Marketing de mídia social 

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Marketing de mídia social. Com mais de 80% dos consumidores relatando que a mídia social, especialmente o conteúdo de influenciadores, impacta significativamente as decisões de compra, os profissionais de marketing de todos os setores estão impulsionando a evolução do marketing de mídia social (SMM) de uma ferramenta autônoma para uma fonte multifacetada de inteligência de marketing em um mercado cada vez mais público importante, e crescente.

Em 18 anos, de 2004 (quando o MySpace se tornou o primeiro site de mídia social a atingir um milhão de usuários) até 2022, o crescimento dramático dos canais digitais interativos levou a mídia social a níveis que desafiam até mesmo o alcance da televisão e do rádio. Foi um Bummm do marketing de mídia social. 

No início de 2023, havia 4,76 bilhões de usuários de mídia social em todo o mundo, mais de 59% da população mundial. À medida que o uso das mídias sociais aumenta, os profissionais de marketing de mídia social estão aperfeiçoando estratégias para capturar a vantagem competitiva significativa que o envolvimento com esse público-chave pode oferecer de maneira ainda mais rápida e eficaz do que o marketing tradicional.

O que é marketing de mídia social (SMM)?

Marketing de mídia social (SMM), também conhecido como marketing digital e e-marketing é o uso de mídia social, as plataformas nas quais os usuários constroem redes sociais e compartilham informações. Além disso, constroem  as marcas de uma empresa, aumentam as vendas e direcionam o tráfego do site. 

Além de fornecer às empresas uma maneira de se envolver com os clientes existentes e alcançar novos. Portanto, o marketing de mídia social (SMM) possui análises de dados específicas que permitem aos profissionais de marketing, contratar um social media para rastrear o sucesso de seus esforços e identificar ainda mais maneiras de se envolver.

Como funciona o marketing de mídia social:

À medida que plataformas como Facebook, Twitter e Instagram decolaram, as mídias sociais transformaram não apenas a maneira como nos conectamos, mas também a maneira como as empresas podem influenciar o comportamento do consumidor. No entanto, desde a promoção de conteúdo que gera engajamento até a extração geográfica, demográfica pessoal, informações que fazem as mensagens ressoarem com os usuários.

Plano de ação SMM: quanto mais direcionada for sua estratégia de marketing de mídia social (SMM), mais eficaz ela será. Se você contratar um social media, ele irá aplicar o seguinte plano de ação para criar uma campanha SMM que tenha uma estrutura de execução e métricas de desempenho:

  • Alinhe as metas de SMM para esclarecer os objetivos de negócios;
  • Conheça seu cliente-alvo (idade, localização, renda, cargo, setor, interesses);
  • Faça uma análise competitiva da sua concorrência (sucessos e fracassos);
  • Audite seu SMM atual (sucessos e falhas);
  • Crie um calendário para entrega de conteúdo SMM;
  • Crie o melhor conteúdo da categoria;
  • Acompanhe o desempenho e ajuste a estratégia SMM conforme necessário.

Vantagens e Desvantagens do marketing de mídia social:

Prós do marketing de mídia social:

A introdução do marketing de mídia social introduziu um novo conjunto de benefícios. As plataformas de mídia social fornecem um canal poderoso para alcançar e envolver um grande público, o que pode ajudar a aumentar o conhecimento e o reconhecimento da marca.

O envolvimento com os clientes por meio de canais de mídia social pode ajudar a construir relacionamentos mais fortes e promover a fidelidade do cliente. Muitas vezes, é uma opção menos dispendiosa do que os métodos tradicionais de publicidade, tornando-a mais atraente para empresas menores ou iniciantes.

A natureza do marketing de mídia social também traz muitos benefícios. Compartilhar links para seu site ou blog nas mídias sociais pode ajudar a direcionar mais tráfego para seu site e aumentar a probabilidade de conversões. Além disso, a mídia social oferece uma maneira de coletar feedback dos clientes em tempo real, permitindo interação instantânea e simplicidade na comunicação.

O marketing de mídia social também tem a vantagem de ser amplo, mas também direcionado. A mídia social pode ajudar as empresas a alcançar um público mais amplo e aumentar o engajamento por meio de compartilhamentos, curtidas, comentários e outras formas de interação. Isso é especialmente verdadeiro considerando quando os clientes encaminham conteúdo para não clientes. Por outro lado, as plataformas de mídia social oferecem uma variedade de opções de segmentação, o que significa que as empresas podem identificar dados demográficos, interesses e comportamentos específicos e fornecer conteúdo personalizado a esses públicos.

Contras do marketing de mídia social:

Embora repleto de benefícios, existem algumas desvantagens e complicações no marketing de mídia social. Construir uma forte presença na mídia social leva tempo e esforço, e os proprietários de empresas geralmente devem se envolver e criar conteúdo de forma consistente.

O marketing de mídia social eficaz requer uma compreensão profunda das várias plataformas, bem como a capacidade de criar conteúdo envolvente, analisar dados e tomar decisões baseadas em dados. Cada plataforma geralmente é especializada e requer seu próprio entendimento. Além disso, as plataformas de mídia social estão constantemente mudando seus algoritmos e políticas, o que pode dificultar a previsão e a manutenção do sucesso.

Embora a mídia social facilite a comunicação com os clientes, ela também fornece uma plataforma para os clientes expressarem suas reclamações e queixas publicamente. Isso pode ter a consequência não intencional de criar um fórum público que pode prejudicar a reputação de uma empresa se não for tratado adequadamente.

Por último, pode ser difícil entender claramente o retorno do marketing de mídia social. Medir a eficácia e o ROI do marketing de mídia social pode ser um desafio, pois geralmente envolve o rastreamento de várias métricas, a análise de conjuntos de dados complexos e a criação de suposições sobre por que os consumidores podem ter agido de várias maneiras.

Prós:

  • Pode ajudar as empresas a aumentar o reconhecimento da marca facilmente;
  • Oferece às empresas soluções mais econômicas com grande exposição;
  • Pode ser aproveitado para aumentar o tráfego do site e feedback em tempo real;
  • Pode ser aproveitado para engajamentos direcionados ou específicos.

Contras:

  • Pode ser demorado para configurar e manter;
  • Pode ser imprevisível, pois diferentes plataformas podem alterar algoritmos;
  • Pode resultar em feedback negativo exibido de forma muito pública;
  • Pode ser difícil entender completamente o verdadeiro ROI.

Conclusão:

Marketing de mídia social (SMM) é o uso de plataformas de mídia social para interagir com os clientes para construir marcas, aumentar as vendas e direcionar o tráfego do site. 

À medida que o uso de mídia social cresce em todo o mundo, tanto por meio de computadores quanto de dispositivos móveis, a capacidade de gerar vendas de certas populações de usuários é um negócio em crescimento, repleto de concorrência por visualizações e cliques.

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