhia, somente com o pagamento de resgate, foi algo em torno de 11 milhões de dólares, sem falar no tempo em que as unidades da empresa nos EUA, Canadá e Austrália tiveram que ficar fechadas para tentar se livrar de um “ransomware”, um vírus que sequestra os dispositivos das vítimas, que só são liberados após o pagamento de um resgate.

Infelizmente, ataques como esse se tornaram um lugar-comum na rotina de segurança cibernética das empresas e também devem ocupar o centro das atenções de pessoas comuns, principalmente no momento em que a digitalização avança em todos os aspectos das nossas vidas.

Por isso, elaboramos uma lista dos cinco principais antivírus para instalar no computador, de acordo com um levantamento feito pela tradicional revista norte-americana PC. Os especialistas do periódico avaliaram mais de quarenta programas de proteção computacional disponíveis no mercado e selecionaram os melhores, com base nos recursos oferecidos, qualidade do suporte e, principalmente, preço. Confira:

1. Bitdefender Antivirus Plus

Este programa não apenas oferece proteção passiva contra a atividade maliciosa de criminosos cibernéticos, como também fornece um conjunto de soluções de segurança ativa, como um navegador especial para fazer transações bancárias, proteção VPN para conexões, detecção automática de atualizações de segurança, um gerenciador de senhas e muito mais. O melhor de tudo é que seu preço é bastante acessível, se comparado a outras soluções do mercado.

2. Webroot SecureAnywhere AntiVirus

O segundo nome da lista colocado pela revista se destaca pela velocidade dos escaneamentos e pelo baixo uso de potência computacional, evitando que a máquina “trave” no momento em que você mais precisa. Isso porque seu funcionamento é feito em nuvem e demonstra o incrível potencial de desfazer alterações no sistema realizadas por programas maliciosos, inclusive ransomware.

3. McAfee Antivirus Plus

No terceiro lugar do ranking está um dos nomes mais tradicionais do mercado de programas antivírus para computador. O diferencial do McAfee Antivirus Plus é fornecer proteção completa para todos os aparelhos da família, já que nossos dispositivos estão cada vez mais interconectados, e a tendência é que o compartilhamento de informações cresça nos próximos anos. Por isso, segundo a revista norte-americana, essa é a melhor escolha para quem busca um pacote completo de segurança para o trabalho e a vida pessoal.

4. ESET NOD32 Antivirus

Este programa vai muito além do antivírus básico. Testado em laboratórios de tecnologia avançados da Europa e dos EUA, esta solução é ideal para quem prefere um programa leve, que rode em “background” sem envolvimento técnico por parte do usuário. É perfeito para profissionais que precisam de máxima potência computacional em seus trabalhos, sem abrir mão da segurança.

5. Malwarebytes Premium

O último nome da nossa lista é um pacote antivírus completo, que não se limita às principais ameaças de vírus que circulam na rede. Suas características de segurança são atualizadas quase diariamente e sua proposta é fornecer proteção em tempo real, enquanto você trabalha, estuda ou faz suas atividades pessoais.

Esperamos que essa lista ajude em sua pesquisa sobre a melhor ferramenta para proteger suas informações pessoais. Os preços podem ser facilmente acessados no site de cada solução e, independentemente da sua escolha, tenha certeza de que são softwares antivírus testados e aprovados por especialistas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.