6 Dicas para ensinar o seu filho a ler

A leitura traz fortes benefícios para o desempenho, principalmente para as crianças, isso porque auxilia no desenvolvimento criativo e educacional. Por meio disso, confira como ensinar seu/sua filho(a) a ler.

A leitura nos permite aprender mais, além de nos proporcionar informações muito úteis. Sendo assim, quanto mais lermos maior será o nosso conhecimento. Além disso, por meio dela conseguimos ter uma melhor dominação ortográfica.

Ensine o alfabeto para ensinar seu/sua filho(a) a ler

O alfabeto é de extrema importância para introduzir a leitura na vida das crianças. Isso porque, é por meio dele que os(as) pequenos(as) terão contato com as letrinhas. Sendo assim, é indispensável a estimulação, coloque figuras próximas das letras para a melhor identificação.

Além de colocar as imagens perto das letras, se pode utilizar algumas brincadeiras. Por exemplo, usar um jogo da memória onde o par é a letra correspondente a letra inicial da figura. Ou seja, para fazer pontos tem que encontrar a letra A e achar a imagem da abelha. É claro, é possível usar a criatividade, demos somente um exemplo do que pode ser feito.

Realize atividades educacionais lúdicas

A realização de atividades pode ser algo muito positivo para ensinar seu filho a ler. Isso acontece, pois, atividades de fixação ajudam a criança entender e guardar melhor em sua memória o que está sendo aprendido.

Sendo assim, podemos usar atividades disponíveis por meio de aplicativos, ou até mesmo através de desenhos animados educativos. Além disso, a partir de jogos e brincadeiras, a criança irá se divertir e ter um bom desenvolvimento no assunto.

Incentive a leitura em todo lugar

Não existe nada melhor que incentivar as crianças, não é mesmo? Até porque dá um impulso para que eles realizem certas atividades. Dessa maneira, é muito benéfico incentivar a leitura, independente do lugar que esteja.

Por meio disso, sempre que possível peça para que a criança leia algo que esteja em algum lugar, ou fale as letras. Por exemplo, caso tenha alguma placa ou loja fale para ela dizer as letrinhas. Além disso, na maioria das situações as crianças possuem uma grande curiosidade em saber o que está escrito em alguns lugares. Com isso, não deixe de ler o que elas pedem, pois ajudará muito.

Estimule-o 

Como já falamos, para ensinar seu/sua filho(a) a ler é indispensável a estimulação. Isso porque a criança necessita de um incentivo. Por exemplo, quando ele come algum alimento que ela não gosta, todos a parabenizam pela atitude, logo ela terá mais gosto por aquilo.

Dessa maneira, quando a criança fala uma letra, sílaba, palavra corretamente, dê os parabéns, isso irá fazer com que ela busque saber mais. Pode até parecer algo bobo, mas até os adultos gostam disso, não é mesmo? Todos gostamos de reconhecimento por aquilo que fazemos de certo.

Leia para ele

É de grande valor que os pais, ou responsáveis, leiam para os pequenos. Isso porque eles ainda não conseguem ler, no entanto, possuem interesse em livros e saber o que está por trás deles. Além disso, com a leitura, eles terão um conhecimento ampliado, desenvolvendo sua capacidade de entendimento das letras e palavras.

Com a leitura feita para eles, se terá uma maior interação com a criança. Isso porque você estará se dedicando e ela se sentirá amada e querida. Ademais, essa ação irá fazer muito bem para você, pois vai permitir que haja diversão e imaginação do seu lado, coisa que é muito deixada na vida adulta.

Contudo, busque sempre alternativas que entretenha e se encaixe com o gosto pessoal do seu/sua filho(a). Dessa maneira, a atenção dela para com a história será muito melhor, e o entusiasmo mostrado irá te empolgar.

Use livros para colorir e gibis para ensinar seu/sua filho(a) a ler

O uso de cores chama muito a atenção dos pequenos. Dessa maneira, isso pode ser um gatilho para ensinar seu filho a ler. Para tirar proveito desse favorecimento utilize livros para colorir. Além disso, há atividades que podem ajudar na compreensão das letras e sílabas.

Com isso, podemos observar que existem atividades de colorir bastante auxiliares. Um exemplo é colorir o desenho que a figura comece com a letra M, podendo ter outros inúmeros modelos. Contudo, procure sempre aquilo que traga auxílio para a aprendizagem. 

Outro ponto que devemos destacar, é que o uso de gibis ajuda muito. Isso acontece porque os gibis são divertidos e possuem uma história mais curta, o que não deixa a criança entediada. Ou seja, é algo que favorece bastante, porque em muitos casos as imagens incentivam bastante.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.