O que é turismo de negócios?

O turismo de negócios, é um conceito relativamente novo, pois há alguns anos, quem viajava a negócios não era considerado um turista. 

Mas agora, para as indústrias de principalmente de hotelaria, as necessidades desses colaboradores em deslocamento são muito semelhantes às de quem está ali apenas para lazer e descanso.

Apesar de os dois objetivos serem bastante distintos, o turista e o viajante a negócios ainda precisam de um hotel, de passagens de avião e restaurantes. Ou seja, movimentam a indústria do turismo de forma intensa e importante!

Agora, vamos mostrar como funciona este tipo de turismo e entender melhor sua importância para o mundo dos negócios!

Qual o impacto do turismo de negócios para o mundo dos negócios?

Tanto quem viaja a negócios quanto ao turista comum, precisa adquirir passagens aéreas, reservas de hotel, aluguel de um carro e de se alimentar na cidade. 

Mas o viajante a negócios também possui necessidades diferentes como: espaços para realizar treinamentos, salas de reuniões, auditórios etc. Muitas vezes, há também a necessidade de alugar equipamentos e tecnologia.

Nas épocas de baixa sazonalidade os destinos turísticos apresentam uma diminuição considerável dos visitantes, mas que não afetam o turismo de negócios.

Assim, muitas empresas negociam com seus fornecedores para diminuir o impacto da alta temporada. Já que as viagens corporativas podem acontecer ao longo de todo o ano.

Na cidade de São Paulo, por exemplo, são recebidos milhões de turistas todos os anos, cerca de 3,5 milhões deles. 

O turismo de negócios representa cerca de 67% destes turistas, o que faz de São Paulo a capital nacional do turismo de negócios. Há inúmeros e diversificados espaços culturais e de lazer, serviços e equipes de profissionais que atendem especificamente estes turistas.

Outro aspecto importante do turismo de negócios é a indústria. O fato é que esse conceito nunca esteve tão presente dentro do mundo dos negócios. Além da globalização industrial e por causa das crescentes facilidades para planejar e investir nessas viagens, o turismo de negócios está em alta.

Segundo a ALAGEV (Associação Latino Americana de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas) 46% dos gestores das empresas analisadas apresentaram um aumento nos gastos com viagens corporativas só no ano de 2018.

Percebe-se que os eventos e viagens de negócios, na maioria das empresas apresentam crescimentos, significando que daqui para a frente, o impacto disso tudo no turismo só vai crescer.

Entre os anos de 2016 e 2017, por exemplo, vejamos o impacto para diferentes setores como:

  • Nas companhias aéreas houve um aumento de 13,4% na venda de passagens nacionais e de 20,2% para passagens internacionais.
  • Na hotelaria, o turismo de negócios também representou a maior fonte de lucros, pois os hóspedes viajando a negócios somam mais da metade dos clientes.
  • Na locação de veículos houve queda somente de 1,4%, mas por causa da popularidade de aplicativos de transporte. Eles estão crescendo cada dia mais e oferecendo ótimas condições para as empresas.
  • Nos transfers (deslocamento entre o aeroporto e o hotel e vice-versa) foi registrado um aumento de 74,6%.

Por que o turismo de negócios é considerado tão dinâmico?

De acordo com Ministério do Turismo (MTur), os turismo desse segmento é considerado um dos mais dinâmicos e relevantes dentro do setor no Brasil.

Ele representa cerca de 25,6% dos turistas estrangeiros que visitam o Brasil, mas em gastos diários chega a ser quase duas vezes maior que o de turistas a lazer.

De acordo com Mariana Lima, analista de Turismo da Fecomércio-MG, ele também é conhecido como mercado MICE – Meetings, Incentive, Conferences and Exhibitions (Reuniões, Incentivo, Conferências e Exposições).

Esse segmento engloba o deslocamento de muitas pessoas com intuito profissional, ou seja, reuniões de negócios, congressos, convenções, feiras e outros tipos de eventos comerciais e técnico-científicos.

As viagens corporativas, embora freadas pelo avanço da pandemia da COVID-19, é muito improvável que o turismo de negócios seja totalmente substituído. Dentre os diversos motivos, para a relevância desse segmento estão:

  • relacionamento mais próximo com o cliente e entre os colaboradores
  • aumento nas chances de fechamento de contratos, tornando-se uma vantagem competitiva
  • realização de eventos e fomento em vários outros setores econômicos
  • criação de uma socialização de colaboradores que trabalham de forma remota.

 

Quais as melhores cidades para se fazer negócios no Brasil?

 

O Brasil possui excelentes cidades para se fazer negócios. A região sudeste concentra a maior parte do polo industrial do país, incluindo cidades nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Mas além desses estados conhecidos por serem destinos de negócios, há outros que se destacam também como: 

  • Pernambuco, lá se pode aproveitar para conhecer também lindos pontos turísticos de Olinda.
  • Paraná, as cidades de Maringá e Curitiba que há também muitas atrações turísticas e eventos de negócios. 
  • Rio Grande do Sul, as cidades de Porto Alegre e Gramado, na região famosa da serra gaúcha, polo turístico e industrial.

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