Anúncios invadem o TikTok

Depois de crescer sem parar até algumas semanas atrás, agora o TikTok também terá anúncios em uma virada que não surpreende após as mudanças experimentadas nos últimos meses.

O TikTok é uma das redes sociais mais importantes do planeta. Poucos poderiam pensar há dois anos que uma plataforma chinesa estaria no mesmo nível do Facebook ou Twitter, mas seu crescimento impressionante a colocou entre as mais poderosas do mundo, e isso tem consequências .

Até agora, uma série de fatores prevalecia no TikTok, como os filtros incríveis ou seu uso rápido que assaltava com vídeos viciantes assim que era instalado, sem a necessidade de inserir dados pessoais. Era para acessar o aplicativo e passar de um vídeo para outro sem pausa. Pelo menos até recentemente, porque os anúncios atingiram o TikTok.

Na hora de entender o movimento, há três fatores que podem ser interessantes de analisar e que podem ter influenciado nessa mudança na rede social. A primeira delas é óbvia: lucratividade. O número de usuários cresceu de tal forma que há países onde os jovens usam mais do que Facebook ou Twitter e, tirando o bloqueio sofrido na Índia, é uma revolução da qual se pode obter desempenho econômico sem a necessidade de incluir demais muitos anúncios.

A isto pode-se acrescentar que em maio houve uma mudança de CEO Kevin Mayer, chefe de streaming da Disney, renunciou ao cargo de CEO do TikTok. Um dos objetivos buscados com essa mudança foi agregar uma visão ocidental à rede social para continuar seu progresso, e não pode ser por acaso que essa novidade chegou em tão pouco tempo.

Além disso, com as controvérsias sobre privacidade que existem e que podem causar seu bloqueio futuro nos Estados Unidos, há também a possibilidade de que haja uma mudança na forma de monetização da rede social. Cobrar empresas para fazer propaganda elimina muitas dúvidas sobre o modelo de negócios.

De qualquer forma, conforme a CNBC avança, eles abriram uma plataforma de publicidade no TikTok para que as empresas possam comprar e gerenciar campanhas publicitárias . E na falta de saber os preços a que se movimentarão ao ceder esses espaços entre os vídeos do Tiktok, sabe-se que oferecerão suas ferramentas para criar os anúncios e que a princípio haverá muita flexibilidade para atrair empresas.

Faz muito tempo que você não consegue ver um anúncio no TikTok em nosso país, mas esse ataque nos Estados Unidos também coincide com o boicote que o Facebook está recebendo de alguns anunciantes, conforme destacado por diferentes meios de comunicação. Mesmo assim, é difícil imaginar essas grandes empresas que deixaram o Facebook para ir para o TikTok, que está no centro da polêmica e que o governo dos EUA associa ao Partido Comunista Chinês.

Isso significa que o TikTok será preenchido com tantos anúncios quanto o Instagram Stories? Vamos torcer para que não, mas com todas as mudanças que estão acontecendo, você não pode ficar muito à frente de si mesmo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.