inss-digital
Novidades Tecnologia

Você conhece o INSS Digital?

julho 21, 2019

O INSS está realizando em todas as suas agências de atendimento a implantação de um novo modelo chamado de INSS Digital.

A ideia do INSS Digital é modernizar os serviços disponibilizados pelo órgão e promover a melhoria do atendimento aos segurados.

Mais de 1.000 agências do INSS já estão adotando este modelo de atendimento digital e nestes locais o cidadão precisa levar apenas os seus documentos para serem escaneados na data agendada do atendimento. Feito isto, o segurado do INSS receberá um número de protocolo para fazer o acompanhamento do seu pedido diretamente pelo site inss.gov.br.

O INSS Digital funciona atualmente em mais da metade de todas agências de atendimento do INSS, com destaque para as regiões Norte e Centro Oeste, onde 100% das agências já implantaram este novo modelo de atendimento.

Apesar de ser um avanço tecnológico, ainda existem muitas críticas em função do INSS Digital não ser um programa de atendimento totalmente remoto e exigir o deslocamento das pessoas até uma agência para iniciar o processo.

Algumas sugestões já foram dadas, como a possibilidade de enviar todos os documentos escaneados para o sistema do INSS através do próprio site ou diretamente no portal eletrônico Meu INSS.

O INSS se defende alegando que é importante receber os documentos em meio físico para verificar a autenticidade dos mesmos e evitar fraudes. Outro ponto destacado pelo INSS é que este atendimento inicial nas agências demora menos de 30 minutos e depois disso o segurado acompanha todo o processo pela internet.

Adicionalmente, o INSS informa que para a concessão de alguns benefícios o atendimento já é 100% digital e esta etapa de comparecimento às agências para entrega de documentação não é necessária, como no caso do salário maternidade.

Contudo, o INSS gosta de reforçar que o fato do benefício ser concedido diretamente através do portal “Meu INSS” o segurado deverá manter consigo todos os documentos que comprovem o seu direito, pois poderá ser solicitado o seu comparecimento às agências físicas para tal comprovação.

Esta é uma ótima notícia para todas aquelas pessoas que já perderam horas nas filas do INSS ou que tiveram enormes dificuldades para conseguir marcar o agendamento em função da falta de datas ou agências.

Portanto, se você tem direito a algum benefício do INSS, junte-se aos mais de 7 milhões de brasileiros que já usam o portal “Meu INSS” através do site ou aplicativo e confira se você não pode fazer todo o processo sem precisar sair de casa.

Esperamos que tenham gostado desta novidade tecnológica que apresentamos para vocês. Caso queiram enviar sugestões de pautas para a nossa redação, basta mandar uma mensagem através da página de “Contato”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *