6 tecnologias que inovaram o mercado empresarial

O ser humano está em constante evolução e isso se reflete em suas atividades, especialmente as empresariais. Desta forma, as empresas estão sempre se transformando graças às inovações proporcionadas pelas pessoas que atuam nelas.

O destaque fica para as inovações tecnológicas, entre elas a maquininha de cartão de crédito e débito que mudou e ainda está mudando a forma como lidamos com dinheiro para realizar compras.

Conheça 6 tecnologias que inovam o mercado empresarial.

Por que investir em inovação?

A inovação eficiente e assertiva acontece quando todos na empresa são capazes de conduzir projetos de inovação, focados no conceito, técnicas e tecnologias que a empresa pretende adotar colocando-os em prática para gerar benefícios ao ambiente da empresa.

Portanto, a inovação dos processos depende de gerenciamento e de seu uso como recurso estratégico dentro da empresa. Diante disso, a empresa deve favorecer o acesso dos funcionários a novos conhecimentos, como cursos, palestras ou habilitações, a fim de facilitar o processo de inovação. 

Veja abaixo 6 tecnologias que inovaram o mercado empresarial.

6 tecnologias que inovaram o mercado empresarial

Abaixo apresentamos 6 tecnologias que inovam o mercado empresarial, mas vale ressaltar que existem muitas outras. E, principalmente, quando falamos em inovações tecnológicas, outras inovações vão surgindo constantemente, trazendo diversos benefícios para as empresas e para nossas vidas.

  1. Maquininha de cartão de crédito e débito

Os meios de pagamento eletrônico crescem diariamente o um dos principais motivos é a popularização da maquininha de cartão de crédito e débito. 

Segundo a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), o Brasil é um dos países com o maior volume de equipamentos de captura de transações com cartões. Devido a sua facilidade, cada vez mais as pessoas utilizam cartões para realizarem pagamentos, desde um cafezinho até mesmo compra de carros.

  1. Internet das coisas

A primeira vez que Mark Weiser propôs a ideia de conectar objetos usados no cotidiano à internet foi em 1991, na revista Scientific American. Mas somente 20 anos depois é que a Internet das Coisas se tornou realidade.

Para os varejistas, a Internet das Coisas permite entender o cliente e conhecer suas necessidades facilitando a criação de estratégias que ofereçam uma experiência memorável e personalizada, gerando aumento nas vendas e na lucratividade.

simplifica o gerenciamento do inventário e da cadeia de suprimentos, melhora a experiência do consumidor nas lojas físicas e maximiza o valor pago pelo espaço da loja.

Já em setores como o da indústria e da agropecuária, por exemplo, é possível reduzir custos, otimizar a produtividade e obter insights para a tomada de decisão utilizando sensores da IoT.

  1. Mídias Sociais

As mídias sociais, como Facebook, PInterest e Instagram, alteraram a forma como os consumidores interagem com as empresas. Inclusive, muitos consumidores recomendam produtos através das redes sociais. 

Logo, elas são importantes pois influenciam as decisões de compra dos consumidores, oferecem a possibilidade de colher opiniões sobre seus novos produtos e serviços.

  1. Computação em nuvem (Cloud Computing)

acessar arquivos e executar tarefas através da internet sem a necessidade de instalar softwares, já que os dados não estão na máquina e sim em uma rede.

Empresas como Netflix, Spotify e Airbnb, já utilizam esse recurso devido a seus benefícios. Entre eles:

  • Backup de arquivos;
  • Informação online e acessível de qualquer lugar;
  • Documentos compartilhados;
  • segurança dos dados;
  • Redução de custos.
  1. VoIP

A tecnologia VoIP (voice over IP) que permite a transmissão de voz e multimídia pela internet. Desta forma, é possível fazer e receber as ligações, utilizando uma conexão com a internet, sem necessidade de uma linha telefônica tradicional.

Assim, a comunicação das empresas ficou mais dinâmica, além de proporcionar mais facilidade e controle dos custos de telefonia.

Tipos de inovação empresarial

As inovações não param de surgir, mas no que diz respeito ao meio empresarial, existem quatro tipos de inovação. São elas:

  • Tecnológica: que abrange novas técnicas, equipamentos e softwares como um sistema PDV.
  • De produção: engloba técnicas práticas para produzir o produto final, de maneira mais assertiva, eficiente e eficaz.
  • Comercial: transformação na forma como o produto é comercializado.
  • Organizacional: mudanças na estrutura da organização de forma a melhorar e otimizar a rotina de produção.

Conclusão

O mundo empresarial está em constante transformação devido às inovações, principalmente, a nível tecnológico. Uma das principais transformações e que continua evoluindo é a maquininha de cartão de crédito e débito, tão presente em nosso cotidiano.

Neste artigo, apresentamos apenas 6 tecnologias que inovam o mercado empresarial, mas existem muitas outras, além daquelas que ainda serão desenvolvidas. Afinal, quando se fala em inovação, novas coisas são criadas para tornar nossas vidas melhores e mais fácil.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.