ERP e CRM: entenda o que são essas ferramentas, como funcionam e as principais diferenças entre elas

Para manter os processos internos em pleno funcionamento e otimizar o uso dos recursos disponíveis, a tecnologia pode ser uma grande aliada.

Dentre as principais ferramentas de gestão utilizadas para trazer mais eficiência às operações, destacam-se o ERP e o CRM.

Não importa o tamanho da empresa ou o mercado em que ela atua; a implementação do ERP e CRM pode ajudar a ter maior controle sobre os processos e maximizar o desempenho.

Neste artigo, vamos esclarecer todas as suas dúvidas sobre o que é ERP e CRM, para que servem essas ferramentas e principais vantagens para o negócio.

Além disso, você também vai conferir a diferença entre CRM e ERP.

ERP e CRM: o que é e para que serve?

Podemos definir o que é ERP e CRM como ferramentas de gestão que têm como objetivo organizar melhor a forma de conduzir diferentes aspectos do negócio e potencializar os resultados da empresa.

Entenda separadamente o que é, como funciona, para que serve e as principais vantagens do ERP e do CRM.

O que é um ERP?

A sigla ERP significa Enterprise Resource Planning. Em livre tradução, ERP significa Planejamento de Recursos Empresariais.

Trata-se de um tipo de software cujo principal objetivo é promover a integração da gestão de negócios.

A função do ERP é automatizar diferentes processos da empresa, integrando diferentes setores da organização, como:

  • Financeiro;
  • Recursos Humanos;
  • Logística;
  • Produção;
  • Vendas;
  • Contabilidade.

Para exemplificar o funcionamento de um ERP, sempre que uma venda é registrada, esse sistema envia as características do produto vendido para o estoque. Essa integração pode evitar, por exemplo, o desabastecimento e a compra excessiva desses produtos.

Vantagens de ter um sistema de ERP

Investir em um sistema de ERP pode trazer uma série de benefícios para a sua empresa. Dentre os principais, destacam-se:

  • Visão holística e ampliada dos diferentes departamentos da empresa;
  • Redução de falhas e retrabalho;
  • Otimização do tempo dedicado a atividades operacionais;
  • Aumento da produtividade.

O que é um CRM

CRM significa Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente.

Esse é um tipo de software que tem como objetivo automatizar processos e tarefas relacionados à maneira com que a empresa se relaciona com seus clientes.

O CRM funciona como uma robusta base de dados. Ele serve para coletar e armazenar dados e informações relevantes sobre os clientes de uma empresa.

Com o CRM, consegue- se acessar, por exemplos, compras anteriores, canais de comunicação de preferência do cliente, informações trocadas nas últimas interações, detalhes sobre o andamento de determinada negociação etc.

O software de Customer Relationship Management permite entender melhor o perfil comportamental do cliente para, a partir disso, definir estratégias que favoreçam a fidelização.

Quais são os tipos de CRM?

Existem alguns tipos de CRM, todos eles, normalmente, atuando de forma integrada nas empresas.

De maneira resumida, podemos dizer que:

  • O CRM operacional trata das operações de vendas e de atendimento ao cliente, mantendo cadastros de clientes, ordenando chamados e pedidos, além de guardar todas as informações relativas a contatos com clientes em um histórico. 
  • O CRM Analítico vai além, ele cruza esses dados com outros, como a performance de vendedores, quantidades vendidas, sazonalidade, perfis de clientes, hábitos de compra, e outros, proporcionando que a empresa analise tudo isso para a tomada de decisão gerencial.
  • O CRM colaborativo integra de forma inteligente as áreas comercial e de marketing da empresa, trazendo ainda mais dados e informações e permitindo que os profissionais de uma área tenham acesso aos dados gerados pela outra, de forma colaborativa e complementar. Isso  ajuda na tomada de decisões operacionais do dia a dia, trazendo mais produtividade.
  • Por fim, o CRM estratégico combina todos os anteriores em uma única plataforma que trará todas as informações que a empresa precisa para tomar decisões estratégicas.

Veja uma representação gráfica desses conceitos:

Vantagens de um CRM

A obtenção de uma plataforma de CRM pode representar alguns benefícios para a sua empresa, como:

  • Melhoria na qualidade do relacionamento com os clientes;
  • Agilidade no ciclo de vendas;
  • Aumento da retenção e fidelização de clientes;
  • Maior controle sobre o processo comercial.

Qual a diferença entre CRM e ERP?

A principal diferença entre CRM e ERP é que enquanto o primeiro trata de aspectos relacionados a marketing, vendas e atendimento, o segundo engloba o modelo de negócio como um todo.

O foco do CRM é o relacionamento entre a empresa e seus clientes. Já o ERP lida com diferentes áreas e processos da organização ao mesmo tempo, integrando os diferentes setores.

Dessa forma, o ERP permite que todas as áreas da empresa troquem informações e dados entre si, enriquecendo a tomada de decisão.

Outro ponto que esclarece a diferença entre esses dois tipos de softwares é que o CRM busca, basicamente, aumentar as vendas e otimizar esforços e estratégias para fidelizar seus clientes.

O ERP, por sua vez, se preocupa em tornar a organização mais eficiente em todas as áreas, aumentando sua produtividade em um nível interdepartamental.

Bom, agora que você já sabe mais sobre ERP e CRM, que tal investir nessas soluções tecnológicas?

Apesar de diferenças, ambas podem trabalhar em conjunto, potencializando os benefícios que tanto o ERP como o CRM têm a oferecer.

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