SEO off e on page: entenda as diferenças

SEO é um conjunto de estratégias muito importantes para qualquer tipo de negócio. Dos menores aos maiores, há uma necessidade de aparecer no topo dos resultados nos buscadores, sejam eles o Google, Bing ou Yahoo.

O marketing digital veio para mudar a maneira como as empresas divulgam sua marca, produtos e serviços, bem como o modo que se comunicam com seu público.

Dentro deles, existem várias estratégias que são aplicadas com a finalidade de se autopromover e atrair a atenção dos consumidores.

Uma das maneiras de procurar um produto ou serviço está na busca pela internet, o que mostra como a relação de consumo foi modificada. Se antes as marcas iam atrás dos clientes ativamente, hoje são eles que as procuram. É aqui que começa o desafio.

Diariamente, milhares de páginas são publicadas na web, abordando os mais variados assuntos, e só têm destaque aquelas que são otimizadas.

Ou seja, a cada nova pesquisa, os primeiros lugares são ocupados pelas marcas que fazem o bom uso das estratégias em SEO.

Pensando em sua relevância e importância, neste artigo, vamos explicar o que é SEO, e quais as diferenças entre on page e off page. Confira!

Para início de conversa: o que é SEO?

SEO é um conjunto de estratégias que otimizam uma página, para que ela apareça entre os primeiros resultados de pesquisa.

Esta é a sigla para Search Engine Optimization, ou “otimização para motores de busca”, em português. Quando você otimiza sua página, ajuda o usuário a encontrar aquilo que estava procurando e sua empresa aparece facilmente para potenciais clientes.

Por exemplo, se uma empresa precisa contratar serviço de entrega motoboy, vai pesquisar nos buscadores e já nos primeiros resultados terá acesso às empresas que prestam esse tipo de serviço.

As organizações que trabalham com entregas e fretes com motoboy são fundamentais para que os produtos comprados cheguem até os clientes, principalmente agora que as vendas pela internet cresceram tanto.

Mas, voltando ao SEO, investir nessa estratégia tornou-se uma necessidade, tendo em vista que os usuários confiam mais nos links que aparecem na primeira página de resultados. É exatamente por isso que a maioria nem chega a visitar a segunda página.

Portanto, para otimizar seu site, é necessário empregar algumas estratégias, como uso de palavras-chave adequadas, site responsivo, URL amigável, marketing de conteúdo, dentre outros.

Contudo, uma fabricante de sacola ecologica personalizada, que garante um diferencial para os clientes de uma plataforma e-commerce ou ainda pode ser uma excelente opção de brinde, pode também fazer uso do SEO on page e off page.

É importante entender um pouco sobre cada um deles para que suas estratégias de marketing funcionem e seu negócio alcance bons resultados. No próximo tópico, vamos falar de cada um para que você possa usá-los do jeito certo. Acompanhe!

Diferenças entre o SEO on page e o off page

Vamos começar definindo SEO on page, que se trata de um conjunto de ações que tem como foco otimizar as páginas da web, para que elas se adequem às exigências dos motores de busca e sejam bem rankeadas.

A marca deve agregar valor único a cada conteúdo publicado, usando palavras-chave adequadas, que são os termos mais usados pelas pessoas em suas buscas.

Então, se um usuário procura por “empresa de demolição de casas” para garantir o procedimento correto para o sucesso de seu projeto, por exemplo, vai usar termos exatamente como estes em sua busca.

Seu objetivo é encontrar o estabelecimento que utilize os melhores equipamentos e conte com os melhores profissionais, para que tudo seja feito com mais segurança.

É papel das organizações voltadas a esse mercado, incluir esses termos nos conteúdos que publica. Além disso, precisam empregar outras ações, como o uso de site responsivo.

A responsividade de um site está atrelada ao SEO on page porque é uma otimização diretamente relacionada à página. É ela que garante que o site da marca seja acessado normalmente por qualquer tipo de dispositivo, seja este um computador ou celular.

Em outras palavras, SEO on page é toda e qualquer ação que diz respeito à estrutura do site e seus conteúdos.

Outra estratégia desse tipo de otimização é a produção de conteúdos de qualidade para atrair tráfego para o site e, com isso, subi-lo no rankeamento.

Por exemplo, um escritório de arquitetura pode criar um conteúdo dando dicas sobre design de interiores para sala de reunião.

Ter uma sala bem decorada é importante para garantir a produtividade e a tomada de decisões mais assertivas para uma empresa.

Esse tipo de material convence o visitante do site acerca da importância do trabalho realizado pela organização e prova toda a autoridade que ela possui. Além disso, o próprio Google valoriza conteúdos ricos, que podem assumir diferentes formatos, como:

  • Áudios;
  • Vídeos;
  • Imagens;
  • Infográficos;
  • Entre outros.

Agora, vamos falar um pouco mais sobre o SEO off page. Este diz respeito a todas as estratégias que são aplicadas fora das páginas da marca, e aqui já podemos entender um pouco mais sobre suas diferenças em relação ao on page.

O off page também ajuda a melhorar o posicionamento do seu site nos buscadores, uma vez que prova a relevância dele. É importante dizer que para o Google, a relevância de seus conteúdos não é o único fator de peso.

Uma imobiliária, por exemplo, precisa explicar as vantagens do aluguel de espaço comercial, como a economia de recursos, poder contar com uma boa localização e ter acesso a uma estrutura diferenciada para um negócio.

No entanto, o Google também quer saber como o site dela se relaciona com as outras páginas da internet.

Se ele é mencionado em outros endereços da web que não sejam da imobiliária em questão, e essas fontes forem confiáveis, o buscador classifica como conteúdo verdadeiro e sobe a posição do ranking.

Vamos supor que aquele escritório de arquitetura mencione essa imobiliária em seu conteúdo, para falar sobre decoração de espaços comerciais, de maneira rica e relevante.

O site mencionado vai se posicionar com referência para quem consumir o conteúdo, assim como para o Google.

Um belo exemplo de SEO off page é a construção de uma rede de links direcionadas para o site da sua marca. Para isso, são usadas as estratégias de link building e backlinks.

São formas de se relacionar de maneira positiva com outros sites e que contam muito para melhorar seu posicionamento.

Ademais, todo negócio, como uma empresa de entrega de documentos que garante a segurança de documentos confidenciais e seu transporte, deve entender quais são as diferenças entre esses dois tipos de SEO.

Tratam-se de duas faces de uma mesma moeda, pois mesmo sendo diferentes, elas interagem entre si e, por isso, devem ser trabalhadas conjuntamente.

Para você entender melhor, vamos dizer que no SEO on page você tem total controle das otimizações aplicadas em suas páginas, como publicação de conteúdos, criação de links internos, otimização de palavras-chave, edição de códigos, etc.

São ações que uma fabricante de estrutura de galpão, que produz um item essencial para a segurança e estruturação desse tipo de projeto usa para garantir bom tráfego e posicionamento.

Por outro lado, o SEO off page diz respeito a ações externas às suas páginas. São técnicas aplicadas fora do seu domínio, ou seja, fora do seu site.

Exemplo disso é o link building, que são outras páginas de empresas diferentes que criam links direcionados para o seu site. É uma forma de garantir mais autoridade. No entanto, essa ação precisa ser sempre monitorada.

Outras estratégias são as promoções e parcerias, que são duas empresas que trabalham juntas para atingir um objetivo.

Exemplo disso é o guest post, em que duas organizações criam publicações para dialogar com um público-alvo em comum.

Por exemplo, um estúdio para ensaio, importante para que bandas e cantores ensaiem seus repertórios e garantam a qualidade de suas músicas, pode fazer uma parceria de guest post com uma loja de instrumentos musicais.

Assim, ambas conseguem dialogar com suas personas e conquistar objetivos em comum, melhorando suas estratégias de SEO.

As redes sociais também são ações desempenhadas fora das páginas da empresa, e as promoções nessas plataformas alavancam o tráfego e melhoram o relacionamento com o público.

Em vista disso, podemos concluir que a principal diferença entre esses dois tipos de otimização está no fato de que enquanto o on page está focado nas ações que você mesmo realiza em suas páginas, o off page está focado em práticas externas a elas.

Conclusão

O SEO é uma necessidade hoje em dia para que o seu negócio seja encontrado na internet. Unindo seus dois conceitos, uma marca pode atingir excelentes retornos por meio da melhora de seu tráfego.

Ter um número considerável de pessoas que te encontrem no Google e outros buscadores é a maneira mais inteligente de conquistar novas oportunidades de negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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