6 formas de monetizar aplicativos mobile
Com o crescimento constante da tecnologia em sociedade e o uso do smartphone para realizar todas as tarefas do nosso cotidiano, negar o poder dos dispositivos móveis é ser, no mínimo, ingênuo.
Visando expandir o mercado para esse público, muitas empresas passaram então a desenvolver aplicativos para oferecer seus produtos e serviços diretamente no celular do usuário.
Você está desenvolvendo um aplicativo para sua empresa e ainda não sabe como monetizar seu software? Então veja 6 possibilidades de lucrar com seu app no artigo de hoje!
-
Banners de publicidade com Admob
A alternativa mais comum hoje é oferece um aplicativo gratuito, porém com banners de publicidade dentro dele.
Se for criada uma segmentação correta em que seus usuários recebem anúncios apenas de serviços e produtos relevantes para eles, esse método é bastante eficiente.
Você cede o espaço do seu app para a publicidade direcionada, usando o Google Admob e as empresas pagam por custo por impressão.
O Google Admob é uma ferramenta do Google para criar ads e distribuí-los na rede de aplicativos afiliados, ou seja, o Admob permite inserir ads no seu app.
Desde 2013, o Admob já gerou mais de 1 milhão pago aos desenvolvedores e há mais de 1 milhão de anunciantes na plataforma, ou seja, você nunca vai ficar sem monetização.
Nesse caso, planeje bem o local dos banners para não afetar a experiência do usuário.
-
Vendas de produtos ou serviços
Muito comum em softwares de jogos e apps de e-commerce, outra opção é monetizar seu app vendendo produtos ou serviços dentro dele.
É possível oferecer tanto os produtos da sua loja como benefícios para o usuário que pagar, como um “boost” de jogo em troca de X reais.
Tente aprender a como ganhar dinheiro na internet como afiliado digital. Isto pode ser bastante útil.
-
Modelo Premium
O modelo Premium é uma das categorias mais comuns atualmente, pois com a mudança da interação do usuário online, os anúncios se tornaram coisas incômodas e indesejadas.
Como uma solução para isso, os aplicativos Premium são aqueles gratuitos nas app stores e que incluem anúncios, mas que dão a opção do usuário pagar um pouco a mais por uma assinatura que retire os ads da plataforma.
O principal exemplo disso é o Spotify que se tornou sucesso mundial e faz isso muito bem. O software de músicas oferece 30 dias de serviço Premium grátis como bônus para novos usuários.
Ao entregar uma parcela da experiência do app pago de forma gratuita, o usuário se acostuma com os benefícios de pagar pelo aplicativo e acaba decidindo aderir ao modelo Premium. Genial, não é?
-
App pago na app store
Essa opção definitivamente não é para qualquer público.
Monetizar um app tornando ele pago na play store é mais indicado apenas em softwares:
- Mais complexos de desenvolver;
- De menor concorrência de mercado;
- Que tiveram uma grande repercussão de lançamento na imprensa;
- Que são de um nicho muito específico em que o público está aguardando o serviço há muito tempo.
Na maioria das vezes que o usuário paga por um app, é porque ele reconhece a dificuldade de produzir aquele software, sendo mais comum que a comunidade gamer haja assim no lançamento de um jogo.
Porém, se esse for realmente o seu caso, se prepare para divulgações intensas com mídia paga e redução drástica do número de downloads do app.
-
Doações
Muito usado em casos de aplicativos de ONGs ou serviços de causas sociais reconhecidas, o último método é manter seu app por doações ou financiamento coletivo.
Nesse caso, é ideal que seu software já tenha mais visibilidade na mídia e defenda uma causa conhecida.
É fundamental divulgar e pedir doações, implementando plataformas como a PagSeguro no app e permitindo que o usuário doe sem burocracia.
Gostou de alguma das dicas? Então deixe seu comentário sobre qual você irá usar no seu app!