Startups sustentáveis
Tecnologia

Startups sustentáveis ​​devem considerar primeiro o capital de risco corporativo

fevereiro 29, 2020

Questões urgentes como a crise climática, degradação ambiental que ameaça milhões de espécies, a desigualdade social e outros desafios significam que a economia global precisa imediatamente transformar -se para se tornar sustentável .

Startups sustentáveis estão nos mostrando o caminho com modelos de negócios inteligentes com valor econômico, social e ambiental.

O Ripple Farms de Toronto é um exemplo que demonstra o poder da aquaponia em produzir sustentavelmente verduras e frutos do mar orgânicos ao longo do ano. Para conectar urbanos com a terra, o modelo de negócios da empresa combina ofertas de produtos com educação sobre agricultura urbana.

Da mesma forma, a Waterloo Energy Products vende uma gama completa de projetos de energia renovável residencial e comercial, incluindo equipamentos de iluminação geotérmica, solar, LED, soluções de tratamento de água e muito mais. Ao oferecer um balcão único no seu Sustainable Living Center, eles tornaram as escolhas de energia renovável muito mais fáceis para os consumidores.

Ambas as empresas agrupam produtos e serviços de maneiras diferentes, com potencial de expansão internacional .

Muitas empresas do setor sustentável do Canadá têm potencial semelhante para exportar produtos e conhecimentos canadenses ao redor do mundo.

Encontrar o investidor certo

Mas o Canadá precisa que essas empresas cresçam rápida e substancialmente para que possam criar empregos que outras empresas insustentáveis ​​estão perdendo à medida que se tornam obsoletas. Os investidores são essenciais para acelerar esse crescimento inicial urgente no setor sustentável do Canadá.

Segundo o Relatório Brundtland das Nações Unidas , o desenvolvimento sustentável deve atender às necessidades das gerações atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras, garantindo um equilíbrio entre crescimento econômico, cuidado com o meio ambiente e bem-estar social.

Esses três componentes principais do desenvolvimento sustentável são considerados juntos, não como objetivos separados. É necessária uma boa governança para garantir e supervisionar os três.

Nesse complexo ambiente de negócios, é difícil encontrar investidores para expandir novas empresas e, ainda mais importante, encontrar os investidores certos . Os empreendimentos iniciantes queimam dinheiro rapidamente, uma vez que visam uma venda da empresa – geralmente para outras grandes empresas ou no mercado de ações por meio de uma oferta pública inicial.

A arrecadação de fundos para o crescimento de empresas iniciantes é um desafio contínuo que afasta a gerência da administração dos negócios. Ao encontrar investidores comprometidos e conhecedores que entendem o negócio , uma empresa pode aliviar o estresse constante de aumentar o capital enquanto legitima a empresa a consumidores, clientes e mercados de ações.

Infelizmente, os empreendimentos sustentáveis ​​enfrentam desafios adicionais quando se trata de investidores, em comparação com empresas com fins puramente lucrativos, porque parecem ter vários objetivos concorrentes.

Competição rígida

As empresas sustentáveis ​​geralmente enfrentam poderosos concorrentes bem estabelecidos – empresas de energia renovável, por exemplo, precisam superar obstáculos em um mundo entrincheirado em petróleo e gás .

As pessoas hesitam em novas tecnologias, mesmo que isso melhore suas vidas. A escolha entre combustíveis fósseis e renováveis ​​não é diferente de trocar uma máquina de escrever por um laptop. Esse medo da incerteza oferece às empresas tradicionais vantagens de mercado que as novas empresas devem superar .

Muitas indústrias sustentáveis ​​ainda em estágio de desenvolvimento tecnológico também exigem muito capital, o que significa que precisam de muito capital antecipadamente antes de poderem demonstrar viabilidade.

Além de seu desconhecimento das partes interessadas em potencial, algumas experimentaram falhas altamente divulgadas, como a Solyndra , ao longo do caminho para a maturidade tecnológica. Isso pode assustar os investidores .

Assessoria para empresas sustentáveis

Meu colega Dave Valliere e eu recentemente testamos um modelo quantitativo usando dados de 184 empreendimentos empresariais . A análise constatou que as empresas iniciantes sustentáveis ​​são mais propensas a escolher um tipo diferente de investidor, com interesses alinhados que possam emprestar-lhe legitimidade para que outros tenham confiança nela.

Talvez surpreendentemente, não são tanto os investidores anjos como o capital de risco corporativo que podem ajudar essas empresas a crescer. Nesse modelo, a corporação geralmente cria uma divisão separada que procura investimentos de interesse para ela.

O problema para a maioria dos investidores é que a qualidade de um novo empreendimento é incerta até depois de ter crescido a um ponto em que aumenta constantemente as receitas e gera lucros saudáveis.

Um novo empreendimento precisa ser novo o suficiente para ter uma vantagem competitiva e familiar o suficiente para ser entendido e aceito . Como resultado, muitos investidores procuram sinais do potencial oculto de um empreendimento. Um exemplo poderia ser a qualidade das partes interessadas existentes no empreendimento, como membros bem-sucedidos e de alto perfil no conselho de administração ou a presença de investidores profissionais.

Nosso estudo indica que investidores anjos, capitalistas de risco e bancos de investimento não criam confiança em empreendimentos sustentáveis. Ele descobriu que os bancos de investimento podem até ter consequências adversas para as empresas do setor sustentável que buscam legitimidade.

Tente uma estratégia diferente

A falta de confiança dos banqueiros desde a crise financeira de 2008 pode estar contribuindo. Normalmente, novos empreendimentos começam com investidores-anjo e passam a capital de risco e outros tipos de financiadores mais sofisticados que podem desenvolver e comercializar ainda mais a empresa. Em vez disso, aconselhamos as empresas sustentáveis ​​a usar uma estratégia diferente e procurar capital de risco corporativo, pois é mais útil para empreendimentos sustentáveis.

A progressão usual do ciclo de vida do investimento de um novo empreendimento – passar de anjos para capital de risco e depois para tipos mais sofisticados de investidores – nem sempre é válida.

Um empreendimento atrai capital adicional ao atender aos critérios de seleção de um investidor, mas os investidores mais recentes também são importantes. Os investidores atuais podem dar legitimidade para atrair outros investidores. De acordo com nossas descobertas, o setor sustentável ganha essa legitimidade com o capital de risco corporativo em relação a outros tipos de investidores.

Esse resultado sugere que a credibilidade do capital de risco corporativo desempenha um papel importante no desenvolvimento de negócios sustentáveis.

Uma empresa de capital de risco corporativo pode optar por investir em um empreendimento com tecnologia promissora, mesmo se a empresa tiver um gerenciamento fraco ou uma estratégia improvável; às vezes, eles só querem aprender com a tecnologia de outra pessoa para ajudá-la a fazer escolhas estratégicas sobre futuras opções tecnológicas.

Reputação positiva

Se eles estiverem interessados ​​no empreendimento como um todo, uma empresa de capital de risco corporativo poderá substituir o gerenciamento e / ou a estratégia do novo empreendimento após a aquisição. Enquanto a empresa oferece o seu alvo mais recursos e orientação estratégica, ele também ganhos devido a reputação positiva do novo empreendimento.

No geral, o endosso de capital de risco corporativo a um novo empreendimento e sua potencial aquisição sugerem ao mercado que a empresa está pronta para ser uma vencedora disruptiva do setor . O capital de risco corporativo corta o ruído que geralmente acompanha as metas de sustentabilidade. A mudança está no vento para uma indústria, e outras querem pular na trajetória ascendente.

Os empreendimentos sustentáveis ​​podem contribuir significativamente para a economia e o emprego do Canadá, com as estratégias corretas para os investidores , para ajudá-los a crescer para tamanhos médios e grandes. Algumas dessas startups são emocionantes de várias maneiras. Mais significativamente, eles melhorarão a vida dos canadenses e garantirão um ambiente mais saudável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *