Marketing B2B: confira guia completo

Com o avanço da tecnologia e o crescimento do universo corporativo, surgem diversos modelos de negócio e formatos possíveis. Quem deixa isso claro é o marketing B2B, voltado para empresas que comercializam com outras empresas.

Sigla para Business to Business, o formato de Empresa para Empresa consiste precisamente nisto, que é a estratégia de vender apenas para pessoas jurídicas, contornando as pessoas físicas enquanto consumidores finais.

Naturalmente, quando uma empresa que faz envelope personalizado para convite decide assumir essa estratégia, é preciso que ela adapte várias frentes, setores e departamentos do seu negócio, especialmente o marketing e as vendas.

Nesse sentido, se você quer compreender melhor como essas mudanças e adaptações se dão, por meio de um guia completo sobre o marketing B2B, que ajude você a entender os conceitos e a prática por trás disso tudo, basta seguir até o fim da leitura.

Características e importância

Antes de enumerar as vantagens e benefícios do marketing B2B, é preciso mostrar melhor alguns conceitos, características e a própria importância dele.

Basicamente, tudo começa no fato de que o cliente corporativo é bem diferente do cliente comum, em geral se mostrando muito mais técnico e exigente. 

A característica principal se dá na diferença entre aquilo que chamamos de venda de impacto e de venda consultiva. A primeira pode surtir efeito com o grande público, inclusive por meio de gatilhos mentais e psicológicos.

Já uma empresa que faz aluguel de impressora fotográfica, focando em outras empresas, portanto, precisa fazer algo mais consultivo e mais elaborado.

Para se ter uma ideia, hoje há corporações que só decidem se vão ou não fechar um contrato de compra ou de serviço com ajuda de seus diretores. Sendo que esses, por sua vez, contam com um Conselho Consultivo, que ajuda na hora de decidir.

Também não é incomum uma marca cotar qualquer serviço ou produto com várias empresas ao mesmo tempo, de modo que só vai sair na frente aquela que realmente tiver o melhor marketing B2B, bem exigentes em vários sentidos.

1. A fidelidade do cliente

Quando falamos em guia completo de marketing B2B, não podemos deixar de lado a vantagem de que, apesar do esforço ser bem maior, o cliente B2B é mais fiel.

Ou seja, ele demora para comprar de você, mas depois que isso acontece, seu negócio provavelmente ganhou um fã. Pode parecer um mero detalhe, mas não é.

No fim das contas, uma firma de adesivo personalizado para loja que faz isso acaba criando uma carteira de clientes muito mais sólida e sustentável.

Portanto, a sustentabilidade do seu próprio negócio acaba ganhando com isso, pois dali algum tempo, terá uma segurança maior. Ao passo que o cliente comum tem o costume de mudar de opinião com uma facilidade maior.

2. Maior ticket médio

Outro benefício indiscutível do marketing B2B é o fato de que ele lida com produtos ou serviços cujo valor agregado é maior em termos de ticket médio.

Ou seja, uma venda nessa modalidade pode demorar um pouco mais para sair, mas quando ocorre ela pode ser cinco, dez ou vinte vezes maior que a venda para o cliente comum.

Isso também gera um fluxo de caixa bem positivo, o que permite ter uma coluna de recebíveis bem maior e, claro, uma liquidez muito mais positiva.

3. Conteúdo e automatização

Por fim, outro benefício tremendo do marketing B2B é que ele acaba colocando a empresa em contato com estratégias de ponta, como a do marketing de conteúdo.

Hoje essa tática se espalhou pelo mundo todo e faz parte do que existe de mais eficiente e importante na comunicação das grandes marcas.

Um ponto interessante é que também é possível criar diversos formatos nessa modalidade, como uma empresa de cortinas de duas cores que pode investir no seguinte:

  • Artigos de blog;
  • E-mail marketing;
  • Redes sociais;
  • E-books;
  • Infográficos;
  • Newsletters;
  • Lives e podcasts.

Enfim, são diversos formatos que, com o tempo, vão tornar sua empresa uma autoridade no segmento, atraindo ainda mais firmas que buscam negociação B2B.

Por sua vez, esse benefício também alinha o negócio com as tecnologias mais importantes da área, sobretudo a da automação de processos.

O maior exemplo é o da implementação de um CRM (Customer Relationship Management), que faz a Gestão de Relacionamento com o Cliente, permitindo disparar e-mails em massa e salvar o histórico customizado de cada lead corporativo.

Considerações finais

O marketing B2B, voltado para a negociação entre empresas, traz vários benefícios incríveis para qualquer negócio.

Com o guia completo detalhado acima, vimos três pontos que são mais que suficientes para qualquer empresa buscar essa modalidade de modo seguro e assertivo

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