ERP e CRM: entenda o que são essas ferramentas, como funcionam e as principais diferenças entre elas
Para manter os processos internos em pleno funcionamento e otimizar o uso dos recursos disponíveis, a tecnologia pode ser uma grande aliada.
Dentre as principais ferramentas de gestão utilizadas para trazer mais eficiência às operações, destacam-se o ERP e o CRM.
Não importa o tamanho da empresa ou o mercado em que ela atua; a implementação do ERP e CRM pode ajudar a ter maior controle sobre os processos e maximizar o desempenho.
Neste artigo, vamos esclarecer todas as suas dúvidas sobre o que é ERP e CRM, para que servem essas ferramentas e principais vantagens para o negócio.
Além disso, você também vai conferir a diferença entre CRM e ERP.
ERP e CRM: o que é e para que serve?
Podemos definir o que é ERP e CRM como ferramentas de gestão que têm como objetivo organizar melhor a forma de conduzir diferentes aspectos do negócio e potencializar os resultados da empresa.
Entenda separadamente o que é, como funciona, para que serve e as principais vantagens do ERP e do CRM.
O que é um ERP?
A sigla ERP significa Enterprise Resource Planning. Em livre tradução, ERP significa Planejamento de Recursos Empresariais.
Trata-se de um tipo de software cujo principal objetivo é promover a integração da gestão de negócios.
A função do ERP é automatizar diferentes processos da empresa, integrando diferentes setores da organização, como:
- Financeiro;
- Recursos Humanos;
- Logística;
- Produção;
- Vendas;
- Contabilidade.
Para exemplificar o funcionamento de um ERP, sempre que uma venda é registrada, esse sistema envia as características do produto vendido para o estoque. Essa integração pode evitar, por exemplo, o desabastecimento e a compra excessiva desses produtos.
Vantagens de ter um sistema de ERP
Investir em um sistema de ERP pode trazer uma série de benefícios para a sua empresa. Dentre os principais, destacam-se:
- Visão holística e ampliada dos diferentes departamentos da empresa;
- Redução de falhas e retrabalho;
- Otimização do tempo dedicado a atividades operacionais;
- Aumento da produtividade.
O que é um CRM
CRM significa Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente.
Esse é um tipo de software que tem como objetivo automatizar processos e tarefas relacionados à maneira com que a empresa se relaciona com seus clientes.
O CRM funciona como uma robusta base de dados. Ele serve para coletar e armazenar dados e informações relevantes sobre os clientes de uma empresa.
Com o CRM, consegue- se acessar, por exemplos, compras anteriores, canais de comunicação de preferência do cliente, informações trocadas nas últimas interações, detalhes sobre o andamento de determinada negociação etc.
O software de Customer Relationship Management permite entender melhor o perfil comportamental do cliente para, a partir disso, definir estratégias que favoreçam a fidelização.
Quais são os tipos de CRM?
Existem alguns tipos de CRM, todos eles, normalmente, atuando de forma integrada nas empresas.
De maneira resumida, podemos dizer que:
- O CRM operacional trata das operações de vendas e de atendimento ao cliente, mantendo cadastros de clientes, ordenando chamados e pedidos, além de guardar todas as informações relativas a contatos com clientes em um histórico.
- O CRM Analítico vai além, ele cruza esses dados com outros, como a performance de vendedores, quantidades vendidas, sazonalidade, perfis de clientes, hábitos de compra, e outros, proporcionando que a empresa analise tudo isso para a tomada de decisão gerencial.
- O CRM colaborativo integra de forma inteligente as áreas comercial e de marketing da empresa, trazendo ainda mais dados e informações e permitindo que os profissionais de uma área tenham acesso aos dados gerados pela outra, de forma colaborativa e complementar. Isso ajuda na tomada de decisões operacionais do dia a dia, trazendo mais produtividade.
- Por fim, o CRM estratégico combina todos os anteriores em uma única plataforma que trará todas as informações que a empresa precisa para tomar decisões estratégicas.
Veja uma representação gráfica desses conceitos:
Vantagens de um CRM
A obtenção de uma plataforma de CRM pode representar alguns benefícios para a sua empresa, como:
- Melhoria na qualidade do relacionamento com os clientes;
- Agilidade no ciclo de vendas;
- Aumento da retenção e fidelização de clientes;
- Maior controle sobre o processo comercial.
Qual a diferença entre CRM e ERP?
A principal diferença entre CRM e ERP é que enquanto o primeiro trata de aspectos relacionados a marketing, vendas e atendimento, o segundo engloba o modelo de negócio como um todo.
O foco do CRM é o relacionamento entre a empresa e seus clientes. Já o ERP lida com diferentes áreas e processos da organização ao mesmo tempo, integrando os diferentes setores.
Dessa forma, o ERP permite que todas as áreas da empresa troquem informações e dados entre si, enriquecendo a tomada de decisão.
Outro ponto que esclarece a diferença entre esses dois tipos de softwares é que o CRM busca, basicamente, aumentar as vendas e otimizar esforços e estratégias para fidelizar seus clientes.
O ERP, por sua vez, se preocupa em tornar a organização mais eficiente em todas as áreas, aumentando sua produtividade em um nível interdepartamental.
Bom, agora que você já sabe mais sobre ERP e CRM, que tal investir nessas soluções tecnológicas?
Apesar de diferenças, ambas podem trabalhar em conjunto, potencializando os benefícios que tanto o ERP como o CRM têm a oferecer.