Quando o seu e-commerce está crescendo, talvez seja o momento de trocar de servidor por um mais moderno e seguro. Mas para isso é preciso lidar com o desafio da migração de dados da plataforma. Aqui vamos apontar quais são os cuidados essenciais que você deve ter para realizar esse processo.
Muitos empreendedores acabam se perdendo e não tem noção de quando é o momento certo para trocar de plataforma. Eles também não sabem os riscos que isso pode gerar e como deve ser feito. Separamos algumas dicas para que você faça tudo corretamente, confira a seguir.
Qual é o momento certo para migrar de plataforma?
Mesmo que seja necessário, é importante entender que a migração é um processo de risco e deve ser feito com a ajuda de um planejamento bem detalhado. Também é necessário entender que há alguns motivos que justificam a mudança de plataforma de e-commerce.
O principal motivo dessa troca é a oportunidade de otimizar a experiência do usuário. Numa nova plataforma, você pode ter mais recursos para melhorar seu negócio em diversos aspectos. Essa é uma forma de aprimorar as principais métricas de conversão e vendas de uma loja virtual.
Então, se você quer tornar a experiência de seus clientes mais agradável, procure uma plataforma que lhe permita fazer uma customização profunda de layout, ofereça suporte técnico ativo e tenha otimização para dispositivos móveis.
Preserve os dados da sua empresa e de seus clientes
Todo e-commerce guarda inúmeros dados sensíveis como dados da empresa e de clientes. A cada transação realizada, mais dados são armazenados. E é preciso preservá-los para não ter nenhum contratempo.
Por isso, é importante verificar se a nova plataforma garante que o seu banco de dados fique intacto, através da importação automática de informações como o histórico de vendas, dos clientes e da descrição de produtos.
Em alguns casos, os dados precisam ser inseridos manualmente, o que é um processo bastante lento. Nestes casos, é preciso planejar a migração com antecedência, de preferência num período de baixa movimentação do site, durante a madrugada, por exemplo.
Busque uma plataforma que otimize a sua estratégia de SEO
Para que a sua loja virtual apareça para mais pessoas, é preciso construir uma boa estratégia de SEO. Assim, você pode conquistar tráfego orgânico e atrair mais audiência. Quanto maior o tráfego do seu site, maiores são os potenciais de vendas.
Porém, para isso deve-se pensar nas possibilidades de otimizar o SEO do seu e-commerce na hora de migrar de plataforma. Se você já tem bastante produtos cadastrados e mantém um blog, por exemplo, assegure que na migração, as URLs das suas páginas não sejam alteradas.
O ideal é que o endereço das páginas continue o mesmo após a migração, mas a plataforma precisa, pelo menos, fazer o redirecionamento automático para as URLs certas. Assim, você não tem de recomeçar a sua estratégia de SEO do início por conta do processo.
Planeje bem todos os detalhes
Os detalhes são importantes na hora de migrar de plataforma. Nenhum fator pode passar despercebido nesse momento, como por exemplo, o horário da migração, o ideal é que ele seja num período de poucas visitas.
Isso é importante, afinal sua loja não pode ficar fora do ar em nenhum momento. Assim, como já mencionamos, deve ser assegurado que todas as URLs continuem as mesmas.
Vale garantir também que o seu site atual seja salvo em backup. Isso será essencial, principalmente, nas semanas seguintes à migração. Assim, caso algo aconteça no seu e-commerce após o processo, você não terá perdido informações importantes e poderá colocar a versão antiga no ar, se necessário.