Os Principais Benefícios de Uma Casa Inteligente

0

A cada ano que passa o mundo ao nosso redor fica mais inteligente e conectado. Frequentemente são lançados dispositivos tecnológicos como computadores, notebooks, smartphones, smart TVs, assistentes virtuais e muito mais!

 

E você sabia que até mesmo as casas estão entrando nesse processo de modernização? 

 

Pois é, é a chamada automação residencial, que, basicamente, consiste em reformas (geralmente simples e rápidas) para que os lares fiquem cada vez mais tecnológicos, modernos, funcionais e úteis.

 

Sendo assim, separamos neste artigo os principais benefícios de uma residência inteligente, para que você possa entender melhor esse mais novo cenário. Por isso, acompanho-o até o fim e veja como o conceito de casa está mudando.

 

Tenha uma ótima leitura!

Casa inteligente: principais benefícios

Economia em suas contas

 

Investir em uma casa automatizada gera uma boa economia em suas contas no final do mês. Afinal, haverá uma maior eficiência nos processos residências.

 

Veja o exemplo abaixo (e que não é difícil de acontecer) para entender na prática:

 

Um dia você acorda atrasado (a) para o trabalho ou um compromisso importante. Você começa a fazer tudo correndo e logo sai de casa, porém esquece a luz acesa. Até você voltar, ela ficará lá, ligada e aumentando o valor da sua conta no fim do mês.

 

Agora com um sistema de iluminação inteligente, você simplesmente sairia do ambiente e a luz apagaria por causa de um sensor instalado ou ainda mais, poderia controlá-la por um aplicativo de celular. Além disso, também poderia programá-la para desligar em um determinado período. Nada mal, não é mesmo?

Maior comodidade e praticidade

 

Hoje em dia, uma comodidade que praticamente todo mundo tem em casa é o controle remoto. Afinal, não precisamos levantar do sofá ou da cama para mudar de canal, aumentar o volume, etc.

 

Agora você já imaginou controlar diversos aparelhos em único dispositivo ou em um aplicativo em seu smartphone? Com uma casa inteligente isso é possível!

 

E mais, existem também os assistentes de voz que, com alguns comandos ditos por você, realizam o que foi pedido de maneira simples e fácil.

 

Por exemplo, você pode pedir para acender ou apagar determinada luz, abrir ou fechar a cortina/persiana do seu quarto, ligar, desligar ou controlar o ar condicionado, e muito mais!

Segurança

 

Como sabemos, o Brasil não é dos países mais seguros do mundo. Por isso, a automação residencial também te ajuda nesse quesito.

 

Isso porque há sistemas e equipamentos tecnológicos que são responsáveis por funções realmente relevantes nesse aspecto.

 

Por exemplo, existem equipamentos que permitem o controle de fechaduras – como portas e janelas, há sistemas de biometria (basta cadastrar a digital) e também há diferentes tipos de câmeras que você pode controlar e visualizar com facilidade.

 

Basicamente, você consegue visualizar tudo o que está acontecendo em sua residência, tanto internamente quanto externamente, mesmo estando longe dela.

Sustentabilidade

 

Um outro aspecto positivo que envolve casas inteligentes é a colaboração com o meio ambiente.

 

Afinal, uma residência automatizada é mais eficiente e por isso gera um consumo menor de água, energia e gás, contribuindo então para a preservação de recursos naturais.

Considerações finais

 

Esperamos que, depois de ler este artigo, você esteja animado por fazer parte dessa nova era e que saiba agora como a tecnologia doméstica pode ajudá-lo (a) a desfrutar de um modo de vida mais produtivo e otimizado.

 

Se você começar a pensar em sua casa como uma personalidade, e não apenas como um local de abrigo, você desenvolverá uma conexão como nunca antes e se divertirá ainda mais com ela!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.