Varejo digital 6 dicas para começar a vender online
O varejo digital representa o universo das compras e vendas de produtos físicos por meio da internet. Lojas virtuais podem vender online para todo o Brasil, 24 horas por dia e todos os dias da semana, inclusive aos feriados.
Tudo o que o comprador precisa é de um dispositivo eletrônico, como um laptop, tablet ou smartphone com acesso à internet e um meio de pagamento, como um cartão de crédito, para fazer seus pedidos e receber os produtos em casa.
Apenas em 2019, o comércio eletrônico apresentou um faturamento de R$ 61,9 bilhões, de acordo com um relatório, o que representa um crescimento de 16,3% em relação às vendas do ano anterior.
A ascensão do e-commerce já era tendência, mas devido à pandemia do coronavírus e a necessidade de fechar lojas, muitas empresas começaram a vender online. Em apenas dois meses, foram criadas mais de 100 mil novas lojas virtuais!
Se você ainda não atua no varejo digital, aqui estão 6 dicas para te ajudar a começar bem. Acompanhe as sugestões e descubra em quais ações investir para vender mais online.
1. Crie uma loja virtual
Você não precisa, necessariamente, ter um e-commerce próprio para vender no digital. Afinal, você pode vender pelas redes sociais ou em sites como o Mercado Livre, certo?
No entanto, essa é uma boa iniciativa se você já tem uma loja conhecida e reconhecida na sua região.
Você pode investir no desenvolvimento completo de uma loja virtual ou alugar uma plataforma.
Em geral, se você tem uma micro ou pequena empresa, a segunda opção oferece melhor custo benefício.
Analise as funcionalidades da plataforma para saber se o serviço oferecido está alinhado com as necessidades da empresa.
É importante, por exemplo, verificar se a solução pode ser integrada, por exemplo, aos principais meios de pagamento e sistemas gerenciais e se presta atendimento de qualidade.
A loja precisa ter fácil navegação, ser rica em informações sobre os produtos e oferecer uma excelente experiência de compra.
Se possível, acesse lojas virtuais criadas na plataforma para avaliar a usabilidade. No entanto, considere que o lojista pode ter contratado um designer para criação do layout.
Outra dica muito importante é implementar um checkout transparente, isto é, permitir ao consumidor finalizar a compra sem sair do ambiente da loja virtual. Isso ajuda a reduzir o abandono de carrinhos de compra, pois proporciona mais segurança e agilidade.
2. Esteja presente em marketplaces
Você certamente conhece alguns sites que reúne diferentes lojas. O Mercado Livre, a Magazine Luiza e a Netshoes são alguns dos marketplaces mais conhecidos no Brasil.
Vender online por meio dessas plataformas é uma opção interessante para qualquer empresa. A loja ganha mais canais de vendas.
Essa é uma opção excelente para pequenas empresas que não possuem capital para criar e administrar um e-commerce próprio, nem uma marca conhecida no mercado.
Aliás, ao comprar em um marketplace, os consumidores depositam sua confiança no site. Assim, não importa muito se a sua marca ainda não é tão conhecida no varejo digital.
3. Invista em marketing digital
Investir em marketing digital é necessário para quem vende pela internet. Se você tem uma loja em um shopping, você não precisa investir tanto em campanhas para atrair clientes.
No varejo digital a dinâmica é diferente. Se a loja virtual ainda não tem presença na internet, você não atrai muitos clientes sem investimentos.
Por isso, desenvolva um planejamento de marketing que considere os canais digitais em que está a sua persona, isto é, o público ideal e crie um plano de ação.
Esteja presente em mídias sociais, como o Facebook e o Instagram, crie um blog, pense em fazer parcerias com influenciadores digitais e considere investir em anúncios.
Assim, você atrai e se relaciona com pessoas que ainda nem sabem que a sua empresa existe ou que, talvez, nem conheçam o seu produto.
As redes sociais também podem ser plataformas de venda mesmo que você não tenha um e-commerce.
Investir em marketing digital com eficácia realmente pode ser um desafio, pois são várias frentes e detalhes a observar. Se possível, considere contratar uma agência de marketing.
É importante, ainda, ter cuidado com os dados das pessoas, pois em breve, uma nova legislação entra em vigor no Brasil. Se você quiser saber mais, confira este artigo sobre a Lei Geral de Proteção de Dados.
4. Preze pelo bom atendimento ao consumidor
A satisfação do cliente no varejo digital tem a mesma importância da satisfação do cliente no varejo offline — ou talvez mais.
Afinal, conquistar um novo cliente é mais caro do que vender para alguém que já conhece a loja. Por isso, foque na fidelização.
Lembre-se de quanto mais clientes fiéis você tiver, menos precisará investir em marketing para conseguir vender, pagar as despesas da sua loja virtual e lucrar.
Facilite o contato para solucionar dúvidas em todas as etapas de compra. Além de um número de telefone, você pode disponibilizar uma página de perguntas e respostas, atender no WhatsApp Business e por chat online.
5. Utilize um sistema gerencial integrado
Se você já tem uma loja física e deseja expandir as vendas no varejo digital, ter um sistema gerencial integrado ao e-commerce é essencial.
Mesmo que você não venda offline, é importante utilizar um software de gestão para a administração de estoque.
Imagine que você, em um mesmo dia, vende um produto na loja física e na loja virtual. Se não houver uma integração de estoque, o cliente do varejo digital provavelmente não poderá ser atendido.
Além da gestão de estoque, o ERP ainda otimiza a realização de outras atividades gerenciais importantes, como a emissão de nota fiscal e a análise de fluxo de caixa e de indicadores financeiros.
O Cake ERP, por exemplo, é uma opção criada para varejo e franquias, que pode ser integrada a algumas plataformas utilizadas pela WNWeb na criação de lojas virtuais.
6. Cuide bem da logística
No varejo digital, a logística desempenha papéis fundamentais, que influenciam muito o sucesso da loja.
O primeiro ponto de atenção é o preço do frete que, aliás, é um dos principais motivos pelos quais pessoas saem de uma loja virtual sem comprar.
Para muitos clientes, vale mais a pena ir a uma loja física do que ter que pagar o valor adicional para receber o produto em casa. Em outros casos, a desistência pode acontecer devido ao prazo de entrega.
Tudo isso é logística e influencia o volume de vendas, a satisfação do consumidor e, portanto, a fidelização de clientes.
Antes mesmo de atuar no varejo digital, é importante que você crie uma estratégia que considere, por exemplo, a localização da empresa, de seus clientes, o tempo para gerenciar pedidos e até mesmo a qualidade da embalagem!
A maioria das lojas virtuais no Brasil enviam produtos pelos Correios, que têm se especializado para atender o varejo digital.
Essa poderá ser opção suficiente para a necessidade da sua loja virtual, mas considere contratar transportadoras ou serviços de Delivery para entregas na sua região. Esse pode ser o seu diferencial competitivo!
Se possível, ofereça frete grátis! Talvez para compras acima de determinado valor ou em algumas regiões. E, se você tem loja física, considere permitir que o cliente retire ou troque produtos na loja.
E então, você acredita que o varejo digital pode ser o que a sua empresa precisa para vender mais no período pós-pandemia? Então comece a criar um planejamento estratégico e entre no mundo online.
Lembre-se de que com pouquíssimo investimento você consegue expor seus produtos em marketplaces e nas redes sociais, antes mesmo de desenvolver a sua própria loja virtual.
Qualquer que seja a plataforma utilizada, garanta o bom atendimento ao consumidor, uma logística de qualidade e utilize um sistema gerencial. Assim, você tem mais chances de sucesso e administra a sua empresa com inteligência.
Este conteúdo foi útil para você? Então também pode ser interessante a outros empreendedores! Ajude a compartilhar informação de qualidade nas redes sociais!
Este conteúdo foi produzido pelo blog parceiro Cake ERP.