Marketing Digital para Negócios Locais: Atraia Clientes Próximos

Nos dias de hoje, é mais importante do que nunca que as empresas tenham uma forte presença online. Em outras palavras, elas precisam estar onde se concentra a atenção das pessoas, no celular e na internet, por exemplo. E, embora existam muitas maneiras de conseguir isso, o marketing digital para negócios locais é uma das mais eficazes.

Se você possui um negócio local, vende um produto ou serviço somente na região em que atua, uma lanchonete, restaurante, consultoria, dentista, entre outros, e quer levar o seu produto ou serviço para mais pessoas da sua região nós temos a solução!

A seguir você vai ver dicas valiosas que irão te ajudar a atrair mais clientes para o seu negócio e, o melhor, sem gastar muito!

  1. Google Maps

A primeira dica é fazer o seu negócio literalmente aparecer no mapa.

Estar no Google Maps é uma estratégia de marketing digital fundamental para negócios locais, para que seu negócio seja notado no mundo online. 

Quando alguém faz uma  busca por região, produtos ou serviços que empresas como a sua oferece, o google maps é, na maioria das vezes, a primeira opção para esta pesquisa.

Segundo o site Elife Brasil, estima-se que 96% dos brasileiros procuram empresas no Google antes de ligar para elas ou visitá-las. Nessas pesquisas que as pessoas fazem no Google, elas procuram por negócios locais próximos.

Veja só alguns exemplos de buscas reais que são feitas no google, utilizando as palavras padaria, restaurante e advogado como exemplo: 

“Padarias próximas a mim”

“Padarias próximas a minha localização”

“Restaurante próximo a mim” 

“Advogado direito do trabalho em Santos” 

Veja esta imagem de uma busca no Google utilizando o exemplo de padaria, quando começamos a digitar aparecem as sugestões de como as pessoas mais buscam:

E, é por isso, que reitero: seu negócio precisa estar cadastrado no Google Maps!

Cadastrado no Google Maps, as chances do seu negócio ser encontrado pelas pessoas aumentam potencialmente!

E o que você precisa fazer para aparecer no mapa?

É simples, basta  cadastrar sua empresa de forma gratuita no Google Meu Negócio. 

Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio ou Google My Business é uma ferramenta gratuita, que oferece uma maneira de conexão entre empresas e clientes.

Em outras palavras, é uma forma das empresas atraírem e interagirem com mais clientes, facilitando que as pessoas localizem informações sobre determinada empresa no momento das buscas online. 

Com um perfil no GMB, as empresas podem aparecer na Pesquisa Google e no Maps, responder a avaliações de clientes, publicar imagens e ofertas especiais e editar informações comerciais.

Nesta Ferramenta, você pode cadastrar diversas informações da sua empresa, como:

  • Horário de funcionamento; 
  • Serviços que você oferece;  
  • Fotos dos produtos;
  • Número de telefone;
  • Site;
  • Endereço físico;
  • Entre outras.

Fazer o cadastro é gratuito e bastante intuitivo, você só precisa clicar nesse link

Site do seu negócio

Este é o segundo passo para que sua empresa consiga ter mais visibilidade local e, consequentemente, atrair mais clientes, outra estratégia de marketing para negócios locais.

Se o seu negócio ainda não tem um site você pode estar perdendo excelentes oportunidades. 

Como ter um site gastando pouco? 

É possível criar um site no Google Sites, gratuitamente, nem mesmo a hospedagem e domínio possuem custos. Porém, se você busca algo mais personalizado, existe a possibilidade da compra de um domínio no registro.br. Você poderá gastar em torno de 40 reais por ano.

Saiba como aqui.

O Google Sites é uma plataforma que permite criar sites facilmente, usando ferramentas de arrastar e soltar para criar todos os aspectos da aparência, com a ajuda de modelos prontos. Basicamente, é só escolher um modelo e inserir os dados da sua empresa. 

É uma excelente opção para quem está começando!

A plataforma precisa de algumas informações para que as pessoas possam encontrar seu negócio e entender o que você faz: 

  • Telefone; 
  • Endereço; 
  • Chat;
  • Whatsapp comercial;
  • Links das redes sociais;
  • Produtos e/ou serviços oferecidos;
  • Imagens dos produtos;
  • Depoimentos de clientes;
  • Página sobre a empresa que fale sobre a missão e valores.

Esses dados precisam estar sempre atualizados!

Otimizar seu site para buscas locais

Para otimizar seu site para as buscas locais, basicamente, você precisa identificar, primeiramente, quais são as palavras locais relacionadas ao seu negócio, pensando em como as pessoas irão pesquisar seu produto ou serviço. 

Por exemplo, as pessoas buscam o que?  Dentista em Curitiba, advogado em Curitiba, encanador em Curitiba, marceneiro na região sul de tal cidade. 

Dessa forma será necessário fazer uma pesquisa, uma lista dessas palavras chaves. Uma boa alternativa é fazer uma pesquisa com seus clientes e possíveis clientes e descobrir o que eles procuram, encontrar quais são essas palavras. 

O próximo passo é inserir essas palavras dentro do seu site, dentro do seu conteúdo. Criando uma página, mais ou menos assim:  

Título da página: Consultório Odontológico em Curitiba. 

Conteúdo da Página: Está procurando um dentista em Curitiba? Olá, muito prazer! Eu sou o João da Silva, sou dentista formado e atuo como dentista há mais de 10 anos na cidade de Curitiba. 

Deu para entender a ideia? Você identifica a palavra chave e insere ela dentro do seu conteúdo. A palavra chave precisa ter relação  com seu produto ou serviço, então você coloca essa palavra dentro do seu site e pronto! É só aguardar os clientes aparecerem. 

Essas palavras chave vão funcionar para o  seu site, para o Google Meu Negócio e, até mesmo, para as redes sociais

Essa estratégia de palavras chaves faz com que o Google e outros buscadores leiam o seu site, entendam o seu produto ou serviço e, depois disso, eles começam a recomendar seu site para as pessoas que fazem buscas relacionadas ao seu negócio.  

Uma ótima estratégia não é mesmo?

Redes sociai – Facebook e Instagram

Uma estratégia muito importante é criar conteúdos para que a sua marca seja vista e lembrada. 

Criar conteúdos nas redes sociais, ou no site é muito importante para começar a gerar sua presença online, sua autoridade. Inclusive se você ainda não possui página no Facebook ou perfil no Instagram, faça isso!

Crie suas redes sociais e comece a movimentá-las, utilize a criação de conteúdo para estar sempre presente na timeline do seu cliente. 

Mas, atenção! Não divulgue só conteúdos de venda. 

A criação de relacionamento com as pessoas é imprescindível! 

As empresas precisam ser interessantes, gentis e mostrar que tem algo de valor a oferecer. Os clientes se sentem desconfortáveis com empresas que só tentam vender, sem apresentar seus valores.

Então crie conteúdo de valor para o seu público e, claro, você também tem o direito de vender, é só encontrar a dosagem certa no seu conteúdo. 

Influenciadores Digitais.  

E, para finalizar esta estratégia de marketing digital para negócios locais, uma dica que funciona muito bem, que está crescendo e sendo muito utilizada ultimamente, é trabalhar com influenciadores digitais.

O que é um Influenciador Digital? 

São pessoas que possuem influência no ambiente digital, são celebridades do meio online, seja no Youtube, Instagram, e geralmente, essas pessoas possuem seguidores bem engajados que confiam na palavra deles. 

Se um influenciador divulgar algo, falar que algo é bom, teoricamente seus seguidores tendem a levar em consideração a sua opinião. Isso funciona muito bem nos negócios locais.

Se você der uma pesquisada na sua região, vai encontrar alguns influenciadores e pode ser uma ótima opção para você divulgar o seu produto, ou serviço na sua região. 

Influenciador  Local

Uma excelente vantagem do Influenciador Local ou Micro influenciador, é que pode ser muito mais acessível do que você tentar fazer uma parceria com um influenciador de outra região. 

O influenciador, basicamente, se relaciona com o público. Então, fazendo uma parceria, ele usa o relacionamento dele com os seguidores para divulgar o seu produto ou serviço, é muito comum no ramo de alimentação, por exemplo, restaurantes, hamburguerias fazerem a parceria com o micro influenciador. 

Para iniciar um contato, te dou uma dica: envie um produto para ele.

Se ele curtir, vai divulgar para os seus seguidores. É algo que está muito em alta e que pode ser interessante para você e para sua empresa. Também existem influenciadores que cobram para fazer a divulgação, por isso, é preciso entrar em contato e negociar.  

Pesquise no seu mercado, principalmente, Instagram, Youtube, quais são os principais influenciadores na sua região, quais nichos eles atuam e veja a possibilidade de uma parceria. 

Indicação final

Todas essas dicas foram para você dar os primeiros passos no Marketing Digital para o seu negócio local. São estratégias simples, totalmente aplicáveis, independente do tamanho da sua empresa. 

Porém, se você quer se aprofundar ainda mais nesta área de Marketing Digital, conhecer mais sobre as estratégias que podem ser aplicadas ao seu negócio, aprender sobre funil de vendas, anúncios, dentre outros. 

Conheça o curso Marketing Digital – Fundamentos.

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