Como criar uma campanha de e-mail marketing?
As campanhas de email marketing são essenciais para impulsionar os resultados nas vendas de uma empresa. Isso porque tem alta eficiência em gerar retornos sobre os investimentos, logo, é comum que muitos gestores busquem informações para criar uma campanha de email marketing com sucesso.
Aliás, vale destacar que essa estratégia pode gerar bons retornos em qualquer empresa, independente do ramo de atuação, sejam em serviços de construção civil, manutenção de geradores, fornecedores de cosméticos, entre diversos outros.
Mas afinal, como é possível criar uma campanha eficiente?
Antes de tudo, é imprescindível começar com um planejamento, além de compreender as formas de criar conteúdos relevantes para conquistar o público através dos disparos de emails.
Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para te explicar como criar a campanha e-mail marketing para o seu negócio Continue a leitura e confira! Vamos lá?
1. Entenda quem é o seu público
Decerto que todo gestor busca os melhores resultados para o seu negócio. Mas, como é possível conquistar excelentes resultados sem conhecer o público alvo e a persona? É quase impossível, não é mesmo?
Imagine um fabricante de bisnaga de plástico. Uma vez que a companhia identifica quem são os mais interessados pelos seus produtos e obtém um bom relacionamento com seus contatos, tendem a ter sucesso nas campanhas e garantir retornos constantemente.
De forma mais simplificada, para criar boas campanhas para disparar os demais, é primordial entender identificar os potenciais clientes a fim de aumentar a probabilidade de conversões tendo como objetivo oferecer os conteúdos relevantes que despertem o interesse.
2. Não compre lista de leads. Construa!
Um erro muito comum cometido pelas empresas nos envios de campanhas por e-mail, é comprar lista a fim de alcançar o maior número possível de pessoas e obter mais conversões. Contudo, isso não acontece.
Em vez de captar clientes, isso gera o famoso ‘’spam’’. Ou seja, ao enviar um conteúdo para um público que não possui interesse, dificilmente vai gerar conversões.
Acontece que se a empresa atua com vendas de amplificador de som, por exemplo, poderá obter mais público com a intenção de compra no produto. Mas, para alcançar o sucesso nas campanhas de email marketing é essencial identificar sua persona, segmentar o público e, além de tudo, criar a própria lista de leads para realizar o disparo de emails.
Também é importante destacar que a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), entrou em vigor em 18 de setembro de 2020, logo, é indispensável obter a autorização do usuário para enviar os emails, ou seja, haver consentimento. Assim, é possível construir leads nas suas páginas de landing page.
Não só isso, mas o link de cancelamento deve estar visível, independente se houve a permissão de seus assinantes para receber e-mails.
3. Se atente no conteúdo oferecido e nos disparos dos e-mails
Não há como negar que os conteúdos são um dos principais fatores que atraem o público para uma empresa. Por isso, é essencial atender nos conteúdos que a sua marca oferece, além de ter cautela com os disparos de emails.
Uma campanha não terá sucesso se for enviada de modo excessivo, porém, há quem ainda tenha a certeza que essa é a melhor opção.
Ao escrever o email, use gatilhos para influenciar o usuário a visualizar o seu conteúdo, assim, com as informações relevantes certamente vão gerar a probabilidade de captar e até mesmo fidelizar o maior número de clientes possíveis.
Para isso, defina seus objetivos, a fim de aumentar a taxa de conversão, vendas e , consequentemente, faturamento e sucesso no mercado. Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe!
Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.