Fulfillment: o que é?

O Fulfillment está diretamente relacionado com os processos que englobam a logística do e-commerce. Desde o momento que o produto é separado, até a entrega ao consumidor, o Fulfillment está inserido.

Além disso, pode, até mesmo, incorporar determinadas atividades durante o processo de compra, venda e entrega, como:

  • Emissão de nota fiscal;
  • Controle do estoque com saída dos produtos;
  • Preparação do pedido;
  • Rastreamento de entrega;
  • Suporte ao cliente.

Por estar ligado ao e-commerce, independentemente da segmentação de atuação, podendo ser desde a venda de equipamentos para o suporte infraestrutura TI e até mesmo uma loja de roupas, o Fulfillment é uma forma que pode trazer benefícios quando bem aplicado.

E, principalmente, quando se há um conhecimento da técnica, para que assim, o empreendimento conquiste um bom posicionamento no mercado em paralelo a boa experiência que o consumidor contém.

Por isso, quanto maior for o conhecimento da prática, melhores se transformam os resultados e aumentam as possibilidades ao negócio.

Principais benefícios do Fulfillment

Dentro dos benefícios em torno do Fulfillment que um empreendimento pode haver, alguns contribuem para que a marca tenha bons resultados dentro do mercado e, com isso, desenvolva-se da melhor maneira.

1. Entrega ágil

Ter uma entrega ágil é algo que beneficia o empreendimento. Da mesma forma que uma loja conserto celular Samsung pode conquistar uma boa reputação entregando o produto rapidamente, o mesmo ocorre quando se compra no e-commerce.

Afinal, com uma entrega ágil que se utilizou da técnica do Fulfillment, as chances de oferecer vantagens ao negócio cresce devido a reputação construída que pode refletir em uma relevância dentro do segmento.

2. Maior satisfação do cliente

O nível de satisfação do cliente em bons índices é algo essencial ao negócio, especialmente porque são através de seus feedbacks e divulgações que a marca cresce em seu segmento de atuação.

Um cliente satisfeito com a experiência de compra que realizou é fundamental para que haja um bom crescimento no nicho e, com isso, possa até mesmo fazer com que parcerias ou investimentos sejam mais fáceis de ocorrerem.

3. Previsão de entregas mais apuradas

Quando uma empresa de recuperação de fachadas de prédios oferece uma previsão de entrega mais rápida dos seus serviços, há maiores chances de ter benefícios dentro do mercado.

Do mesmo modo quando um procedimento de Fulfillment entra em operação dentro do e-commerce. Datas para as entregas dos clientes acabam sendo mais apuradas, e ajudam na experiência que está sendo desenvolvida e no relacionamento com o consumidor.

Afinal, quando se tem dados de entrega mais apurado ao cliente, há uma preparação do outro lado para receber um produto como controle da empresa para fazer com que esteja dentro do período estipulado pelo prazo.

Entendendo como funciona o Fulfillment

Funcionando de ponta a ponta dentro do e-commerce, a técnica pode contribuir na integração de diferentes áreas da logística de uma marca que inclui até mesmo o seu atendimento.

Quando um pedido é feito, o Fulfillment está no primeiro passo com a captação do pedido, e em seguida, mandando para terceirizações para que o procedimento possa dar sequência, diferente de uma empresa paisagismo e jardinagem que se responsabiliza por tudo.

Com isso, etapas como estoque, separação do produto, separação e embalagem junto ao transporte passam a serem realizadas dentro do prazo que foi dado anteriormente ao cliente.

Dessa forma, o produto chega ao consumidor que ainda estará na técnica do Fulfillment, dessa vez, envolvido com o pós-venda.

Assim, passa a ser fundamental ao empreendimento porque contribui para ter um conhecimento mais apurado se as operações até o produto chegar ao destino final estão dentro do que o cliente esperava, e com isso, tendo sistemas de avaliação.

Com o Fulfillment, a oportunidade de ter um processo mais estruturado ganha formas mais sólidas para ajudar no crescimento da marca e, dessa maneira, estabelecer-se dentro da segmentação de atuação por mais tempo.

Considerações finais

Os procedimentos em torno do e-commerce são fundamentais para que tanto a empresa, como também o consumidor, possam ter os resultados que são desejados e isso ocorre com maior intensidade com o Fulfillment.

Desde a confirmação da compra até o produto chegar ao consumidor e tendo o processo de pós-venda incluso, o Fulfillment está presente, contribuindo para que o relacionamento entre empresa e cliente possa ter bons índices.

Por isso, conhecer os benefícios e as formas de operação contribuem na elaboração de uma boa estratégia para que a marca tenha relevância no nicho e converta um bom número de clientes, ainda que sejam a sua primeira compra.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.