Saiba como carregar o telefone para economizar bateria!

0

Você sabe o porquê de nossas baterias de smartphones estarem tão ruins e não durarem o dia todo? Parcialmente, culpa dos hábitos que temos em relação aos celulares. 

Isto porque fazemos uma cobrança errada sobre a bateria, o tempo todo! Muitos de nós têm uma noção enganosa de que carregar nossos smartphones em pequenas rajadas causará danos a longo prazo às baterias e que é melhor carregá-los quando estiverem quase mortos.

Mas não poderíamos estar mais errados.

De fato, um site da empresa Cadex, chamado Battery University, detalha como as baterias de íons de lítio em nossos smartphones são sensíveis às suas próprias versões de ‘estresse’. 

E, de mesma forma para os seres humanos, o estresse prolongado pode danificar a vida útil da bateria do smartphone a longo prazo.

Por isso, quando a bateria não dura, não há muito o que fazer, a não ser procurar uma assistência técnica de celular tatuapé.

Mas se você deseja manter a bateria do smartphone em perfeitas condições e passar o dia sem se preocupar com a vida útil da bateria, é necessário alterar algumas coisas.

Dicas de como carregar o telefone para economizar bateria

Não o mantenha conectado quando estiver totalmente carregado. De acordo com a Battery University, deixar o telefone conectado quando estiver totalmente carregado, como durante a noite, faz mal à bateria a longo prazo.

Remova o carregador ao 100% de carga

Depois que o smartphone atinge 100% de carga, ele recebe ‘cargas leves’ para mantê-lo 100% enquanto conectado. Ele mantém a bateria em um estado de alta tensão e estresse, que gasta a química interna.

A Battery University apresenta vários detalhes científicos que explicam o porquê, mas também resume bem: “Quando totalmente carregada, remova a bateria” do dispositivo de carregamento. 

“É como relaxar os músculos após exercícios extenuantes”. Você também ficaria muito infeliz se trabalhasse sem parar por horas e horas.

Na verdade, tente não cobrar 100%. Pelo menos, não quando você não precisa.

De acordo com a Battery University, “o íon de lítio não precisa ser totalmente carregado, nem é desejável fazê-lo. Na verdade, é melhor não carregar totalmente, porque uma alta tensão sobrecarrega a bateria” e a desgasta a longo prazo.

Isso pode parecer contra-intuitivo se você estiver tentando manter o smartphone carregado o dia todo, mas conecte-o sempre que puder durante o dia e ficará tudo bem.

Conecte seu telefone sempre que puder

Acontece que as baterias em nossos smartphones são muito mais felizes se você as carregar ocasionalmente ao longo do dia, ao invés de conectá-las a uma grande sessão de carregamento quando estiverem vazias.

Carregar o telefone quando perder 10% de sua carga seria o melhor cenário, de acordo com a Battery University. Obviamente, isso não é prático para a maioria das pessoas, então conecte seu smartphone sempre que puder. Não há problema em conectá-lo e desconectá-lo várias vezes ao dia.

Isso não apenas mantém o desempenho ideal da bateria do smartphone por mais tempo, como também o mantém durante todo o dia.

Além disso, as recargas periódicas também permitem o uso de recursos que normalmente você não costuma usar, porque reduzem a duração da bateria, como recursos baseados em localização que usam a antena GPS do seu smartphone.

Mantenha a calma

As baterias do smartphone são tão sensíveis ao calor que a própria Apple sugere que você remova certos casos que isolam o calor do seu iPhone quando você o carrega. 

“Se você perceber que seu dispositivo esquenta quando você o carrega, retire-o da embalagem primeiro.” Se você estiver sob o sol quente, mantenha seu telefone coberto. Protegerá a saúde da sua bateria.

Gostou das dicas? Compartilhe conosco a sua opinião!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.