Como Segurar uma Guitarra – Postura Adequada e Posicionamento das Mãos
A Postura correta da guitarra não é algo que todo guitarrista conhece ou leva a sério.
Isso porque postura inadequada e maus hábitos não resultarão imediatamente em lesões.
Mas a longo prazo os guitarristas podem ter dores nas costas, ombro, pescoço, cotovelo, braço e pulso, RSI (lesões por esforço repetitivo), tendinite, CTS (Síndrome do túnel do carpo) e outros efeitos colaterais desagradáveis.
Este certamente não é o destino de todo guitarrista, mas também não está fora de questão. Mas há boas notícias! A postura correta pode prevenir muitas dessas lesões e torna o ato de tocar violão mais fácil e agradável. Quando você busca por aulas de guitarra para iniciantes o professor irá te ensinar todo o processo da música e também como segurar o instrumento da melhor maneira. Por isso é muito importante que você busque por ajuda profissional para executar com maestria instrumentos musicais.
Posição sentada
Sente-se em uma cadeira, coloque os dois pés no chão e mantenha as costas retas. Coloque a cintura do violão na perna direita (se você for destro) e segure a parte de trás do violão contra o estômago e o peito. Mantenha o braço da guitarra na horizontal em relação ao chão.
Não use a mão esquerda para apoiar o pescoço de se inclinar para o chão, em vez disso, deixe seu braço direito descansar na parte superior do corpo da guitarra para evitar isso. Certifique-se de que tudo isso seja confortável.
Posição da mão esquerda e colocação dos dedos (mão de traste)
O polegar de sua mão deve descansar atrás do braço do violão, colocando-o aproximadamente entre os dois primeiros dedos. Certifique-se de dobrar todos os seus dedos (1º, 2º e 3º).
Use a ponta dos dedos para pressionar as cordas e coloque-as o mais próximo possível do traste. (Não coloque os dedos no traste!) Mantenha as unhas curtas, para que não toquem no braço da guitarra.
Posição da mão direita (mão de dedilhar)
Descanse o braço superior direito na parte superior do corpo da guitarra, a mão direita flutuando confortavelmente acima do orifício de som e relaxe o braço, o pulso e a mão.
Técnica de dedilhar
Existem várias técnicas de dedilhar para tocar guitarra. Aqui está um que é comumente usado: Coloque o polegar contra o dedo indicador e segure-o assim. Isso lhe dá um suporte decente. Dobre o meio, o anel e o mindinho levemente em direção à palma da mão. O que for natural para você.
Agora dedilhar para baixo com a unha do dedo indicador contra todas as cordas e depois para cima com a unha do polegar. Você também pode tocar com o dedo indicador e o polegar separadamente, o que lhe dá um som mais suave. Você também pode deixar as unhas crescer um pouco para obter um som mais claro, como usar uma palheta.
Como usar uma escolha
Segure a palheta entre o polegar e o dedo indicador. Coloque a palheta na parte superior do dedo indicador e aperte o polegar em cima dela. Segure a palheta com firmeza.
Posição do dedo
Descanse o antebraço na borda frontal superior da luta inferior para estabilizar a mão. Segure sua mão acima do orifício de som, certifique-se de que sua mão e braço estejam alinhados e dobre levemente os nós dos dedos.
A abordagem mais comum é tocar as cordas do baixo (4ª, 5ª e 6ª corda) com o polegar, 3ª corda com o dedo indicador, 2ª corda com o dedo médio e a 1ª corda com o dedo anelar. Outras variações também são usadas. Use a ponta dos dedos para tocar as cordas.
Prevenir lesões ao tocar guitarra
Mantenha as costas retas, alongue e alinhe a coluna. Relaxe o pescoço e os ombros (não levante os ombros). Evite ou libere qualquer tensão nos braços, pulsos, mãos e dedos.
Faça uma pausa e alongue-se de vez em quando se estiver jogando por um longo período de tempo. Se você sentir tensão ou dor, descanse e deixe seu corpo se curar.
Certifique-se de comer saudável, dormir bem e exercitar-se regularmente. Esses três indicadores são de grande influência para sua prática diária.
Esteja atento e ouça seu corpo.