Videogames: o que é downloadable content (DLC)?
No universo dos games, os consoles vem ganhando força total, já que cada modelo apresenta uma memória de armazenamento maior. Entre as atuais produções de jogos, destaca-se o Xbox Series S. Pertencente a nona geração, é o mais acessível do mercado.
Dessa forma, é impossível falar sobre consoles e não citar o downloadable content (DLC). Dito isto, sabe o que significa? Será que são jogos extras? Ficou curioso para saber o que é? Descubra acompanhando a leitura.
O que é DLC?
A sigla DLC significa downloadable content, que ao ser traduzido para o português corresponde a “conteúdo para baixar”. É nada mais do que as expansões vendidas separadamente do jogo original. Elas estão somente disponíveis digitalmente. O intuito delas é acrescentar itens ao jogo como: cenários, armas, personagens e assim por diante.
Engana-se quem acredita ser uma tecnologia nova no mundo dos videogames, ela já existe há muito tempo. Um exemplo disso, é o The Sims que disponibiliza conteúdos extras no computador antes mesmo da nona geração de consoles.
Não são considerados jogos extras, todavia as suas atualizações se comparam a um livro, quanto mais forem compradas, mais novos capítulos serão adicionados na base do jogo. Especula-se que o surgimento do DLC aconteceu com o game de PC Total Annihilation de 1997. No entanto, a Microsoft foi a primeira a consolidar o termo com o XBOX.
Ao contrário do que é hoje, o download dos mapas e dos cenários eram oferecidos totalmente gratuitos. No entanto, a Xbox Live possibilitou parcialmente a gratuidade dos conteúdos adicionais aos jogos Halo 2 e Splinter Cell. Ainda assim, se achar algum content totalmente de graça, esteja ciente que não há muitas mudanças.
Onde comprar os downloadable content?
Com o desenvolvimento do videogame, hoje em dia, acessar a internet pelo próprio aparelho se tornou viável, pois sua utilidade se assemelha a de um computador. Assim, nunca foi tão fácil comprar os jogos, bem como os DLCs.
Se deseja efetuar compras para o seu Xbox, ps4, Nintendo Switch ou até mesmo o PC, a ação é a mesma, basta procurar as lojas online do próprio console para adquirir as extensões, mesmo se possuir as versões físicas do jogos.
Para entender melhor o funcionamento, a Microsoft lançou em 2017 uma biblioteca contendo diversos jogos para download, conhecida como Gamepass, popularmente “a Netflix dos games”. Trata-se de uma plataforma que oferece mais de 100 games, podendo ser logada pelo Xbox One ou PC.
Dentre as variedades de jogos disponíveis, encontram-se nomes de peso como The Witcher 3 e o GTA5. Além disso, cabe mencionar que a assinatura pode ser realizada mediante ao pagamento mensal ou trimestral. Procure pela plataforma online do seu console e veja as condições para uso.
Download content: Qual é o futuro dos jogos?
Sem dúvida, uma das vantagens fornecidas por este recurso é prolongar a vida útil do jogo. A outra, permite que os créditos do downloadable content sejam utilizados para compras in-games, tal como: a Virtual Currency do NBA 2k14 e o FIFA POINTS do Fifa 14.
Além disso, há oportunidade também de personalizar as roupas, cenários e personagens de jogos famosos, tais como:
- Mortal Kombat;
- The Last of Us;
- FPS (first-person shooter);
- Call of Duty;
- Battlefield.
Contudo, alguns acham controversas as excessivas atualizações dos games, principalmente aqueles que buscam jogos completos, em que possam concluir as missões. Já para o agrado de outros, é a chance que esperam para obter a continuação de grandes clássicos dos games.
Portanto, com os avanços tecnológicos, as vendas elevaram os lucros dos desenvolvedores e produtores de games. Compreende-se que o futuro do mundo do DLC não terá fim. Uma vez que essas extensões mostram os rumos e as proporções que os jogos tomaram, reafirmando cada vez mais seu espaço nesse mercado lucrativo e infinito dos games virtuais.