Quais são os países que aceitam Bitcoin como moeda?

Era uma vez Edna, dona do seu próprio negócio. Um dia, ela atendeu Romeu e, no final, perguntou: “Qual a forma de pagamento?”. Ele respondeu: “Bitcoin, por favor”. Como a empreendedora sabia que morava em um dos países que aceitam Bitcoin como moeda, ambos saíram felizes! Fim da história!

 

Sim, esse texto começou diferente para mostrar uma realidade que pode ser a nossa em pouco tempo. 

 

Você, como uma pessoa que vive no Brasil, deve ter um contato íntimo com o nosso Real, que começou a circular em 1994. E quem não conhece o Dólar, moeda da maior potência do mundo, ou o Euro, dinheiro oficial de quase vinte países na Europa?

 

Estas moedas são conhecidas por bilhões de pessoas no mundo todo, mas em vários locais elas podem perder popularidade para o Bitcoin. Então, é mais do que natural que haja dúvidas sobre a aceitação do BTC pelas nações ao redor do mundo! 

 

É o seu caso? Então, saiba que está no lugar certo, uma vez que, ao longo deste texto, você saberá tudo sobre o futuro da principal moeda digital nos países. Por isso, vamos debater assuntos como:

 

  • a diferença entre o Bitcoin e as moedas nacionais;
  • os países que aceitam Bitcoin como moeda;
  • as nações que mais usam Bitcoin no mundo;
  • a revolução do Bitcoin na economia global. 

 

Gostou? Então, venha fazer parte deste debate com a gente! 

Bitcoin VS moedas físicas

Quais são os países que aceitam Bitcoin como moeda

Por que será que estamos falando sobre países que aceitam o Bitcoin como moeda e não nações que possuem o BTC como o seu dinheiro oficial? 

 

Bem, podemos começar falando que esse ativo foi a primeira moeda do mundo a ser descentralizada, ou seja, ela não é emitida por um Banco Central e não tem vínculo com a economia de nenhum país! O que isso significa? Simples: que o BTC não pode ser impresso ou produzido por um país. 

 

Vale lembrar que ele não pode ser impresso por ninguém, já que, além de ser descentralizado, o BTC é digital

 

Agora, você já sabe duas características fundamentais para diferenciar o nosso “ouro digital” das moedas tradicionais. Mas existem outro ponto que também o difere o Bitcoin das suas “irmãs físicas”: a sua mineração. 

 

Basicamente, para você “ganhar” um Bitcoin, você precisa de um computador muito avançado e de bastante energia elétrica. A plataforma do BTC libera alguns problemas matemáticos de extrema dificuldade. Conforme o seu PC os resolve, você ganha mais unidades da moeda digital. 

 

Então, a imagem que você possui de enormes impressoras fazendo novas cédulas de Real ou Dólar nunca acontecerá com o Bitcoin. 

Países que aceitam Bitcoin como moeda

Você sabia que El Salvador é o único país do mundo que tem o Bitcoin como uma das suas moedas oficiais? Além do Dólar, que era o principal dinheiro da nação salvadorenha, agora as pessoas podem sacar o dinheiro presente em suas carteiras digitais. 

 

Para implementar o Bitcoin como sua moeda, El Salvador aceitou que o valor da moeda digital seja estabelecida pelo mercado e suas variações diárias. Portanto, o câmbio entre BTC e o dólar é reformulado a todo instante. 

Por que fazer do Bitcoin a sua moeda?

Esta pergunta é superválida! Para respondê-la, temos três motivos: 

  • abertura para o comércio internacional. De acordo com as declarações do presidente de El Salvador, Nayib Bukele, no Twitter, o Bitcoin possui $680 bilhões de dólares em capitalização de mercado. Ainda segundo ele, se apenas 1% desse dinheiro fosse aplicado no país, seu Produto Interno Bruto (PIB) aumentaria em 25%;
  • aproximação da população salvadorense com as contas digitais. Bukele também afirmou que 70% das pessoas em El Salvador não possuem uma conta no banco, além de trabalharem em regime informal. Oficializar o Bitcoin seria uma maneira de aumentar a economia do país e facilitar a segurança de transações internas e de investimentos;
  • aumentar a facilidade para transação entre pessoas de outros países. Você sabia que 20% do PIB de El Salvador é de dinheiro enviado por pessoas de origem salvadorenha que moram em outros países, principalmente nos Estados Unidos? Então, nada mais justo que facilitar essa transação, o que pode ser realizado com o Bitcoin! 

 

A Lei foi aprovada pelo Governo e o Bitcoin pode ser considerado uma moeda oficial de El Salvador. Entretanto, uma pesquisa da Universidade Centro-Americana (UCA) e pelo Instituto Universitário de Opinión Pública afirmou que 9 em cada 10 salvadorenhos não conhecem esta criptomoeda ou sabem muito pouco sobre Bitcoin. 

 

Como será o futuro desta Lei? Só o tempo nos dirá! 

O Bitcoin e as criptomoedas pelo Mundo

O portal Chainalysis fez uma pesquisa que envolve a adoção global das criptomoedas em 2021. De acordo com este levantamento, os TOP 5 países que fizeram transações com moedas digitais são: Vietnam, Índia, Paquistão, Ucrânia e Quênia.

 

Nesta mesma pesquisa, o Brasil se encontra em 14º, logo atrás da China. Os Estados Unidos, por sua vez, estão em 8º e a Rússia em 18º. 

 

O portal ainda afirmou que o uso global das criptomoedas chegou a níveis extraordinários em 2021: 880% em relação a 2020 e 2300% em comparação com o final de 2019. 

Ainda vale a pena comprar Bitcoin?

Esta é uma dúvida recorrente para todas as pessoas que desejam fazer parte do mundo das criptomoedas. É sabido que a principal moeda digital do mundo sofreu uma constante queda no final de 2021 até o começo deste ano. 

 

Bem, se você ainda tem dúvidas, recomendamos que assista ao vídeo abaixo! Nele, você encontrará sete motivos para comprar Bitcoin em pleno 2022. 

 

Video: https://www.youtube.com/watch?v=djg4zVlN9-I

 

Mas, é impossível não pensar em como o Bitcoin foi o grande responsável por apresentar um mundo de possibilidades para todas as pessoas ao redor do mundo! Por meio dele, você pode:

  • proteger o seu dinheiro da inflação, já que o Bitcoin possui um número limitado de unidades disponíveis;
  • mandar seu dinheiro para qualquer pessoa em qualquer país, afinal, o BTC é sem fronteiras;
  • ter uma segurança maior com o seu dinheiro, pois toda transferência de Bitcoin é registrada em sua blockchain. 

 

Para finalizar, podemos afirmar que o Bitcoin é o grande responsável pela existência de outras criptomoedas, como o Ether e o Litecoin

 

Agora que você já conhece os países que aceitam Bitcoin como moeda, vale se questionar: será que mais nações irão colocar esta criptomoeda como seu dinheiro oficial?

 

Este artigo foi escrito pela Bitso, exchange internacional de criptomoedas na qual você pode comprar, guardar e vender os seus criptoativos.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.