Sazonalidade no e-commerce: saiba como se planejar

Acompanhar a sazonalidade no e-commerce é muito importante para plataformas que queiram se destacar. 

As datas comemorativas ditam a maneira como as vendas e as estratégias de marketing devem ser realizadas.

Seria estranho, por exemplo, se em plena época de Natal uma loja e-commerce não fizesse uma promoção para o período ou nem mesmo mencionasse o tema.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, vamos explicar o conceito e a importância da sazonalidade no e-commerce, seus benefícios e como se planejar para elas. Confira até o final.

O que é sazonalidade no e-commerce?

Sazonalidade é um tipo de organização do calendário que mostra períodos do ano em que as vendas aumentam ou diminuem. Em outras palavras, os produtos e serviços se sujeitam às flutuações de demanda.

A boa notícia é que esses períodos são previsíveis e a sazonalidade é importante para impulsionar as vendas, se preparar para as demandas, organizar o estoque e investir em um bom serviço de logística.

Por exemplo, no caso de uma loja de persianas verticais personalizadas, os períodos de sazonalidade podem se originar de diversas fontes, como:

  • Mudanças climáticas;
  • Datas comemorativas;
  • Períodos de crise;
  • Eventos.

A principal característica dos períodos sazonais são essas influências, e como exemplo de mudanças climáticas, podemos mencionar a mudança de estação.

Entre as datas comemorativas, temos Dia dos Pais, Dia das Mães, Natal, entre outras. 

Os eventos periódicos costumam ser olimpíadas, Copa do Mundo, e entre as crises, os problemas econômicos que nos deparamos constantemente.

Benefícios da sazonalidade para o e-commerce

Os produtos costumam apresentar ciclo de vendas, por isso, alguns comerciantes acham que não vale a pena investir. Só que esses períodos representam oportunidades de vendas, algo que, sem dúvidas, é muito vantajoso.

Em certas épocas do ano, as plataformas de e-commerce têm mais chances de vender e lucrar, pois são datas peculiares e que em alguns casos podem reduzir a concorrência.

Com isso, uma loja de uniforme para empresa de limpeza têm mais liberdade para precificar seus produtos.

Também é uma forma de conseguir bons descontos com os fornecedores, principalmente se os pedidos forem feitos em épocas em que as mercadorias apresentam baixa fluidez.

Outro benefício que se destaca é o fato de que a loja online consegue fazer muitas vendas e melhorar seus lucros em períodos em que o e-commerce tem mais dificuldade.

Mas, para ter acesso a todos esses benefícios, é necessário saber se preparar para os períodos de sazonalidade.

Como se planejar para períodos de sazonalidade

Existem algumas ações simples que ajudam o e-commerce a lidar com os períodos de sazonalidade e a lucrar com eles. E dentre as principais estratégias estão:

Conhecer bem as épocas

Se um fabricante de medalha personalizada compreende bem seu próprio funcionamento, saberá reconhecer as oportunidades e aproveitá-las, independentemente de ser um momento de alta ou baixa procura.

Uma forma de fazer isso é analisar os lucros de cada ano e saber quais foram os melhores ou os piores. Criar um cronograma também ajuda a se organizar, levando em conta a logística.

Se o negócio for novo, é possível obter o maior número de dados dos concorrentes e observar o comportamento de outras empresas nas redes sociais.

Ter um bom planejamento financeiro

É exatamente por causa da sazonalidade que o fluxo financeiro não é o mesmo todos os meses, como no caso das lojas de chocolate, que vendem muito mais na Páscoa do que no Carnaval.

Daí a importância de ter um planejamento detalhado, olhando com cuidado para os gastos e ganhos do ano todo, de modo a fazer com que as épocas de mais rendimento compensem as de pouco rendimento.

Segmentar bem o público

Assim como no caso de um fabricante de troféu de acrílico para personalizar, uma plataforma e-commerce precisa segmentar bem o seu público, visto que suas ações serão pensadas a partir deles.

Procure identificar o perfil da maioria de seus clientes, pois, desse modo, a linguagem e as estratégias de marketing digital serão mais assertivas, o que vai ajudar a aumentar as vendas em certos períodos do ano.

Considerações finais

Sendo assim, os períodos sazonais são muito importantes para as plataformas e-commerce e precisam ser bem aproveitados para aumentar os lucros da empresa.

Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre o assunto e como preparar a sua loja virtual para essas épocas.

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