Saiba tudo sobre a atualização do Core Web Vitals do Google em 2021

Métricas avaliam a experiência dos usuários nas páginas da web

Em maio de 2020, o Google adiantou que estava a caminho uma nova atualização que incorporaria a experiência do usuário nas páginas ao seu algoritmo. Todo o esforço da gigante de tecnologia visa promover a melhora de tudo para SEO que compõe um site.

Aqui vamos falar sobre Core Web Vitals, métricas desenvolvidas pela equipe do Google para medir a experiência dos usuários em sites. Basicamente, esses dados buscam avaliar a velocidade do site, a interatividade com os usuários e a estabilidade visual.

No artigo em que anunciou as novas métricas, o Google também informou que, em maio de 2021, elas seriam combinadas com outros indicadores de experiências já utilizados pela plataforma para formar a “The Page Experience Ranking Factor”, um verdadeiro ranking de experiência do usuário em sites.

O que são Core Web Vitals?

As Cores Web Vitals são divididas em três métricas: a velocidade de carregamento, a interatividade e a estabilidade visual. Já é possível acompanhar essas ferramentas por ferramentas como o Google Search Console e o Google PageSpeed Insights.

O Google lançou recentemente um novo relatório sobre o Search Console, que compila a performance das Core Web Vitals. Para mensurar as métricas, o Google utiliza o Field Data, baseado nas experiências reais dos usuários, e o Lab Test Data, que são métricas aproximadas à experiência real em um ambiente de teste.

Como otimizar cada métrica?

As ferramentas de SEO já estão se adaptando às atualizações do Core Web Vitals. Com isso, você já consegue testar suas páginas e otimizá-las pensando nos resultados do Google.

Confira abaixo um resumo sobre cada métrica e saiba como otimizá-las para melhorar o ranqueamento do seu site:

LCP – Largest Contentful Paint

A LCP é a métrica que avalia a percepção do carregamento de páginas, mensurando a velocidade de carregamento do site. Assim, o índice calcula o tempo desde o início do carregamento da página até a renderização de seu maior elemento.

Essa métrica surgiu em diversas discussões em eventos e estudos realizados pelo Google. Todos os estudos apontaram que o método ideal para medir o carregamento de uma página era considerar o tempo até que a página carregasse o seu maior elemento.

Logo, para melhorar essa métrica, você precisa otimizar seu servidor, javascript e CSS de bloqueio de renderização para que sua página carregue cada vez mais rápido. Outra dica é ativar o cache e antecipar as conexões de terceiros.

FID – First Input Delay

O FID é a métrica que calcula o tempo entre a primeira interação do usuário com a página, como por exemplo o tempo que ele leva para dar um clique dentro do site. Basicamente, o FID mede o tempo entre a interação do usuário e o início do carregamento.

Muitas vezes, ao abrir um site e já ter acesso ao seu conteúdo, o usuário já clica em um link para ser direcionado a outra página, sem esperar que a página carregue por completo. O FID avalia esse tempo.

Então, o FID fica lento por conta de execuções pesadas de JavaScript. Assim, a melhor maneira de otimizar essa métrica é melhorar o Javascript da sua página.

CLS – Cumulative Layout Shift

O CLS é a métrica que mensura as mudanças inesperadas nas páginas, avaliando a estabilidade visual. Dessa maneira, ela mede o elemento visível, quando ele muda de um quadro renderizado para o outro.

A mudança em tamanhos e posição de elementos têm impacto na página. Assim, o CLS é calculado com base no tamanho da janela de visualização e no movimento dos elementos.

Para otimizar essa métrica, você precisa reservar espaços para anúncios e conteúdo dinâmico, usar uma API de carregamento de fotos e utilizar atributos width e height em imagens e vídeos.

O Core Web Vitals é mais um passo do Google para otimizar cada vez mais a segurança e a experiência dos usuários na internet. Todas as três métricas são essenciais para melhorar não só o ranqueamento do site, pensando em SEO, mas também as taxas de conversão e muito mais métricas importantes para um negócio.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.