Palavras-chave: como escolher as melhores?

Já não é novidade para ninguém como o Google e os demais buscadores se tornaram importantes no marketing digital. O que nem todo mundo sabe é qual a importância das palavras-chave, e como fazer uma boa gestão delas.

Conhecidas como keywords (em inglês), só o nome delas já ressalta um pouco da sua importância, não é mesmo? Elas são indispensáveis no Google, no Bing, no Yahoo (que são os mais utilizados no Brasil), como também em qualquer outro motor de busca.

De fato, toda pesquisa começa por aí, quando uma pessoa abre o navegador, entra no buscador e pesquisa por algo como aula de piano para iniciantes. Na prática, as pessoas tendem a se expressar da mesma forma.

Ou seja, mesmo que elas nunca tenham lido nada a respeito do que vão pesquisar, a tendência é que as pessoas acabem utilizando a mesma keyword, para os mesmos assuntos, produtos, serviços ou seja o que for.

Realmente, hoje em dia os buscadores se tornaram parte intrínseca do dia a dia na esfera digital. Seja para pesquisar onde almoçar no fim de semana, aprofundar um trabalho acadêmico ou encontrar uma empresa de cabeamento estruturado.

Contudo, mesmo que essas plataformas estejam tão disseminadas, e que seu uso seja tão facilitado e até intuitivo, nem sempre é fácil conseguir um bom posicionamento, ou compreender a fundo o comportamento do cliente.

Aliás, um erro muito comum é associar as palavras-chave diretamente ao SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização Para Motores de Busca), quando na verdade elas são igualmente importantes ao falar em Link Patrocinado.

O que só aumenta a importância de compreender o assunto. Afinal, não adianta nada criar os melhores conteúdos, ter o melhor site ou mesmo os melhores produtos/serviços do seu segmento, e ficar para trás por conta de uma questão técnica como essas.

Por isso mesmo é que decidimos escrever este artigo, trazendo os conceitos mais importantes da área, junto de dicas bastante práticas sobre como aplicar as estratégias.

Então, se você quer aprender como escolher as melhores palavras-chave e mudar seu marketing digital de patamar, basta seguir adiante na leitura.

O que exatamente são as keywords?

Tecnicamente, as palavras-chave nada mais são do que a forma como as pessoas se expressam no momento de fazer uma pesquisa em um motor de busca na internet.

É claro que os desenvolvedores desse termo e dessa função técnica se inspiraram em pesquisas anteriores ao surgimento da própria internet para isso, por exemplo a busca em dicionários ou enciclopédias.

Tanto é assim que o próprio ranqueamento da seção orgânica dos buscadores é baseado nas bibliografias acadêmicas. Ou seja, o que faz com que uma página tenha melhor posicionamento em relação a outras, são as “citações” que ela tem.

Hoje o link building leva isso em conta para garantir que uma página seja melhor posicionada. Também assim, quem vai se focar na gestão da palavra-chave precisa levar em conta todo elemento técnico que possa ajudar a compreender os buscadores.

Afinal, eles funcionam por algoritmos, que são justamente os parâmetros que vão se “comunicar” e fazer a ponte entre um site que acaba de ser criado/indexado, e as exigências da plataforma como um todo.

Portanto, visto pela ótica dos usuários das plataformas, a palavra-chave é um elemento fundamental de busca. Seja para encontrar um blog ou um e-commerce de envelopamento carros.

Já para quem se preocupa em conseguir um bom posicionamento nos buscadores, gerando conteúdo ou fazendo anúncios, a palavra-chave nada mais é do que uma estratégia a ser levada em conta desde o primeiro passo.

As palavras-chave e o funil de vendas

Não é possível falar sobre keywords sem mencionar o funil de vendas. Ele é que divide a jornada da compra, pela qual cada cliente seu passou ou vai passar, em etapas racionalizadas e fáceis de orquestrar.

É fundamental compreendê-lo bem, pois as palavras-chave podem e vão se relacionar profundamente com os estágios para os quais cada conteúdo vai ser criado, seja para SEO ou mesmo para Link Patrocinado.

As etapas tradicionais do funil são as seguintes:

  • Tráfego: público geral;
  • Conversão: visitantes;
  • Relação: geração de leads;
  • Prospecção: venda e fechamento;
  • Fidelização: clientes.

Agora imagine, se uma pessoa busca por entregas rápidas, é porque ela tem uma urgência, está sem tempo e certamente não quer esperar vários dias para a entrega ser realizada, concorda?

Com as etapas do funil é igual, e as próprias palavras-chave podem indicar isso. Como quando a pessoa utiliza alguma extensão do tipo “o que é”, que indica que ela ainda está no começo do funil, tentando entender melhor sobre aquele produto/serviço.

Já a extensão “valor”, pode indicar que ela já sabe do que se trata, e portanto está no meio do funil, apenas cotando e comparando as opções que o mercado oferece. A mesma situação vale para algo como “aparelho academia comprar”.

O funil ainda deixa claro por que as palavras-chave são tão importantes: é por meio delas que você vai não apenas fisgar cada um dos leads/clientes que virão até você, mas também é a arma que você tem para usar contra a concorrência.

De fato, hoje a internet se tornou algo como um shopping ou uma avenida comercial. Somente quem estiver bem ranqueado vai conseguir chamar a atenção do público-alvo, sendo que tudo isso começa nas keywords certas.

Por dentro das plataformas da área

Diante de toda a importância das palavras-chave, que já ressaltamos acima, não é difícil compreender que hoje já existam softwares, aplicativos e programas em geral inteiramente voltados para uma boa gestão desse universo.

Naturalmente, o próprio Google tem aquela que já se tornou a mais popular de todas as ferramentas da área: o Keyword Planner, ou Planejamento de Palavras-Chave, cujo nome já diz muito sobre sua função.

Com uma usabilidade totalmente intuitiva, para usar a ferramenta basta fazer login ou criar uma conta no Gmail. Ali é possível identificar quais variações de palavras são mais utilizadas, exportar planilhas e diagnósticos, e fechar uma estratégia.

Outro exemplo é o Google Trends, ou “Google Tendências”, que ajuda a afunilar ainda mais a preferência do público. Essa ferramenta indica as pesquisas transversais que são feitas, ou seja, de keywords que giram em torno de outras keywords.

Por exemplo, além de restauração de carros, você pode criar páginas para “tunar carro”, “equipar meu carro”, “modificar meu carro” e tantas outras opções.

Ainda é possível filtrar essas tendências por região e por períodos de tempo, garantindo que seu site esteja sempre antenado com o seu nicho de mercado.

Onde inserir as melhores keywords?

Depois de ter um planejamento completo sobre quais palavras-chave devem entrar em seu site (ou serem substituídas), é preciso saber inseri-las. Uma boa gestão costuma começar com algo entre 30 ou 50 keywords, mas é possível ir muito além com o tempo.

Na prática, o importante é lembrar que os buscadores não posicionam nenhum site integralmente, mas cada página é analisada de maneira isolada.

Desse modo, você pode estar bem colocado com a palavra “instalação predial elétrica”, mas não com as outras da sua área.

Então, é preciso trabalhar cada página como se fosse única, pois ela é sua principal maneira de conseguir fazer com que o seu site se torne referência quando aquela keyword for pesquisada. Os campos fundamentais para isso são:

  • Os títulos e subtítulos (H1, H2, H3);
  • As meta-tags e meta-descriptions;
  • Os títulos das fotos ou imagens;
  • O primeiro parágrafo do texto;
  • Repetições ao longo do texto.

É ao inserir as palavras-chave (que você estudou e confirmou serem as melhores) nesses campos, que os buscadores entenderão que é delas que você está falando.

Assim seus conteúdos começarão a ser ranqueados, proporcionalmente aos demais algoritmos que suas páginas forem capazes de atender.

Head tail vs. Long tail: o que é isso?

Dificilmente você vai ler algo sobre gestão de palavras-chave sem ouvir falar mais sobre essas palavrinhas em inglês.

Ao contrário do que a maioria pensa, não se trata apenas de “cauda curta” ou “cauda longa”, como a diferença entre “manutenção de jardim” e “quero fazer a manutenção do meu jardim”.

Na verdade, embora a long tail seja realmente uma versão mais longa da palavra, o foco dela é perceber que se trata de algo específico, assim você pode atingir pessoas que fazem esse tipo de pesquisa, desde que seja assertivo na escolha.

Já a head tail não é apenas uma “cauda curta”, mas como diz o termo, é a cabeça da estratégia. Ou seja, volta-se mais para o núcleo do termo, e por isso oscila entre duas ou três palavras comuns, exatamente como em “manutenção de jardim”.

Por isso, ao menos uma palavra dessas você precisa conquistar dentro do seu segmento.

Considerações finais e conselhos

Tudo isso deixa claro como as palavras-chave são fundamentais para qualquer estratégia de marketing de conteúdo.

Além das dicas que demos acima sobre como escolher as melhores, e como exatamente fazer com que elas tragam o ranqueamento esperado, há um conselho arrebatador.

Trata-se da sua geração de conteúdos. Seja para SEO ou Link Patrocinado, o importante é trazer um material realmente original e relevante, o que além de dominar os buscadores, vai colocá-lo na frente da concorrência.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.