Marketing focado em crianças: como fazer?
Apresentar sua empresa de forma atrativa é uma tarefa para o pessoal de marketing. Através de estratégias legais utilizadas, é possível atrair esse público para sua empresa, tornando sua organização conhecida e fidelizando esses pequenos clientes.
Realizar um marketing focado em crianças, pode ser uma tarefa desafiadora, ainda mais considerando a quantidade de restrições e proibições que há quanto ao marketing para crianças. Você precisa estar atento a cada uma dessas proibições para não correr o risco de complicar seu negócio e saber quais estratégias podem ser tomadas a fim de promover a imagem da empresa frente aos adultos e crianças, já que são os adultos os tomadores de decisão.
Se você tem um comércio no segmento infantil, fique atento e descubra quais as melhores medidas que você precisa obedecer e quais as estratégias de marketing focado em crianças que você pode promover e fazer sucesso no mercado.
Publicidade infantil
A publicidade infantil pode ser caracterizada por qualquer divulgação de produto ou serviço voltado para crianças, com o intuito de vender para elas. Essa divulgação é proibida e sua empresa não pode nem pensar em realizar um marketing assim.
Essa publicidade antigamente, era feita no intuito de convencer as crianças da importância de determinado produto. Mas sabemos que não é a criança que compra o produto e sim, seus pais ou responsáveis, por isso, esse tipo de propaganda é proibido.
O foco na comunicação para a criança, deixando-a com vontade de adquirir certo produto, como brinquedos e alimentos, hoje precisa ser repensada. É possível atrair o público infantil, sem, contudo, fazer esse jogo que deixa pais somente como tomadores de decisão, além de causar atrito entre pais e filhos.
Entenda é possível atrair seu público infantil, sem realizar uma publicidade infantil proibida e fora dos parâmetros permitidos, utilizar meios anti éticos a fim de comunicar aos pequenos um determinado produto, só faz ressaltar uma imagem negativa da sua empresa, por isso, é preciso entender bem do assunto, a fim de promover a imagem da sua empresa de uma maneira transparente.
Verbos como “peça”, “compre” e “adquira”, são extremamente proibidos. A questão que torna esses verbos proibidos está no intuito de fazer a criança sentir que está no comando, e que é ela o consumidor, quando na verdade o processo de compra deve passar naturalmente por uma reflexão, que a criança ainda não é capaz, e uma tomada de decisão, que também não cabe a ela, já que o financeiro depende de seus pais.
O público infantil, não pode realizar determinadas tarefas de forma consistente, pois são vulneráveis e podem ser persuadidos com frequência.
Propagandas em canais de TV, que possuem o caráter de persuadir o público infantil são proibidas, desde 2014, pela resolução do Conanda.
Propagandas utilizando personagens animados ou que remetem ao mundo infantil ou que de alguma forma, chame a atenção das crianças é proibido.
Outra forma proibida é a venda casada. Comprar um produto condicionando-o a outro, é uma prática proibida, e isso vale para todos os públicos, não somente o infantil.
Quando o quesito é crianças, esqueça dizer “compre uma peça e leve a outra de brinde”. Uma prática mais do que proibida, abusividade. Corra disso!
Estratégias aceitáveis
É possível sim, realizar estratégias que consigam atrair o público infantil e tornar sua marca conhecida.
Uma empresa de sucesso é a Loja Pama Kids, que realiza estratégias que atraem o seu público e conseguem torná-los fiéis à sua marca, graças à credibilidade que passam.
É preciso atrair a clientela e fazê-los conhecer a sua marca e produto, oferecendo boas experiências para seus clientes, incluindo pais e filhos.
Um ponto crucial é fazer os pais entenderem a utilidade daquele produto, mostrando como é positivo para a criança. Esse ponto é bem interessante e dá uma noção não só de desejo, mas de necessidade.
Oferecer um produto que tenha uma estética, voltada para o público infantil é essencial para chamar atenção dessa galerinha, despertando o interesse na marca e na aquisição do produto.
Uma alternativa, é fazer propagandas voltadas aos pais, fazendo-os recordar do tempo em que eles eram crianças, afinal, todos nós temos experiências boas na infância e gostamos de recordá-las.
Essa estratégia é bem positiva, pois, você remete aos pais a um tempo cheio de saudosismo e, faz crescer um vínculo afetivo entre você, como loja, com os pais da criança.
Conclusão
O marketing digital pode promover a imagem da sua empresa, fazendo-a crescer e adquirir novos clientes, quando bem utilizada.
Há marcas e empresas que conseguem trabalhar positivamente com o marketing digital, de forma responsável e consciente, auxiliando os verdadeiros compradores e trazendo para perto de forma simples e agradável, as crianças.