O mercado é das empresas digitais

Atualmente, conseguimos realizar muitas tarefas através da internet. Tarefas essas que, no passado, só podiam ser realizadas de forma presencial, como pagar contas, comprar produtos, entre outras.

Isso só é possível porque diversas empresas disruptivas surgem diariamente para pegar os mais recentes avanços tecnológicos e usá-los para resolver os problemas mais comuns dos consumidores.

Neste artigo, veremos o que são empresas digitais e como elas têm revolucionado o mercado de produtos e serviços com suas inovações.

O que é empresa digital?

Uma empresa digital, como o próprio nome sugere, é uma companhia que possui atuação na internet para manter as suas operações.

Vale notar que uma empresa digital não é necessariamente 100% online: ela pode divulgar seus produtos e serviços online e fechar vendas presencialmente, por exemplo; ou ainda, vender seus produtos online e ter um serviço de entregas, entre outros.

Por exemplo: a Apple vende produtos físicos, mas também vende serviços e aplicativos online, além de possuir loja física. A Amazon tem lojas online, mas possui seu próprio sistema de logística. Já o Facebook era 100% digital, até passar a investir em óculos de realidade aumentada (RA), um produto físico.

Isso mostra que o conceito é bastante amplo, e cada empreendedor deve decidir o quão digitalizada sua empresa estará. Mas uma coisa é certa: a internet é a maior vitrine do mundo, e uma empresa não pode estar fora dela se quer alcançar o sucesso.

Empresas digitais: as maiores do mundo

Atualmente, todas as maiores empresas do mundo são digitais. Basta ver as companhias com maior valor de mercado do mundo e fica claro que todas são disruptivas e tecnológicas.

A Microsoft, por exemplo, vende soluções digitais para empresas e consumidores, como sistemas operacionais, softwares de gestão, armazenamento em nuvem e jogos. O Google também atua nessas frentes, mas se destaca também com seus anúncios em seu motor de busca.

Já a Apple vende produtos eletrônicos (como iPhone, iPad e Macbook), além de estar entrando cada vez mais no mercado de wearables (com fones de ouvido, smartwatches e outros) e serviços.

O Facebook (atual Meta) é dono das principais redes sociais do Ocidente. Já a Amazon diversifica suas operações em varejo online, plataforma de computação em nuvem (o Amazon Web Services), serviço de streaming e outros.

Vale notar, no entanto, que elas não são concorrentes diretas: apesar de serem tecnológicas, cada uma oferece uma solução. Isso mostra como o setor ainda está em expansão e pode entregar muitas inovações.

Empresas digitais no Brasil

No Brasil, empresas digitais também têm ganhado muito destaque, oferecendo soluções em todos os setores.

O Nubank, o Banco Inter e outros grandes nomes trouxeram soluções inovadoras para o ramo de finanças, tornando o dia a dia de seus correntistas muito mais prático.

Empresas de entrega, como iFood e Zé Delivery, são capazes de conectar pequenos bares, restaurantes e depósitos com consumidores, o que permite uma entrega rápida e satisfatória para ambos os lados.

Grupos e empresas tradicionais do varejo, como Magazine Luiza e Via Varejo, também se destacaram após sua digitalização, chegando a cada vez mais clientes.

Esses exemplos são só alguns dentre as diversas empresas que têm crescido no Brasil através das inovações tecnológicas mais recentes.

A importância da digitalização de empresas

Cada vez mais, a digitalização de empresas é necessária. Isso porque estar na internet permite que mais pessoas possam ver seus produtos e serviços, aumentando seu potencial de faturamento.

Muitos pensam apenas em grandes empresas, como Google e Amazon, mas se esquecem de que basta atuar na internet para que sua empresa seja considerada digital.

Por exemplo: uma professora autônoma com CNPJ que divulga seu trabalho através das redes sociais já é considerada uma empresa digital. O mesmo para outros profissionais, como psicólogos, nutricionistas e advogados.

Mesmo empresas de setores mais tradicionais podem se beneficiar da digitalização, como salões de beleza, bares, restaurantes, mercados e outros.

Para se digitalizar, existem diversas formas: atuar nas redes sociais, fazer anúncios pagos para a sua empresa, criar um site ou aplicativo próprio, entre outros.

Cada profissional deve decidir como digitalizar sua empresa da maneira mais apropriada, de forma que esse processo consiga expandir seus produtos e serviços para ainda mais pessoas, aumentando seu lucro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.