SMS Marketing: Estratégia que funciona para atrair e fidelizar clientes

Você deseja entender por que está sendo bombardeado por mensagens SMS de lojas, restaurantes e e-commerce quase que diariamente? A resposta é bem simples: ROI (Retorno sobre Investimento, em inglês, Return on Investment). O SMS oferece aos anunciantes um retorno sobre o investimento maior quando confrontado a outras estratégias de marketing digital.

A era digital demanda ações personalizadas e contato direto com os clientes sem comprometer a sua privacidade. Embora isso possa parecer difícil, o marketing nessa forma é, na verdade, uma grande oportunidade para as empresas fortalecerem sua marca e aumentarem as oportunidades de negócios. Neste contexto, o envio de mensagens de texto contribui significativamente para aumentar o retorno sobre o investimento das empresas nos mais diversos segmentos.

O SMS cresceu ao longo dos anos e se tornou uma opção popular graças ao desenvolvimento nas vendas de smartphones no Brasil e ao fácil acesso à Internet móvel. De acordo com Anatel, o Brasil tem 228,39 milhões de linhas móveis em operação. Nos últimos cinco anos, a proporção de consumidores brasileiros que utilizam smartphones mais do que quadruplicou. Enquanto em 2012, 33% dos consumidores tinham um smartphone, em 2016 o percentual aumentou para 70%. Este resultado faz parte do “Google Consumer Barometer” (ferramenta que ajuda a entender como as pessoas ao redor do planeta utilizam a Internet), o que também mostrou que 59% dos brasileiros usam smartphones como a forma mais comum de acesso à internet.

Para ajudar a estabelecer a comunicação com os clientes, a empresa Comtele realizou uma pesquisa por SMS entre cerca de 5.000 dos seus clientes e descobriu que 91% deles preferem se comunicar através de canais digitais. Dos 3.940 clientes indagados sobre o canal de contato de sua preferência, a grande maioria, 65%, decidiu pelo recebimento de SMS. O e-mail ficou em segundo lugar com 21% da preferência, seguido pelo contato via telefone com 9% e, finalmente, o chat com apenas 5%.

Segundo Luis Marcelo Teixeira, fundador e CEO da Comtele, especializada em marketing digital há cerca de 10 anos, a razão da crescente fama do envio de SMS na publicidade é a enorme possibilidade de envios. Ao invés de um simples texto limitado a alguns caracteres, agora você pode enviar mensagens mais personalizadas e completas, por exemplo, inserindo links de sites ou landing pages para ser mais assertivo em suas campanhas de marketing. Outra diferença importante são as diferentes formas de medir resultados utilizando diferentes tipos de indicadores.

Segundo Rafaela Lima, Diretora de Marketing da Vivacy Semi Jóias, a utilização desta ferramenta para calcular resultados tem aumentado consideravelmente. Foi percebido que as mensagens de texto recuperaram a forma como a empresa falava com os clientes, permitindo uma comunicação mais casual e informal e dando à eles um senso de originalidade. Ela ainda afirmou que na sua empresa, até 39,6% dos contatos feitos através de mensagens de texto vão para o WhatsApp, serviços de chatbot e outras plataformas como o Messenger do Facebook.

Desta forma, o SMS aumenta o escopo e impacto do processo de compra e atendimento ao cliente, pois pode ser utilizado com muitas variáveis customizáveis, proporcionando um processo mais exclusivo e humano para o cliente. A satisfação do cliente é o objetivo de toda empresa, pois uma empresa só sobrevive com clientes satisfeitos que confiem nos seu serviços e produtos. Portanto, utilize as ferramentas disponíveis e melhore o contato e os resultados com os clientes.

Veja agora algumas estratégias de como utilizar o SMS no marketing de sua empresa:

Campanha de marketing SMS
Campanha de Marketing SMS

Três estratégias corretas para o SMS marketing

Como dito antes, é bastante compreensível que as pessoas estejam cada vez mais abrindo mão da versatilidade de um smartphone, pois ele as ajuda a resolver uma variedade de tarefas pessoais e profissionais. Quase tudo pode ser resolvido com este tipo de dispositivo hoje em dia. Com as seguintes estratégias, sua empresa saberá como aumentar sua lista de contatos com o SMS marketing.

Incentivar a interação em redes sociais

Sua empresa pode contar posts no Facebook, por exemplo, que mostrarão que é especializada em um determinado nicho de mercado. Ao utilizar o SMS para convidar os usuários a participar dessas posts, o comentário que eles deixarem aparecerá na sua rede de amigos e sua empresa será promovida no feed de notícias dos seus clientes.

As pessoas gostam de encontrar sites que incentivem uma busca constante por conhecimento e que lhes permitam melhorar certos aspectos de suas vidas. Portanto, se eles veem a sua marca como uma influenciadora digital, muitos a seguirão.

Oferecer promoções e ofertas especiais

Estes dois fatores são bastante atraentes e beneficiarão seu negócio, aumentando sua lista de contatos e o público que você deseja alcançar. Muitas pessoas vão compartilhar com seus amigos os benefícios que obtiveram ao adquirir um produto ou serviço especializado, e esta ação vai atrair usuários que queiram participar para obter os mesmos benefícios.

Criar um programa de fidelidade

Uma maneira de aprender como aumentar sua lista de contatos é proporcionar um programa de fidelidade. Neste caso, o SMS pode ser utilizado para informar os pontos acumulados pelo cliente para cada compra realizada, que podem posteriormente ser convertidos em desconto ou premiações. Isto irá aumentar o número de pessoas interessadas em fazer parte da sua lista.

Ficou impressionado com as possibilidades que o SMS Marketing oferece? Conhecia todas elas? Vai implementar algumas dessas estratégias? Conte-nos nos comentários e compartilhe com os amigos.

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