Você já parou para pensar como é importante identificar os stakeholders na Gestão de Projetos?
Foi com este objetivo, que este material foi produzido. Antes, porém, é preciso explicar o conceito Stakeholder.
O termo diz respeito as partes interessadas em um negócio, ou a quem sofrerá os impactos das decisões organizacionais.
Estas pessoas ou entidades podem ser: acionistas, ONG’s, colaboradores, comunidade e diversas outras.
Elas por sua vez, influenciam de forma direta ou indireta no Gerenciamento de projetos empresariais.
Para ajudá-lo a entender melhor, vamos debater este assunto, a fim de, esclarecer suas definições e aplicabilidades.
Fique conosco, até o final!
Como conduzir os stakeholders na Gestão de Projetos?
O resultado de um projeto é um somatório de forças entre os stakeholders envolvidos.
Contudo, a execução do mesmo apresenta um responsável direto pelas ações, é ele geralmente, o responsável por centralizar as informações e delegar as funções.
Este líder é responsável ainda, pelas seguintes observações:
- Reconhecer os stakeholders na Gestão de Projetos
Ou seja, um líder precisa identificar o lugar de cada um dentro do esquema do projeto.
E os stakeholders por sua vez, precisam ser inseridos e participarem ativamente, durante a sua execução.
- Assimilar a posição hierárquica do grupo de interessados
Este ponto é analisado para deixar claro a quem é necessário dar parecer do andamento do projeto.
- Traçar estratégias para engajá-los
Aqui, é necessário identificar em que especificamente, cada um tem interesse e tentar convencê-los de que serão atendidos.
- Fomentar o desenvolvimento do projeto
É preciso ter todos os stakeholders em harmonia para que um projeto seja bem sucedido.
Para isso, o gestor deve estabelecer um meio termo que contemple a todos.
Caso estas observações ignorem um ou outro integrante, o líder do projeto pode estar assumindo um grave risco.
Tanto na disseminação de pontos de vista, que possam contrariar os objetivos da empresa.
Quanto na obrigatoriedade de uma modificação no que havia sido planejado e que pode gerar prejuízos.
Para evitar estes transtornos, é preciso agir estrategicamente e estabelecer um diálogo direto com seus stakeholders na Gestão de Projetos.
Confira os 4 principais pontos de atenção neste contexto:
1- Qual o impacto dos stakeholders na Gestão de Projetos
Como foi dito anteriormente, os stakeholders constituem parte importante no Gerenciamento de Projetos.
Por isso, eles precisam ser amplamente avaliados, sob diferentes pontos de vistas, levando em conta os benefícios e os malefícios que podem apresentar.
Esteja atento a origem e às intenções de cada um. Assim, o projeto terá chances maiores de ser bem-sucedido.
Vale ressaltar ainda, que uma análise bem detalhada, se dá por meio de uma comunicação direta e eficiente.
Investigue quais tipos de resultados, os envolvidos pretendem atingir e quais as suas restrições quanto ao trabalho.
Enfim, levante e armazene todo tipo de informação, pois elas valem ouro no esquema de seu projeto.
2- Como gerenciar os stakeholders da sua empresa?
Você deve ter percebido até aqui, que um grupo de pessoas ou órgãos insatisfeitos, podem colocar um projeto inteiro, a perder.
Agora é preciso entender como gerenciar estes grupos, a fim de que, eles se tornem aliados e jamais, vilãos.
Isso é possível, quando a organização identifica as peculiaridades de cada envolvido e dá a eles, a devida importância.
Neste contexto, o passo a passo deve obedecer a seguinte ordem:
- Identificação;
- Planejamento;
- Gerenciamento;
- Controle das informações;
Abaixo é possível entender de forma detalhada, como agir em cada etapa do Gerenciamento de Projetos. Confira:
- Detecte os envolvidos
Nesta etapa inicial é preciso identificar todos os envolvidos no processo.
- Verifique as expectativas e interesses
Exponha aos envolvidos o real interesse da organização.
- Categorize os envolvidos
Aqui é preciso classificar os envolvidos quanto aos seguintes aspectos:
- Influência;
- Impacto;
- Interesse;
- Susceptibilidade;
Estas informações viabilizam um cruzamento entre elas.
A fim de que, os executores possam atestar a coordenação dos interesses dos stakeholders na Gestão de Projetos.
- Elabore um plano de abordagem
Cada parte interessada do grupo exige uma abordagem diferente.
Deixe esta formatação clara, logo no início da programação. Assim, ficará mais fácil levantar as informações necessárias.
Estas definições podem ocupar o campo ‘Gerenciamento de Partes Interessadas’.
Seguindo esta dica, dificilmente vão ocorrer erros de cálculos nas suas projeções.
Além disso, esta comunicação personalizada pode estreitar os laços com os stakeholders.
Para assumir o papel de líder de um projeto, é preciso adquirir conhecimento e vivenciar experiências.
Como forma de capacitação para se relacionar com os interessados.
3- Análise dos Stakeholders
A Análise dos stakeholders na Gestão de Projetos consiste em um processo criterioso de levantamento de dados.
Nela são apurados os benefícios, propósitos e propensões de cada um, para que tanto os riscos, quanto às estratégias sejam analisados.
Veja abaixo, os passos para se concluir uma análise:
- Determine os stakeholders na Gestão de Projetos. São vários, e podem ter maior ou menor importância, dependendo do contexto.
- Identifique o grau de importância de cada integrante. No geral, os envolvidos na execução possuem maior relevância.
- Entenda como os envolvidos podem colaborar ou prejudicar o andamento do projeto e busque formas de equacionar os problemas.
- Pontue o quanto cada envolvido pode influenciar ou mesmo, interferir nos interesses da empresa, com determinado projeto.
Não trabalhe de forma empírica, tenha estratégias de análises bem definidas. Além disso, é necessário compilar e armazenar as informações.
Liste todos os pontos que podem ser relevantes na hora de dar sequência ao planejamento.
É importante também, que estas informações sejam classificadas, de acordo com o seu grau de influência.
E o interesse que cada parte envolvida apresenta.
Conclusão
Os stakeholders na Gestão de Projetos precisam ser identificados cuidadosamente, levando em conta todos os fatores, debatidos amplamente neste material.
Os projetos exigem uma análise minuciosa para evitar erros, ou corrigi-los em tempo hábil.
Para que este mecanismo seja eficaz, é necessário que seu desenvolvimento seja destinado a profissionais amplamente competentes.
Muitos gestores julgam necessário terceirizar este serviço, devido à complexidade e pela experiência que exige.
Esta é uma boa opção para quem quer evitar erros e prejuízos aos acionistas.
Esperamos ter lhe ajudado com este conteúdo. E que você tenha prosperidade em suas finanças com uma gestão eficiente.