Qual o melhor modelo de tablet para as suas necessidades?

Com o avanço da tecnologia, encontrar o melhor tablet pode ser uma tarefa desafiadora. Esses dispositivos passaram a ser itens essenciais em muitas tarefas, sobretudo em mercados como design e escrita. Desde o iPad até o tablet Samsung S6, os aparelhos de hoje conseguem realizar funções complexas e contam com mais tecnologia.

Por isso, encontrar o melhor modelo de tablet vai depender das funções que você pretende utilizar no seu dispositivo, bem como do seu orçamento. Felizmente, existem aparelhos que cobrem todas as funções e cabem em todos os bolsos. Por isso, hoje vamos te mostrar como escolher o tablet ideal para as suas necessidades.

Tipos de tablet

Atualmente, os tablets são divididos em três linhas diferentes: entrada, intermediário ou premium. Há também outra classificação dos tablets entre aqueles que servem para o uso diário em atividades básicas, tablets para lazer (sobretudo jogos) e tablets para atividades de trabalho.

Por isso, a primeira pergunta a se fazer antes de escolher qual tablet você deseja é: “o que eu espero de um tablet?”. Se você quer apenas uma tela maior para ver séries e filmes, um tablet básico já pode dar conta. 

Por outro lado, tablets voltados para jogos mais complexos ou trabalhos podem exigir uma configuração maior. Dessa forma, fique atento e leve em conta pelo menos algumas especificações técnicas antes de escolher seu tablet, tais como:

  • tamanho da tela;
  • autonomia da bateria;
  • tipos de conectividade (Wi-Fi, 4G, 5G);
  • tipos de entrada (fone e carregamento);
  • capacidade de armazenamento;
  • Boa memória RAM (mais de 3GB);
  • entrada para cartão microSD.

Confira mais detalhadamente algumas das especificações mais importantes.

Tela de qualidade

A tela de um tablet é a sua maior vantagem em relação a dispositivos como smartphones, sobretudo para vídeo. Por ter uma tela maior e pesar bem menos que um notebook, um tablet é a escolha ideal se você deseja viajar e se distrair assistindo a filmes ou séries durante o trajeto.

Nesse sentido, dois aspectos são importantes no tablet: o tamanho da tela e a resolução. Dispositivos com telas de até 12 polegadas já são bons o suficiente para fornecer uma qualidade maior na hora de assistir a seus programas favoritos.

Armazenamento

Você vai trabalhar com muitos arquivos ou com arquivos que têm vários gigabytes (GB) de tamanho? Nesse caso, se você pretende armazenar seu trabalho num tablet, ele vai precisar ter uma grande capacidade. 

Cada tablet possui uma capacidade interna própria que permite guardar certa quantidade de arquivos. Os mais básicos possuem capacidade total de armazenamento entre 64GB e 128GB, enquanto os top de linha possuem até 256GB.

Se você vai salvar apenas fotos, vídeos curtos e arquivos de texto, os tablets com até 128GB dão conta. Mas, caso você tenha que lidar com arquivos maiores, procure um tablet que possua entrada para cartão de memória, que permite ampliar a capacidade do tablet.

Com um cartão SD, você terá não apenas a capacidade do tablet, mas um espaço extra para seus arquivos. Muitos tablets já permitem a instalação de cartões com até 1 terabyte (TB), o que já garante uma capacidade maior do que muitos HDs.

Memória

Ao contrário do armazenamento, a memória permite rodar aplicativos e programas muitas vezes de forma simultânea. Sabe quando você deixa vários aplicativos abertos no seu smartphone e ele fica lento? Isso é um forte indício de alto consumo de memória.

Para evitar que isso aconteça com seu tablet, é importante ficar atento ao quanto de memória RAM ele possui. Se você quer um dispositivo para realizar tarefas básicas do dia a dia, um tablet com até 4GB de memória já consegue executar a maioria das tarefas. 

Mas caso você trabalhe com múltiplos arquivos ou programas de edição, aí não tem jeito: você não pode economizar na memória. Nesse caso, os modelos com 8GB ou mais são ideais.

Bateria

A portabilidade é uma das grandes vantagens de um tablet, mas de nada adianta se você tiver que ligá-lo na tomada toda hora para carregar a bateria. Infelizmente, muitos dispositivos hoje em dia possuem baixa capacidade, mas isso sempre vai depender do uso que você fará.

De maneira geral, o consumo da bateria anda junto com o tipo de programa que você utiliza. Ou seja, se você vai utilizar aplicativos que consomem mais quantidade de memória, isso pode exigir mais do seu tablet, diminuindo a vida útil da bateria. 

Tablets simples a intermediários, utilizados para funções básicas do dia a dia ou trabalhos simples, podem trazer autonomia de até 24 horas. Já os modelos com maior capacidade podem ficar até 48 horas sem precisar de recarga.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.