10 principais dúvidas sobre a elaboração de um plano de marketing
Se você é uma dessas pessoas que tem ‘sede’ por criação de conteúdo e adora ter a liberdade para expor sua arte às pessoas, o marketing é a ferramenta certa para isso. Nele você tem a oportunidade de satisfazer todos os bens que seu cliente procura e atender seus desejos, que muitas vezes não são realizados da maneira correta.
Mas para que isso ocorra de fato, poucas pessoas têm a ciência de que possior um plano de marketing é fundamental.Com isso, várias dúvidas surgem a respeito dessa ferramenta. Espero, com esse artigo, ter uma parte especial no excelente rendimento que sua empresa vai obter.
Desse modo, vou te apresentar as 10 principais dúvidas sobre a elaboração de um plano de marketing, que irão te auxiliar na hora de desenvolver seu produto ou serviço e, por consequência, a melhor forma dele atrair mais consumidores
- O que é o Marketing Mix ?
O conceito (4P ‘s do marketing) foi criado por Philip Kotler e reúne as quatro principais características que as pessoas que trabalham com o marketing precisam ter em mente, antes de lançar seu produto ou blog e eventualmente, ter um lucro considerável. São elas: preço, produto, promoção e praça. Abaixo entenda um pouco mais sobre cada uma delas:
- Preço
Como o nome já diz, é o valor que o produto final será pago pelo cliente. Todas as características acerca do pagamento do produto serão ‘discutidas’ aqui.
- Produto
Ele é o nosso conhecido ‘coringa’ no plano de marketing. Possui o intuito de buscar quais as necessidades o público tem mais carência.
- Promoção
Se refere em como a empresa vai retratar o potencial que o produto possui. Ou seja, quais as melhores técnicas serão usadas para promover a divulgação do produto ou serviço. Para ter uma ótima promoção, implemente as melhores estratégias possíveis.
- Praça
O conceito faz referência a qual rede de comunicação seu produto ou serviço estará disponível, para que as pessoas tenham acesso a ele. Você vai decidir qual é a melhor forma de comercialização.
Sobretudo, para que essas características funcionem, precisa ter em mente o melhor plano de marketing. É ele que vai te manter à frente de outras empresas e deixar seus concorrentes no ‘chinelo’.
Assim sendo, você deve estar se perguntando: ‘Mas como eu consigo ter o melhor plano de marketing à minha disposição?’ . Calma lá, não entre em desespero, pois serei seu mais novo guru de planejamento!!!
Pegue seu bloquinho de anotações e uma caneta, ou melhor, anote em seu próprio celular, para não ter a tristeza de perder esses dados valiosos!
- Qual planejamento é o mais recomendado?
De antemão, você precisa traçar quais são seus objetivos e quais os prós e contras que sua empresa possui. Para isso, análises SWOT são recomendadas.
- Qual a melhor implementação?
A dica é implementar a metodologia 5W2H, para não esquecer de nenhum objetivo anterior.
- Como saber se meu plano é eficaz?
Existe um excelente programa para te ajudar, ele se chama ROI. Nele você terá acesso a quanto de retorno investido sua empresa está tendo.
- O que envolve ter um bom plano de marketing?
A principal dica é conhecer seu público alvo e atender as necessidades de seus clientes. Além disso, saber como seus concorrentes trabalham é muito importante.
- É necessário trabalhar com personas?
Se você quer mesmo alcançar suas metas, sim. Criar perfis fictícios é fundamental para descobrir a melhor maneira de como se conectar com seus futuros clientes.
- Como criar um sumário executivo?
A maneira é bem simples. Basta que você inclua todas as definições de seu projeto e o quanto de esforço será necessário para atingir seus objetivos.
- O que é a análise de ambiente?
Além de ser o primeiro tópico do Plano de Marketing, resume todas as informações sobre a empresa. Ela vai determinar os caminhos e decisões para obter sucesso.
- Como definir minha marca?
Geralmente, ela é formada por um nome e um símbolo. Use da imaginação para transmitir ao público seu posicionamento no mercado.
- O que colocar em meu custo estimado?
Quais foram seus custos de criação, pessoal, confecção, materiais promocionais, entre outros.