Remarketing: conheça a importância
O remarketing está entre as mais importantes práticas dentro do marketing digital. Pode-se afirmar, inclusive, que o remarketing é uma das melhores estratégias com melhor taxa de conversão, uma vez que foca em um usuário que já foi impactado.
Na prática, o remarketing tem relação com fazer com que o cliente retorne ao funil, seja em caso de abandono de carrinho ou apenas de lead que ainda não se qualificou, ou seja, ainda não apresentou o envolvimento necessário com a marca para fazer negócio.
Por isso, quando se fala dessa estratégia, deve-se considerar que novos formatos e maneiras de conversar com o público podem ser a chave para atingir novamente aquele cliente que demonstrou o interesse, mas não prosseguiu.
Motivos pelos quais o remarketing é fundamental
Para fazer marketing não basta olhar apenas para frente. Olhar para trás, refazer e insistir no que se sabe que pode dar retorno, mesmo que um potencial cliente já tenha sido impactado, é uma forma de dar uma segunda chance à estratégia.
Quando dá certo, os ganhos podem ser enormes. E, por isso, é uma das estratégias mais eficazes dentro do marketing digital. Alguns motivos para isso são:
1. Novos formatos para atingir leads
Quando se dá uma nova chance para impactar um cliente que já embarcou em algum link ou em algum canal de uma empresa, é uma nova chance também para explorar novos formatos e mudar a estratégia que não deu certo na primeira vez.
Os negócios que possuem essa mobilidade de estratégias se beneficiam mais para fazer uma boa atuação de remarketing.
2. Cliente já interessado
Outro motivo que, com certeza, convence qualquer empresa a insistir na estratégia, até uma que faz ozonioterapia em cães idosos, apesar de os clientes não terem completado a jornada inicialmente.
Afinal, se uma pessoa já visitou a página, mas não foi até o fim, provavelmente houve algum interesse ali.
A grande hipótese é que sim. Sendo assim, é essencial aproveitar a oportunidade que já se sabe que o potencial cliente já teve algum apreço por aquele produto ou serviço.
Isso dá espaço para negócios, como de home care nutricionista, trabalharem a comunicação de forma mais assertiva, personalizada e chamativa, captando a atenção que faltou na primeira investida.
Dessa forma, aquilo que antes era trabalhar no escuro se torna muito claro e com chances muito maiores de conversão. Quando é possível enxergar o que o cliente quer e identificar a jornada em que ele parou na primeira vez, a intenção precisa ser fazer diferente.
Se fizer o mesmo, a chance de o cliente refutar o engajamento com a empresa de novo é bastante grande. Então, as frases escolhidas são muito importantes.
3. Menos custos para aquisição
Este terceiro e último ponto tem muito a ver com o anterior, uma vez que, quando se conhece os passos da pessoa e já se sabe que houve interesse em acompanhante de idoso noturno, o esforço para aquisição é mais certeiro. Isso porque:
- Maior interesse, mais chance de engajamento;
- Nova oportunidade de comunicação, novos olhares para a empresa;
- Cliente pode se sentir mais valorizado;
- A segunda tentativa tende a converter melhor.
E tudo isso significa menos necessidade de investimento na hora de captar e o cliente se converter ao seu negócio.
Considerações finais
Conseguir manter um cliente com interesse até o momento da conversão é um dos maiores desafios que uma marca pode enfrentar, mesmo que já tenha uma boa reputação no ramo de quarto planejado casal em L.
Por isso, o remarketing pode ser uma ferramenta essencial no momento de manter o cliente engajado, fazer com que retorne para o funil de vendas ou, ainda, que conclua uma operação que já foi iniciada, caso de abandono de carrinho.
Dessa forma, saber trabalhar o cliente que já foi impactado é um dos desafios que o marketing digital se propõe a ajudar a resolver, uma vez que esse lead faz com que o negócio precise lançar mão de novos formatos e estratégias no momento do remarketing.
Para que uma empresa faça sucesso, amplie suas vendas online e crie mais engajamento junto a seu público-alvo, uma boa estratégia de remarketing faz toda diferença, garantindo também que o custo de aquisição seja bem aproveitado e menor.