A Internet e a Inovação algum dia dominará o mundo? Confira dados

Inovação é a palavra-chave para as empresas que querem crescer e acompanhar as tendências do mercado. 

É impossível falar de inovação sem se lembrar da internet, pois ela traz ferramentas indispensáveis para as companhias.

Além de facilitar o acesso à informação para os colaboradores, ela também atua em outras vertentes, como no caso do marketing. 

A comunicação com os clientes também se dá por meio da internet, muito mais do que por outros meios, como o telefone.

Neste artigo, você vai compreender um pouco mais sobre a relevância da inovação e da internet no meio corporativo.

Importância da internet da inovação

Por meio do uso da internet, a empresa dispensa a necessidade de possuir um escritório e os funcionários não precisam trabalhar presencialmente.

Mesmo quando o trabalho é presencial, a web também colabora com o compartilhamento de arquivos e pode ser acessada por diferentes tipos de dispositivos, como celulares e computadores.

Junto com a internet, um fabricante de balcão promocional também pode investir em ferramentas que inovem a metodologia de trabalho. 

Por meio de um bom software, por exemplo, os colaboradores têm acesso facilitado a informações como:

  • Cadastro de clientes;
  • Pedidos de informações;
  • Compras de produtos e serviços;
  • Débitos ativos.

Essas são apenas algumas das facilidades trazidas por esses sistemas que fazem parte do processo de inovação no universo corporativo.

Outro exemplo são os softwares que permitem organizar melhor os processos internos da corporação em vários setores, como recursos humanos, financeiro, administrativo, linhas de produção, dentre outros.

Toda essa facilidade mostra o quanto a tecnologia está dominando as empresas. Sem ela, toda a agilidade e facilidade na prestação de serviços, vendas e atendimento ao cliente não existiriam.

Tanto é que para uma empresa crescer, é fundamental que ela invista em ferramentas tecnológicas e no uso constante da internet. Isso porque os recursos tecnológicos estão presentes em todos os setores e de várias formas.

Por exemplo, um fabricante de bolsa ecobag personalizada precisa distribuir os seus produtos aos revendedores. É por meio da internet que essa companhia é encontrada por eles e por meio de sistemas, organiza as demandas e faz a distribuição.

Até mesmo um pequeno mercado de bairro utiliza algum tipo de software para organizar as mercadorias e controlar melhor o fluxo de caixa.

Não podemos deixar de mencionar a importância da internet na divulgação das marcas, tendo em vista que o marketing digital se tornou o principal meio para divulgar as organizações, seus produtos e serviços.

A tecnologia é dominante entre as corporações também pelo fato de que os próprios clientes estão sempre conectados e preferem se comunicar com as companhias, por meio de recursos, como WhatsApp, e-mail e outros.

Internet e tecnologia em dados

Para compreender melhor a relevância da tecnologia e da internet dentro das empresas, vamos apresentar alguns dados.

Os recursos tecnológicos crescem a cada dia no mundo todo e colaboram até mesmo com o crescimento da economia.

Uma empresa pode utilizar a internet para diferentes tipos de atividades. Em números, cerca de 92% delas usam a web para pagamentos e consultas bancárias; e 73% para o monitoramento de mercado.

É importante destacar que 93% dos usuários de internet fazem pesquisas sobre produtos e serviços, antes de realizar uma compra, indo desde impressão de catálogos, até vestuário, produtos eletrônicos e serviços em geral.

Além disso, cerca de 100% das companhias que fazem uso de algum tipo de recurso, aproveitam a internet para enviar e receber e-mail; e 76% utilizam aplicativos de mensagens instantâneas para prestar atendimento ao cliente.

Dessa forma, fica claro que praticamente todas as empresas que existem contam com algum tipo de recurso oferecido pela internet.

No que diz respeito à inovação, cerca de 43% das corporações possuem alguma estrutura interna para a implementação de recursos inovadores.

Outro fator interessante é que 33% das empresas que investem em inovação mantêm convênios com startups.

Dentre as companhias que investem em desenvolvimento, 13% dispõem de programas de formação para implementar a cultura da inovação.

Com a necessidade do home office crescendo constantemente, empresas dos mais variados setores, como uma gráfica de cartão de visita criativo, passaram a investir mais em funil de inovação, mais precisamente 38% delas.

Em vista dessas informações, fica claro que não trabalhar com a internet e não implementar recursos inovadores é assumir o risco de ser vencido no mercado.

Conclusão

Sendo assim, a internet e a inovação caminham juntas para o crescimento das empresas. Elas facilitam os processos internos e melhoram a comunicação com os consumidores.

Também trazem mais satisfação para os clientes e agilizam o dia a dia, de modo que a corporação se torne mais competitiva e presente em seu segmento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.