Novidades

Redes sociais ao volante, não, obrigado

outubro 4, 2019

>Segundo dados da Detran PR, de todos os acidentes envolvendo vítimas ocorridos no ano passado, mais de 40% foram causados ​​por distrações dos motoristas. Por esse motivo, o Departamento de Tráfego lançou uma campanha para aumentar a conscientização sobre os perigos da distração, enfatizando o uso de telefones celulares.

Em sua campanha para aumentar a conscientização sobre os perigos da distração ao dirigir se concentrou no uso cada vez mais comum de telefones celulares para enviar whatsapp, tirar selfies ou enviar conteúdo para redes sociais enquanto dirigia.

Uma campanha na qual os motoristas poderão ver e ouvir mensagens informativas sobre o perigo de acontecer alguma coisa enquanto dirige. Reproduções sonoras de situações reais que podem ser vistas na estrada e que chamam a atenção para essa atividade crescente e perigosa.

As cunhas de rádio apelam para a necessidade de prestar total atenção à direção, portanto, o slogan usado para esta campanha é:  ao volante, 99% de sua atenção não é suficiente .

Além das mensagens de rádio, diferentes situações podem ser vistas na televisão que requerem atenção exclusiva para executá-las com sucesso. “ Lidar com coisas que podem matar exige toda a sua concentração. Ao volante, 99% da sua atenção não é suficiente . 

Da mesma forma, e levando em consideração a ênfase dada aos maus hábitos de alguns motoristas que acessam as redes sociais.

Essas estratégias talvez sejam a maneira mais fácil de alcançar os motoristas que usam suas próprias redes sociais enquanto dirigem, já que o perfil corresponde a um jovem, com menos de 34 anos, viajando sozinho, a caminho do trabalho e que usa o whatsapp parado em um semáforo.

Esse tipo de comportamento de mexer no celular enquanto dirigir ocorre com frenquecia, porque a maioria dos motoristas não sabem qual é a penalidade por usar o celular ou qualquer outro dispositivo enquanto dirige: 7 pontos na CNH, mais multa de R$ 293,47.

Para que isso não aconteça, é tão simples quanto seguir algumas diretrizes básicas ao volante:

1.- Crie um “modo de carro” no telefone. Defina o telefone para silenciar avisos e mensagens e, se possível, responder automaticamente com a mensagem “Estou dirigindo, ligo para você mais tarde”.

2.- Dois não conversam se um não quiser.

3.- Os semáforos não duram tanto tempo, não vou usar o celular para responder mensagens.

4.- Saia de casa “atualizado”. O carro não é o melhor lugar para ler as últimas notícias.

5.- A segurança vem em primeiro lugar. Não há nada tão urgente quanto proteger sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *