Tipos e funcionalidades de soundbar

Conheça as diferentes características que os soundbars podem ter e aprenda como escolher o modelo ideal para você

As TVs de tela plana e smarts, sejam elas de LED, Plasma ou LCD, apesar de entregarem alta qualidade de imagem, possuem capacidade de áudio média a baixa. Isso porque, devido ao tamanho da tela e seu aspecto super fino, não possuem espaço interno suficiente para serem equipadas com dispositivos de som e alto-falantes muito poderosos.

 

Para melhorar a capacidade sonora dessas TVs com tela plana, uma boa alternativa é comprar soundbar, um acessório desenvolvido especificamente para este fim, com um formato compacto, que não exige espaços amplos ou dispositivos intermediários para sua instalação. 

 

Os modelos de soundbar mais simples contam com um par de alto-falantes, poucos botões de ajuste, baixo custo e boa experiência de som. Já os mais complexos, possuem múltiplos alto-falantes, subwoofer, muitas opções de configuração, conectividade e vários canais de som, o que possibilita o uso do virtual surround, um sistema extremamente imersivo de reprodução.  

 

Apesar de uma soundbar não substituir um home theater, é um dispositivo de som acessível e que entrega uma qualidade de som equiparável a grandes equipamentos que custam milhares de reais, tudo vai depender do modelo e suas características técnicas.

 

Para que você escolha uma soundbar que encaixa exatamente em suas necessidades e expectativas, vamos citar alguns pontos centrais, como funcionamento, diferenciais e tipos de uso.

Soundbar com Virtual Surround

Como citado no começo, os modelos mais simples de soundbar são super enxutos, visto que sua função é apenas amplificar o som de outros dispositivos, como celulares, TVs e Smart TVs.

 

No entanto, as melhores opções disponíveis no mercado são equipadas com vários alto-falantes para entregar um som mais imersivo e realista, conhecido como virtual surround. 

 

Esse diferencial permite que o som seja direcionado. Sabe aquela sensação de que os passos estão atrás do sofá ou de um carro passando como se fosse do seu lado? Então, isso é virtual surround.

 

Se o seu objetivo é amplificar o som e deixá-lo ainda mais envolvente, os soundbars com virtual surround podem ser a melhor opção para você.

Soundbar com som ativo ou passivo?

Uma dúvida muito comum entre as pessoas que desejam adquirir uma soundbar é a diferença entre modelos com som ativo e passivo.

 

Entenda a diferença entre eles:

 

  • Ativa: São as mais comuns e tem todos os seus componentes de som (amplificadores e caixas) embutidos nelas. Por isso, são muito mais simples de instalar, já que não possuem cabos entre o equipamento e suas caixas de som.

 

  • Passiva: São modelos mais bem equipados, pois seus componentes de som são externos (e maiores por este motivo), entregando qualidade de som superior às soundbars ativas. Os pontos negativos das soundbars passivas são o alto custo e a quantidade de fios, o que aumenta a complexidade da instalação.  

As opções de conectividade podem fazer toda a diferença

Uma soundbar é um equipamento portátil, de fácil instalação e uso. Por isso, um ponto muito importante são as opções de conectividade que ela possui, afinal, você pode utilizá-las com diferentes dispositivos, desde que exista uma compatibilidade de conexão entre elas.

 

Ao comprar uma soundbar é fundamental checar sua conectividade. Alguns modelos são ligados somente via cabo e outros podem ser pareados por Bluetooth e têm entradas USB, o que permite que você use a caixa ligada ao celular, computador ou qualquer outro dispositivo que seja compatível com a tecnologia, além de ter a possibilidade de colocar um pendrive recheado de músicas nela.

 

Por isso, antes de escolher um modelo, veja bem como vai utilizar sua caixa e não deixe de verificar as entradas de som de sua TV. Assim, você evita adquirir um produto que não vai atender suas necessidades e expectativas.

 

Vale lembrar que os modelos mais completos e bem equipados possuem diversas opções de conectividade, como saída de áudio convencional (igual a que fones de ouvido são conectados), HDMI, Bluetooth, sinal óptico e USB. 

Gosta de graves? Aposte num modelo com Subwoofer

Uma característica comum de dispositivos de som compactos é a baixa qualidade do grave que emitem.

 

No entanto, para contornar essa deficiência, existem modelos com subwoofers embutidos, ou seja, caixas de som específicas para emitir graves intensos e vibrantes.

 

Pronto! Agora você conhece os tipos e funcionalidades de uma soundbar. E então, já sabe qual é a melhor opção para você? 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.