4 importantes lições de marketing da indústria de cassinos online
Determinar a melhor maneira de reter e atrair novos clientes nem sempre é uma tarefa simples, mas felizmente existem vários lugares onde as empresas podem buscar inspiração.
Além de analisar o que os concorrentes praticam, elas têm a opção de lançar seus olhos mais longe e ver como as organizações de outros setores fazem isso.
Nesse sentido, uma indústria que vale a pena acompanhar de perto é a de cassinos online, um setor que está em franca ascensão no momento.
Mais que isso, o mercado de jogos de cassino experimentou um boom na última década e todos os sinais apontam para um crescimento contínuo nos próximos anos.
Um estudo da Grand View Research, uma empresa americana de pesquisa e consultoria, prevê que ele deve valer mais de US$ 102 bilhões em 2025.
Por se tratar de um setor competitivo e que sempre esteve aberto a inovações, os cassinos online são uma excelente fonte de ideias para aquelas empresas que desejam conquistar e fidelizar clientes.
Confira a seguir quatro lições de marketing importantes que pode aprender com a indústria de cassinos online.
A importância do celular
Oferecer serviços compatíveis com os dispositivos móveis nunca foi tão importante. O e-commerce brasileiro cresceu 22,7% no último ano, totalizando um faturamento de R$ 75,1 bilhões, de acordo com um relatório da Compre&Confie, empresa de inteligência de mercado.
Mais de 31 milhões pessoas no Brasil compraram produtos por meio de dispositivos móveis em 2019 e a tendência é que o número aumente ainda mais nos próximos anos.
Os cassinos online foram rápidos em identificar o enorme potencial dos sites e aplicativos móveis – e isso é algo que sua empresa também pode fazer.
Além disso, grande parte dos consumidores costuma começar sua jornada de compra em uma tela e terminar em outra.
Todos os principais sites de cassinos oferecerem uma navegação perfeita entre os diversos dispositivos como, por exemplo, a possibilidade de se começar um jogo no smartphone e depois terminá-lo no PC.
Promoções de boas-vindas
Utilizar as promoções certas pode fazer uma grande diferença na aquisição de clientes, e isso também é algo que os cassinos online entendem muito bem.
É muito comum que os sites ofereçam bônus em dinheiro e ofertas especiais de boas-vindas destinadas a encorajar os novos jogadores a experimentar sua linha de produtos, que vai desde jogos de slot a experiências de cassino ao vivo.
Vale avaliar se seu negócio poderia oferecer algo semelhante.
Uma avaliação gratuita ou um desconto para novos fregueses, por exemplo, pode ser exatamente o que sua empresa precisa para impulsionar a aquisição de clientes.
Diversidade de métodos de pagamento
Uma pesquisa recente da Paysafe, uma multinacional de pagamentos online, mostra como as atitudes dos consumidores em relação a métodos de pagamento mudaram nos últimos tempos.
O estudo aponta que mais da metade dos consumidores no Reino Unido usou novas formas de pagamento nos últimos 12 meses, sendo que 12% também usaram pela primeira vez carteiras digitais como a Apple Wallet ou Google Pay.
A maioria dos cassinos online oferece uma ampla variedade de métodos de pagamento como padrão já há algum tempo, de modo a reduzir a fricção no pagamento e permitir que os jogadores façam depósitos da maneira que for mais conveniente. Com o crescente interesse em métodos de pagamento alternativos, pode ser a hora da sua empresa considerar fazer o mesmo.
Amplo mix de produtos ou serviços
Especializar-se em uma área ou nicho específico pode ser vantajoso, já que é mais fácil construir um público fiel. Mas será que não há espaço para expandir seu mix de produtos ou serviços? Os sites de cassino não só oferecem diversos tipos de jogos, como também diferentes variantes. De versões temáticas a parcerias com marcas conhecidas, cada jogo possui uma abundância de temas e estilos.
Do mesmo modo, oferecer novos produtos e serviços junto com sua linha existente pode ser útil para atrair clientes e também garantir mais negócios com os existentes, além da possibilidade de aumentar seu ticket médio. Mas lembre-se: é importante sempre manter o foco no posicionamento da sua marca.
A indústria de cassino online segue em franca expansão e, como as lições acima demonstram, há muito a se aprender com os sites que operam nesse setor competitivo e inovador.