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Inteligência Artificial invade as lojas da Riachuelo

julho 13, 2019

Aquele futuro que parecia distante com a presença constante de inteligência artificial na vida das pessoas parece que finalmente começa a sair do papel.

Assim como outras lojas de departamento ou varejistas de moda, a Riachuelo iniciou a implantação de tecnologias para aumentar o nível de digitalização de algumas de suas unidades.

É importante lembrar que a Renner e a Hering já deram os primeiros passos e avanços utilizando a inteligência artificial para possibilitar o pagamento das compras diretamente no provador ou da realização de compras online dentro da própria loja física.

Seguindo nesta linha de inovação tecnológica, a Riachuelo tem a intenção de implantar Wi-Fi em suas lojas e permitir o pagamento das compras através da biometria facial. Contudo, esta tecnologia só estará disponível para os clientes que possuam o Cartão Riachuelo.

Neste sentido, Ricardo Cid, fundador do site bonsinvestimentos.com.br, alerta que hoje os clientes do Cartão Riachuelo já contam com a possibilidade de consultarem o extrato do cartão da loja através da internet e, inclusive, é possível solicitar a segunda via da fatura pelo site do Cartão Riachuelo, conforme explicado neste link.

Outro projeto de inovação digital da Riachuelo é a instalação de tablets e totens dentro das suas unidades. Sendo assim, o cliente poderá visitar uma unidade física, acessar a loja virtual da Riachuelo e encomendar um produto que não encontrou na própria loja. Adicionalmente, a promessa da empresa é a de que este produto encomendado virtualmente estará disponível para retirada na loja em um prazo máximo de 24 horas.

O objetivo é ampliar o leque de opções dos clientes, pois o estoque nas lojas físicas é limitado e é muito comum não encontrar determinadas peças e/ou tamanhos nas lojas. Com isso, a Riachuelo pretende fidelizar o seu cliente e evitar que ele procure uma concorrente para ter seu desejo satisfeito.

Dentro desta linha de inovação, a Riachuelo também possui um projeto de instalação de estruturas similares a armários, onde os clientes poderão retirar os produtos adquiridos pela internet na loja virtual sem a necessidade de enfrentar longas filas. Os clientes da Riachuelo receberão a indicação do seu armário e uma senha eletrônica para desbloquear e retirar o seu pedido.

A princípio, essas e outras tecnologias serão implantadas apenas em algumas unidades para que sejam realizados testes de aceitação entre os clientes. As lojas escolhidas para servirem como cobaia são aquelas localizadas na Avenida Paulista e na Rua Oscar Freire, ou seja, ambas em São Paulo.

O segundo passo é justamente aprimorar e implantar as tecnologias que tiverem um resultado positivo. Contudo, infelizmente, o tempo de implantação destas novas tecnologias pode demorar até 4 anos e serão gastos algumas dezenas de milhões de reais para tornar o futuro uma realidade para os clientes da empresa.

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