Tecnologia

Como testar sua velocidade de conexão à Internet ou velocidade de dados de celular

agosto 8, 2019

Quão rápido é a sua conexão com a Internet? Claro, o seu provedor de serviços de Internet lhe deu alguns números, e sua operadora de celular provavelmente diz que você está obtendo uma conexão 4G LTE. Mas o quão rápido ela é, na verdade?

Há uma boa chance de que você não esteja obtendo a velocidade de conexão à Internet pela qual está pagando, mas talvez você esteja. Veja como descobrir.

Como funcionado a medição de velocidade da conexão com a internet

Como testar sua velocidade de conexão à Internet

Você não pode confiar apenas nas velocidades de download que você vê ao baixar arquivos e fazer outras coisas normais. As velocidades de download que você vê dependem de muitas coisas, incluindo o servidor remoto e o número de “saltos” (roteadores da Internet) entre você e o servidor. Pode nem ser apenas a própria infra-estrutura da Internet – o servidor remoto só pode querer dar-lhe muita largura de banda de download, ou pode estar atolado.

Em vez disso, você precisará testar isso um pouco mais cientificamente. O ideal seria encontrar um servidor próximo a você, que tenha uma grande quantidade de largura de banda disponível. Você pode tentar fazer o download a partir dele e fazer o upload para ele, vendo o nível de velocidade de download e upload. Isso garante que você esteja apenas medindo a velocidade de conexão da última milha entre você e seu ISP com a maior precisão possível.

É por isso que você precisa de ferramentas dedicadas para medir sua velocidade de conexão.

Melhores práticas para teste de velocidade de conexão

Assegure-se de que apenas você esteja usando sua conexão com a Internet.

Alguém pode está assistindo um filme no Netflix na outra sala, ou está baixando arquivos via BitTorrent no computador?

Pause todos esses aplicativos que estão usando sua conexão antes de executar um medidor de velocidade de internet.

Certifique-se de que o aplicativo de teste de velocidade seja a única coisa em execução para medir com mais precisão.

Se a ferramenta não puder saturar sua conexão, os números que você verá serão baixos.

Em um smartphone ou qualquer outro tipo de conexão de dados móveis, basta garantir que o dispositivo não esteja fazendo nenhuma atualização de app ou carregando dados em segundo plano.

Meça mais de uma vez, de preferência em horários diferentes durante o dia. Por exemplo, você pode ter uma velocidade de conexão de Internet mais rápida durante a meio noite quando todos estão dormindo e velocidades de conexão mais baixas de dia quando seus vizinhos estão em casa trabalho e usando suas conexões de Internet.

Em um smartphone ou qualquer outro tipo de conexão de dados móveis, sua velocidade dependerá de quantas pessoas ao seu redor estão usando dados, bem como da qualidade do sinal em sua área e de outros fatores.

Movimente-se entre os testes de velocidade e você pode ver como sua velocidade de conexão varia entre diferentes locais.

Tal como acontece com uma conexão de Internet com fio, a hora do dia pode afetar as coisas, você provavelmente terá uma velocidade de conexão mais lenta na hora do almoço em área comercial, do que se experimentasse o teste de velocidade no mesmo local no domingo em casa.

Como testar sua velocidade de conexão

O processo real de medir sua velocidade de conexão é simples. O site para isso é o Speedtest.net, é esse que recomendamos que você use.

Uma rápida pesquisa no Google Story revela muitas outras ferramentas, mas o Speedtest é o mais popular entre eles.

Em um smartphone ou tablet o Speedtest.net está disponíveis. Faça o download dele na loja de aplicativos de sua escolha, ative-o e teste sua velocidade.

Lembre-se, que se o seu smartphone estiver conectado a uma rede Wi-Fi, o aplicativo testará a velocidade da rede Wi-Fi. Desconecte-se da rede Wi-Fi e ela testará a rede 3G.

Aviso: o uso de qualquer tipo de aplicativo de teste de velocidade envolve o download e o upload de alguns dados. Se você tiver uma quantidade limitada de dados para celular, isso será contabilizado no seu limite.

O aplicativo funciona tentando baixar e carregar dados na velocidade máxima por vários segundos, maximizando sua conexão. Ele pode usar até 20 MB de dados por teste de velocidade, ou até mais, quanto mais rápida sua conexão, mais dados ela usará. Leve em consideração.

Sim, existem outros sites e aplicativos de teste de velocidade por aí. Mas todos eles funcionam de maneira semelhante. Eles fornecem servidores próximos muito rápidos que tentam maximizar a conexão. Sob essas condições ideais, eles podem fornecer a você uma estimativa razoavelmente precisa de quão rápida é sua conexão quando se trata de upload e download.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *