3 tendências atuais do mercado para ficar de olho

A COVID-19 provocou mudanças rápidas em escala global, atingindo famílias e empresas. A adoção de estratégias, como o lockdown e a quarentena, a fim de evitar a disseminação do novo coronavírus, exigiu que os negócios se reinventassem para responder às novas demandas.

Os impactos sociais e econômicos da pandemia ainda são incertos. Contudo, diferentes segmentos apostam que algumas mudanças impostas pela COVID-19 vão permanecer mesmo com a contenção da doença e o desenvolvimento da vacina.

Se você é daqueles que resistiam para vender ou comprar algo por meio do celular, veja algumas tendências que chegaram ficar e saiba como aproveitar cada ferramenta para facilitar a operação desejada.

Investimento em e-commerce

O primeiro semestre de 2020 registrou um crescimento de 47%, a maior alta em 20 anos. A pandemia intensificou um processo que já havia dado sinais de que viria para ficar: o comércio virtual.

Passados alguns meses desde a chegada do novo coronavírus no Brasil, clientes que ainda se opunham a comprar virtualmente tiveram que se arriscar para evitarem se expor a possíveis contaminações no interior das lojas físicas.

Mesmo com a chegada da vacina e a contenção da COVID-19, a nova moda de comprar no conforto de casa vai permanecer, segundo as previsões dos analistas do setor.

Por isso, investir no comércio virtual, além de estar atento a uma boa comunicação e marketing digital, viraram necessidades de primeira ordem para quem deseja se manter no mercado.

Personalização do atendimento

Uma das inúmeras vantagens trazidas pelo mundo digital é a possibilidade de manter uma comunicação personalizada com cada cliente. Criar uma lista de e-mails para manter os consumidores atualizados sobre as novidades do negócio é uma estratégia cada vez mais utilizada por quem deseja expandir e fidelizar a clientela.

Um levantamento realizado pela Pew Research Center mostrou que 92% dos internautas possuem contas de e-mail, e 62% deles acessam a caixa de mensagens diariamente.

De acordo com uma pesquisa da MarketingSherpa, o e-mail é o canal preferido por 72% dos usuários para receber ofertas e propagandas. Além disso, vale investir nas redes sociais, uma das ferramentas mais potentes para divulgar negócios e iniciativas.

Para isso, é preciso criar uma identidade visual e unificar o layout de todos os canais da sua empresa, estruturando-os com linguagem acessível e fácil manuseio pelo cliente.

Visão omnichannel

Esta expressão refere-se ao uso integrado de diferentes plataformas digitais, desde aplicativos em celulares até computadores, videogames e televisores. Esta tática vem ganhando cada vez mais adeptos para quem tem um negócio e deseja ampliar a sua clientela.

O principal objetivo do omnichannel é aprimorar a experiência de consumo para o cliente, estando disponível em todos os pontos de venda e relacionamento a que ele tem acesso. 

Levantar e processar dados de seus clientes, para verificar quais são as preferências de cada um, assim como a região onde o seu negócio atua, também é fundamental, podendo otimizar a distribuição de mercadorias e a organização interna.

Para construir um bom omnichannel, primeiro, elabore um perfil completo do seu público, com o objetivo de conhecer os hábitos de pesquisa e consumo dos clientes. Em seguida, invista em tecnologias, como as que permitem aos clientes visualizar o estoque das lojas físicas e virtuais.

É fundamental manter as informações sintonizadas entre os diferentes canais. Assim, elas estarão condizentes para o cliente que vai até à loja física ou aquele que prefere o e-commerce. A exibição de dados conflitantes tiram a credibilidade do negócio e passam uma imagem de desorganização, o que pode afastar consumidores.

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