Como aproveitar datas sazonais em seu e-commerce

As datas sazonais são eventos comemorativos da nossa sociedade. Elas fazem parte do nosso calendário e o comércio normalmente se beneficia com elas, pois existe um aumento no índice de consumo geral no decorrer dessas datas.

Entre as principais datas sazonais no Brasil estão:

  • Natal (25 de dezembro);
  • Dia dos pais (segundo domingo de agosto);
  • Dia das mães (segundo domingo do mês de maio);
  • Halloween (dia das bruxas);
  • Black Friday (dia para o comércio);
  • Páscoa (primeiro domingo após a primeira lua cheia).

No entanto, não basta saber as datas e ficar esperando que o cliente entre na sua loja e compre o produto.

É fundamental saber aproveitar os momentos sazonais e trabalhar de forma perspicaz com ferramentas de marketing, para atrair mais clientes e aumentar a notoriedade da sua empresa.

Foi pensando nisso que produzimos esse artigo, na intenção de melhor informar nosso leitor. Gostou da pauta? Então confira as dicas e boa leitura. 

Entenda o significado da data sazonal

A primeira coisa é entender o que a data significa. O natal por exemplo, é uma data fraterna, que pede objetos que remetem a lembranças, como brinquedos para as crianças, roupas, utensílios, jóias, bijuterias e coisas similares.

Já para uma empresa que trabalha com manutenção predial, por exemplo, datas como o natal podem ajudar a flexibilizar o preço de qualquer maneira, no entanto, a Black Friday seria uma data mais propícia, pois ela conversa melhor com esse produto. 

Entender o significado da data sazonal vai um pouco além de baratear os preços, mas também trabalhar com ferramentas ativas sobre o atual estado que a data envolve e simboliza. 

Faça marketing nas redes sociais

Quando realçamos a importância de trabalhar com o significado da data sazonal, automaticamente estamos falando para executar ações de marketing que liguem a sua empresa dentro de determinada data comemorativa.

Para produtos industriais, como máquinas de solda elétrica, por exemplo, datas como a Black Friday são excelentes oportunidades para buscar novos clientes e expor o produto.

Obviamente ressaltamos que o marketing B2B, que faz parte do setor industrial, precisa utilizar suas principais ferramentas em pró da data, dentro e fora das redes sociais, buscando viabilizar novos negócios e alcançar novos clientes.

Decore as lojas físicas e digitais

Seja no ambiente virtual ou loja física, é fundamental que ela esteja decorada com adereços que simbolizam a data sazonal.

A decoração transfere uma leitura ao consumidor, de que aquele estabelecimento pode ter produtos que ele tem interesse em adquirir na data, seja para ele ou para presentear alguém.

Em outras palavras, se você tem uma que vende fios e cabos elétricos, por exemplo, as decorações de loja física ajudam em uma comunicação visual mais marcante e que está conversando com o sentimento social da época.

Use embalagens personalizadas

As embalagens são mais do que um elemento para que o cliente leve com segurança determinado produto. 

Muitas vezes, o cliente guarda a embalagem da empresa e até mesmo pode reutilizar para outros fins. No entanto, se ele manter sua embalagem dentro de casa, é um excelente instrumento de marketing para fidelização de clientes.

Fazer uma embalagem marcante, que o cliente vai achar tão bonita que vai preferir guardar do que descartar, é uma excelente forma de propagar a sua empresa dentro das datas sazonais. 

Chega ao fim o nosso artigo cheio de dicas para empreendedores que precisam aproveitar e trabalhar melhor dentro das datas sazonais.

Esperamos que suas vendas aumentem com as datas e as dicas que selecionamos. Nos siga para outras sugestões de marketing empresarial.

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