Como criar um atendimento humanizado com o público B2B?

O modelo B2B se tornou uma prática comum atualmente, é extremamente benéfica para as empresas por conta de sua praticidade, rentabilidade, escalabilidade e previsibilidade. É um modelo de negócio sólido, que costuma se destacar principalmente por ser visto como algo a longo prazo. 

Mas afinal, o que é o B2B?

O próprio nome já é sugestivo para a descrição deste modelo, a sigla B2B significa business-to-business, ou se traduzirmos negócio para negócio. Ou seja, nada mais é do que a relação entre uma empresa com outra empresa. 

Por exemplo, vamos supor que eu possuo uma loja de varejo focada em materiais de construção e artigos para casa, e eu preciso comprar em grande quantidade e com serviço de instalação incluso de produtos como, por exemplo, uma coifa em aço inox. Então eu mantenho uma relação com uma loja atacadista que possua o que preciso para fecharmos o negócio benéfico a ambos. 

Então nada mais é do que o relacionamento sobre vendas de produtos e serviços entre uma empresa e outra. Essa prática é extremamente comum hoje em dia, trazendo diversos benefícios entre as empresas, que acabam complementando a necessidade de uma marca que acaba virando parceira dentro do ramo de negócios. 

O empecilho da metodologia B2B

Por mais benéfico que seja a adoção deste meio para seu negócio, o B2B é visto como algo extremamente formal e de pouca interação social já que falamos de uma negociação entre duas empresas com fins de alavancar vendas ou crescimento profissional. Por exemplo, você busca uma empresa atacadista que venda detergente clorado, então sua relação será direta e curta, buscando o produto e fechando um negócio de forma rápida e com pouca conversa.

Muitas vezes, você acaba nem tendo contato com uma pessoa física, e acaba conversando com chatbots, Sacs automatizados e mensagens gravadas, fazendo com que sua relação fique ainda mais direta e objetiva. 

Hoje em dia, isso pode ser visto como um ponto negativo, já que a relação interpessoal tem crescido muito nos últimos anos. Ainda mais após a pandemia, as pessoas sentem necessidade de uma interação mais profunda e uma abordagem mais empática. Isso se aplica também dentro do mercado de trabalho. A necessidade pela comunicação humanizada vem sendo uma tendência no último ano. 

Como implementar a humanização do atendimento B2B?

O primeiro passo para humanizar seu atendimento é lembrar de que existe uma pessoa do outro lado da linha, mesmo que seja uma “comunicação entre empresas”, o diálogo sempre é feito por duas pessoas. Por isso é importante sempre que der, eliminar qualquer tipo de automatização existente na comunicação e conversar com a pessoa sem barreiras robóticas.

Desta forma, é mais fácil de você entender quais são as necessidades e desejos que a pessoa precisa para o negócio dela. Como por exemplo, estou abrindo uma empresa física em que preciso de uma ACM fachada para a minha loja, me sentirei mais confortável se tiver um atendimento humanizado que possa me ajudar na escolha do tamanho, cor e modelagem. 

Uma segunda dica é sempre manter a relação B2B aquecida, ou seja, manter o contato e a proximidade entre vocês sempre em dia. Gravar alguns vídeos ou mandar mensagens de áudio e mostrar a equipe que trabalha junto com você na empresa são algumas sugestões que podem manter a proximidade. 

Afinal, com isso você fornece um rosto para o seu negócio, e torna tudo mais humanizado a partir do ponto em que vai mostrando um pouco do seu cotidiano, de quem está ao seu redor e de suas feições. 

Por último, é sempre importante balancear o formal com o casual e obter seu próprio estilo. É fundamental não ser totalmente despojado, afinal ainda falamos de uma comunicação B2B, porém, se você conseguir balancear o lado mais empresarial com algo mais descontraído, talvez monte um estilo único e extremamente eficaz na sua comunicação. 

No final, um atendimento mais humanizado é uma das chaves para o sucesso na metodologia B2B, afinal, saber lidar com o público desta modalidade de forma humanizada, é um dos segredos para que as relações pessoais cresçam da mesma forma em que o lado profissional exploda de maneira exponencial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.