Principais canais de comunicação interna que as empresas podem adotar
A comunicação interna consiste na adoção de estratégias e ferramentas que facilitem a troca de informações dentro de uma organização empresarial. Por isso, quando se fala em comunicação corporativa, uma das primeiras coisas que vêm à mente são as soluções de tecnologia para empresa.
Para ter uma comunicação interna bem-sucedida, além de aproveitar os benefícios da tecnologia, a empresa deve pensar em soluções que tornem os seus processos e tarefas mais dinâmicos e funcionais.
Além disso, também precisa realizar um diagnóstico interno, que permita entender quais canais melhor se enquadram na realidade do negócio. Mas, afinal, quais são os canais de comunicação interna mais utilizados dentro das empresas?
Intranet
A intranet é um dos canais de comunicação mais utilizados dentro das empresas nos dias atuais. Trata-se de uma rede privada, de uso exclusivo em um determinado local, por isso só poderá ser acessada por pessoas autorizadas.
Com acesso restrito aos funcionários — um fator adicional de segurança para a empresa —, ela possibilita o compartilhamento de informações, novidades, produtos e tudo que for relevante para a organização e os seus colaboradores. É um centro de comunicação exclusivo entre um grupo de indivíduos.
Trata-se de um mecanismo que liga pessoas de diferentes departamentos, que muitas vezes não têm um contato próximo no dia a dia e que, por meio da intranet, podem acessar informativos e comunicações de interesse geral.
Rede social corporativa
As redes sociais transformaram a forma como as pessoas se comunicam. Totalmente integradas ao nosso dia a dia, as redes sociais corporativas vieram para transformar a comunicação dentro das empresas.
Muito embora não sejam tão difundidas como a intranet, as redes sociais corporativas estão ganhando espaço e aceitação entre os profissionais. Suas principais características são: ambiente de socialização, incentivo à colaboração e ferramenta de integração entre as pessoas.
Para a empresa, traz vários benefícios, especialmente engajamento e aumento da produtividade. O custo de implementação dessa solução é baixo, pois podem ser utilizados aplicativos na nuvem.
O mais interessante das redes sociais é que todos os funcionários podem colaborar, trazer informações e comunicados. Enquanto na intranet a comunicação é unilateral, nas redes sociais todos podem opinar e interagir de forma igualitária.
Quando se fala em comunicação corporativa, uma ferramenta que não pode faltar são os e-mails. Desde o advento da internet e do crescimento da mobilidade no ambiente de trabalho, o e-mail se tornou um dos canais de comunicação mais populares dentro das empresas.
Os e-mails são visualizados rapidamente e muito úteis para informar sobre novidades, agendar reuniões e discutir questões específicas de trabalho. Entretanto, o gestor precisa compreender que ele não pode ser o único canal de comunicação da empresa, devendo ser utilizado para questões mais operacionais.
O seu uso intenso e exclusivo (como canal de comunicação) pode gerar um fluxo de dados muito alto, o que diminui o interesse dos colaboradores em ler e acompanhar as novidades. Além disso, por não incentivar a colaboração e interação (como as redes sociais corporativas), ele não é tão eficiente como ferramenta de comunicação interna geral.
Mural
Mesmo que a tecnologia esteja presente em praticamente tudo o que fazemos hoje, os murais ainda são canais de comunicação interna que devem ser levados em consideração em razão da sua eficiência e intimismo.
Ele pode ser utilizado para transmitir informações rápidas, convites e até mesmo para compartilhar mensagens motivacionais. Existe uma infinidade de opções de murais e até mesmo portas de vidro que podem ser transformadas em mural de informações. Lembre-se de colocá-los em local visível e acessível a todos os colaboradores.
Videoconferências
Por fim, as videoconferências são canais de comunicação eficientes, especialmente em empresas que estão espalhadas em diferentes locais. Por meio delas os colaboradores conseguem se comunicar de forma síncrona, mesmo que não estejam fisicamente próximos. Pode ser utilizadas para anunciar informações importantes que precisam ser transmitidas “pessoalmente”.
A televisão corporativa, as revistas e os jornais também são canais de comunicação interna que funcionam bem em alguns modelos de negócio. Para entender quais os melhores canais para a sua empresa, faça um diagnóstico de perfil e necessidades e entenda que tipo de comunicação melhor se adapta à dinâmica da sua empresa.