3 dicas para abrir um marketplace
As vendas na internet crescem de modo expressivo. Para conquistar um espaço nesse mercado e garantir bons lucros com esse tipo de trabalho, uma ótima opção é abrir um marketplace.
Cada vez mais pessoas percebem os benefícios de realizar compras pela internet. Além de economizar tempo com deslocamento e ter o conforto de receber seus produtos em casa, a compra virtual possibilita economia de dinheiro para o consumidor.
Diante disso, muitos vendedores apostam nessa frente de trabalho para impactar cada vez mais pessoas e alcançar clientes no mundo todo. Afinal, pela internet é possível vender desde um automóvel até uma mini churrasqueira elétrica.
O marketplace é um excelente formato para essa necessidade. Por esse motivo se torna importante entender o que é um marketplace, como ele funciona e conhecer dicas que ajudam na abertura desse tipo de plataforma.
Entendendo o que é marketplace e como ele funciona
Os marketplaces estão cada vez mais presentes na internet. Por isso, saber o que eles são é essencial. Na prática, a tradução do termo “marketplace” é “lugar do mercado” ou “lugar de compras”, o que ajuda a perceber que ele se trata de um tipo de shopping virtual.
A estrutura de um marketplace envolve três partes: os compradores, vendedores e o dono da plataforma. Nesse caso, um cliente pode encontrar uma série de opções de empresas vendendo na página.
Enquanto isso, os vendedores desfrutam da grande audiência que um marketplace possui, e podem expor os seus produtos ou serviços em uma vitrine online de grande potencial. Já o dono do marketplace intermedia essas negociações e lucra com isso.
Para quem quer abrir um marketplace e criar uma ponte entre uma empresa que vende iluminação para varanda de apartamento e os seus potenciais clientes, por exemplo, pode colher benefícios como:
- Não se preocupar em fabricar os produtos;
- Não se preocupar em encontrar fornecedores;
- Não precisar manter um estoque;
- Não precisar criar processos de logística.
Isso acontece porque a função do marketplace é gerenciar negociações, aproximando clientes de empresas e tornando possível o processo de vendas entre elas.
Em geral, uma das funções do marketplace é investir em ações que tragam cada vez mais visitantes para a plataforma, o que quer dizer que é essencial que ele foque em promover a sua página por meio do marketing digital e de outras fontes.
Como montar um marketplace
Quem decide abrir um marketplace pode atender empresas e profissionais de diversas áreas, de modo que é capaz de conectar um professor que dá aula de saxofone alto com um aluno que busca esse tipo de serviço.
Para isso, é essencial saber como montar um marketplace, de modo que a construção dessa plataforma traga bons negócios para todas as partes envolvidas.
Escolher um segmento do mercado
Uma dica interessante para quem deseja abrir um marketplace é atuar dentro de um determinado nicho. Além de evitar concorrer com grandes players do mercado, é possível impactar diversas pessoas de modo mais assertivo.
Ao criar campanhas de marketing, por exemplo, o marketplace pode obter melhores resultados e conseguir realizar uma ponte de contato entre os vendedores e compradores com maior facilidade.
Investir em marketing e parcerias
Para conseguir que profissionais e clientes acessem a plataforma, é essencial que o marketplace invista em marketing. Isso porque se torna mais visível para o público de modo geral.
Além disso, é necessário criar boas parcerias para que mais vendedores queiram anunciar os seus produtos na plataforma. Por isso, a ideia é ter comissões atrativas e um plano de parceria que seja atrativo para esses empresários.
Fazer uma boa gestão
É fundamental que o marketplace tenha uma boa gestão para garantir que a plataforma possa crescer de forma constante e positiva. Isso inclui ouvir feedbacks e apostar em inovação.
De fato, assim como uma emrpesa de jazigo deve gerenciar bem o seu estabelecimento para atrair clientes, um marketplace pode ter muito mais resultado se gerenciar de maneira adequada o negócio, garantindo bons resultados para todos.
Considerações finais
O potencial que as vendas virtuais apresentam nos tempos atuais justifica qualquer investimento em um trabalho voltado para o ambiente virtual. Por isso, investir em projetos, como a abertura de um marketplace, faz todo sentido para quem quer garantir bons lucros.
Para isso, é essencial montar uma plataforma de qualidade, que ofereça uma boa relação entre os vendedores e clientes e que permita que todos saiam satisfeitos.