Marketing Online

Dicas para contratar um Freelancer Web Designer

maio 26, 2020

Se você deseja contratar um web designer, pode estar se sentindo um pouco sobrecarregado. Existem milhões de sites para este fim e como garantir que você não seja enganado ou acabe contratando um péssimo designer?

Diferenças entre Web Designer e Web developer

Antes de falarmos sobre o que procurar em um web designer, vamos falar sobre as diferenças entre um web designer, um desenvolvedor web. Esses rótulos não são definitivos, mas conhecê-los pode ajudá-lo a decidir de que tipo de profissional você realmente precisa no momento de criar seu site.

Em geral, um Web Designer é alguém que cria o visual do seu site (layout). Um designer trabalhará com você para escolher cores, criar logotipos, banners, discutir layouts para as páginas do seu site e criar modelos (que são imagens de como o site atual será exibido).

O Web Designer deve ter conhecimento sobre conceitos como frases de impacto, organizar o conteúdo do seu site e configurar layouts que atendam às suas metas e para o usuário final. Por isso, atualmente, falamos tanto em experiência e interface do usuário (UX/UI).

Um Freelance Web Developer é alguém que usa os “maquetes/protótipos” de um designer para criar um site funcional. Se o seu site for construído no WordPress, o desenvolvedor poderá personalizar um tema ou modelo existente para corresponder aos protótipos criados pelo Web Designer, ou poderá criar um tema completamente personalizado. Os desenvolvedores também podem adicionar funcionalidade a um site existente ou ajudar com questões como solução de problemas o que envolve o entendimento das linguagens de programação.

Algumas dicas para contratar um Freelance Web Designer

Se você leu tudo isso e ainda precisa de Freelance Web Designer para criar o design do seu site, veja cinco coisas a considerar na busca teste profissional:

1. O estilo do designer corresponde à aparência que meu site dever ter?

Passeie pelos portfólios de alguns designers, observando coisas como layouts, cores e logotipos. É como comprar roupas – algumas opções chamam sua atenção mais do que outras. Se você deseja um site muito moderno, não faz sentido contratar alguém cujo portfólio conta com projetos mais básicos e estáticos.

2. Quem criará meu site? O Web Designer ou o Desenvolvedor Web?

Muitos designers fazem parceria com um desenvolvedor para que os clientes paguem um preço apenas pelo design e pelo desenvolvimento. Outros podem fornecer modelos que precisam ser levados para outro lugar para serem codificados. Qualquer uma das abordagens é boa, mas você deve estar ciente dos custos envolvidos antecipadamente, para poder fazer um orçamento adequado e o tempo de entrega.

3. Que tipo de manutenção e meu site precisará? Posso fazer isso sozinho?

Os sites não têm um custo único. Sites precisam ser atualizados, principalmente se eles exigem plug-ins ou software de terceiros para funcionar. Seu designer pode oferecer serviços de manutenção ou pode encaminhá-lo a alguém que o oferece, ou você pode optar por aprender como manter seu site e fazer sozinho.

4. Que tipo de arquivos vou receber do Designer?

No mínimo, seu designer deve fornecer modelos no formato PSD (Photoshop) ou AI (Illustrator). Você também deve receber uma versão editável do seu logotipo que é PSD, AI, EPS ou PDF. Se quaisquer fontes, fotos ou gráficos premium forem usados ​​no design, você também deverá ter uma licença para uso. (É sua responsabilidade encontrar essas informações – não dependa de mais ninguém para lhe dizer como as fontes ou os gráficos são licenciados.)

5. O designer está sempre disponível se eu precisar de revisões ou alterações?

Ao contratar um Web Designer, você o está contratando para um projeto conforme definido em seu contrato (se não houver contrato, não o contrate). Isso não significa que o designer seja obrigado a fornecer serviços gratuitos por toda a vida. Descubra com antecedência os custos se precisar de alterações ou novos layouts futuros e lembre-se de que as taxas mudam com o tempo.

Conclusão

Um Web Designer poderá te ajudar em muitas coisas além da montagem do seu site, alguns sabem programas, editar imagens, vídeos, etc. Por isso é muito importante pesquisar por um bom profissional que tenha habilidades complementares para ajudar na criação do seu site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *