5 dicas de como deixar a sua internet mais rápida

0

Quem nunca sofreu com a conexão de wi-fi ruim dentro de casa não sabe a sorte que tem. Mas se você está com esse problema e quer saber como deixar a sua internet mais rápida, saiba que existem algumas coisas que você pode fazer para resolver essa situação tão incômoda. E algumas dessas ações são bastante simples.

Agora, se o seu problema é a velocidade da internet, ainda mais agora que estamos passando mais tempo dentro de casa, não deixe de conhecer o combo Claro. Com ele, além de navegar à vontade, você terá mais opções de entretenimento e passatempos para a família toda. 

Mas como dissemos, existem alguns pequenos truques e adaptações que você fazer para melhorar a qualidade do sinal. Quer saber quais são? Acompanhe as nossas cinco dicas de como deixar o sinal da sua internet mais estável!

Como deixar a sua internet mais rápida com dicas simples 

Se você já passou da fase do clássico “desligue seu roteador, retire da tomada e aguarde 10 segundos para ligá-lo novamente” e não obteve nenhuma melhora, iremos lhe ajudar.

Mas se você ainda não tentou, faça isso! Pode parecer besteira, mas em muitos casos basta reiniciar seu modem para que tudo volte a funcionar corretamente. 

Agora, vamos às dicas:

1. Posição do roteador

A primeira coisa que você precisa saber é que as ondas de wi-fi não atravessam materiais como o cimento e o metal. Assim, é importante evitar locais fechados (como armários e estantes fechadas) e quanto mais no alto o aparelho estiver, melhor será a distribuição do sinal.

Se você não quer que os fios e o aparelho fiquem muito em evidência e a atrapalhem a sua decoração, opte pelos novos modelos que são mais discretos e são acoplados direto na parede, sem fios soltos à mostra.

Além disso, é comprovado cientificamente que o melhor local para instalar o roteador é o centro da casa. Por isso, se você está buscando formas de como deixar a sua internet mais rápida, fuja dos cantos!

2. Elimine os obstáculos 

É bastante comum vermos casas em que o roteador de internet fica ao lado do telefone, e essa é uma péssima ideia se o aparelho em questão for sem fio, pois ele pode provocar interferências na distribuição do sinal de internet. 

E se você quer saber como deixar a sua internet mais rápida, também recomendamos manter seu roteador longe de espelhos, aquários, televisão, microondas, fornos, telas de LCD, babá eletrônica e caixas de som. Além de todos esses objetos, qualquer outro dispositivo que tenha a função Bluetooth também causa interferências na sua rede.

3. Posição das antenas e do dispositivo 

Outra recomendação para quem deseja saber como deixar a sua internet mais rápida e tem aqueles modelos de roteadores com duas antenas é posicioná-las em direções diferentes: uma horizontalmente e a outra verticalmente. Assim, o sinal emitido por uma das duas será captado pelo receptor interno do seu celular, tablet ou laptop. 

Curiosidade: a posição desses mesmos receptores localizados dentro de seus dispositivos também interfere na queda ou funcionamento da rede. Ou seja, mudar de local ou a forma como você está segurando-o num momento de instabilidade pode fazer sim a diferença.

4. Atualização do firmware 

Essa dica pode parecer um pouco difícil (e até mesmo assustadora!) para quem não é muito familiarizado com a tecnologia e utiliza-a somente para navegar nas redes sociais. Mas calma! Antes de pular para o próximo tópico, você precisa saber que atualizar o firmware do seu roteador é mais fácil do que parece.  

E fazer essa atualização é importante porque, assim como outros dispositivos (computadores e celulares, por exemplo), o roteador também possui um ‘sistema’. E ele também precisa ser atualizado para receber melhorias na velocidade de transmissão do sinal, além de proteção contra invasões e demais questões de segurança.

Para fazer a atualização é bem simples. Primeiro você deve localizar o número do firmware, geralmente encontrado na parte de trás ou embaixo do roteador. Em seguida, basta colocar na busca do Google “atualização roteador + marca + modelo”. Lá você certamente irá encontrar um passo a passo completo, em vídeo ou texto, que irá lhe mostrar como fazer essa atualização.

5. Instale um repetidor de sinal

Se você quer saber como deixar a sua internet mais rápida e mora em um local muito grande ou com mais de um andar, é bastante provável que seu problema sejam os chamados “pontos negros”. Eles ocorrem quando duas ondas semelhantes se anulam, não permitindo que os dispositivos captem o sinal da internet como no restante da casa. Mas e o que fazer?

Para resolver isso é bem simples: a instalação de um extensor ou duplicador de sinal sem fio elimina as ondas estacionárias que causam o problema. Além disso, a configuração desses aparelhos é bastante simples.

Reunimos aqui cinco dicas simples de como deixar a sua internet mais rápida. Qual delas foi a mais útil para você? Tem algum truque já utilizado na sua casa que funcionou e não listamos aqui? Conte qual foi nos comentários. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.